Foto: Paulo Miguel Oterelo Temporão e esposa
Paulo Temporão tem 36 anos e tem por base uma doença chamada "Sindroma Senior & Loken" tendo-lhe sido confirmadas bronquiectasias bilaterais (deformação dos brônquios em ambos os pulmões).
Em 1995 começou a ser acompanhado no Hospital do Alto Minho (Viana do Castelo) em pneumolgia e desde Dezembro de 2004 passou também a ser acompanhado no Hospital de S. João do Porto em Nefrologia.
Há 2 anos a oxigénio está muito grato à sua médica - Dra. Helena Lombardia - do Hospital do Alto do Minho (Viana do Castelo) - por o ter reencaminhado para a La Corunha onde chegou no dia 13 de Outubro.
Encontra-se actualmente a fazer exames médicos para entrar na lista de espera para Transplante Bi-pulmonar e rim.
Sim, é verdade - "Transplante Bi-pulmonar e rim" - vai ser a 2ª pessoa a ser submetida a este tipo de cirurgia no Hospital Juan Canalejo. Foi também este Hospital que realizou o 1º Transplante Bi-pulmonar e Rim ao Jorge Silva (http://transplantes-pulmonares.blogspot.com/2009/05/revista-visao-transplante-de-pulmoes-e.html).
Não me foi possível conhecer pessoalmente o Paulo pois estava internado na pneumologia (local proibido a qualquer Transplantado Pulmonar) por isso falamos por mail.
Pedi-lhe para me relatar um pouco o seu dia-a-dia e contou-me - "Faço diálise peritoneal, não faço hemodiálise(*ver nota) desde Janeiro de 2005. Até agora fazia de forma automatizada (durante a noite) mas neste momento vou 4 vezes ao hospital para fazer manualmente".
E como se sente em relação ao Transplante Bi-Pulmonar e rim? - " Sinto um misto de medo e de confiança/ esperança; Dá-me coragem as experiências vividas pelas outras pessoas já transplantadas".
Casado há 8 anos, deixou em Portugal dois filhos (uma menina de 7 anos e um menino de 5 anos), a sua mulher - Guilhermina (Mina) Temporão de 40 an0s- está sempre presente - "O qual lhe agradeço muito pela força que me dá nesta vida tão complicada"
(*Nota: Hemodialise é outra forma de fazer dialise para os doentes (IRC) Insuficientes Renais Cronicos)
Sem comentários:
Enviar um comentário