sexta-feira, 11 de julho de 2008

Antena 1 - "Janela Indiscreta" - 11 Julho 2008


Blog da semana: sobre transplantes pulmonares (Pedro Rolo Duarte - Antena 1)

http://prdantenaum.blogs.sapo.pt/54242.html

A notícia tem andado por aí, em alguns jornais. Acabou por se tornar público o que podia ser apenas privado: um familiar do primeiro-ministro foi alvo de um transplante pulmonar em Espanha. O assunto não teria grande interesse para o mundo dos blogues, não se desse o caso de, por causa desse facto, ter descoberto não um, mas 3 blogues portugueses dedicados a esta operação delicada. Decidi escolhê-los como blogs da semana, por serem páginas que confirmam uma outra utilidade, uma outra forma de entender este universo: quando a tragédia nos bate à porta e podemos, através de um blog, partilhar, debater, comunicar, prevenir. Ou apenas sentirmo-nos úteis.
Assim é, por exemplo, no Transplante pulmonar, onde Célia Pereira, de Marco de Canaveses, partilha com quem a lê o drama, mas também a esperança, de quem sofre. “É dura a espera, escreve ela...são dias que custam a passar...para trás deixamos a família, os amigos...rumo a uma nova vida... (...) foi-nos dada uma oportunidade, por isso há que aproveitá-la...” Célia está ali “à espera que me seja dada um nova oportunidade de viver com dignidade e acima de tudo com qualidade de vida...”
Enquanto espera o transplante, publica no blog tudo o que encontra sobre a sua doença: notícias de jornais, descobertas científicas, casos de solidariedade. No blog de Célia, encontro o link para o blog Transplantes pulmonares (http://transplantespulmonares.blogspot.com/ ), onde Mafalda Martins conta que “Este blog é exclusivamente dedicado a uma pessoa muito especial, foi ela que fez de mim o que sou hoje (...) ... essa pessoa é simplesmente o meu pai. Um homem de uma força inigualável, um exemplo de bondade disposto a ajudar aquele que precisa. Agora chegou a vez de o ajudarem a ele... Aqui vou relatar a longa historia dos duros anos que o meu pai tem passado. (...) Sofre de uma doença crónica chamada Enfisema Pulmonar”. Depois de contar em pormenor a doença, percebe-se que está também à espera de um transplante e dedica os seus dias a relatar a esperança, a força e a coragem do pai neste momento difícil. É um blog de apoio e encorajamento.
Por fim, o blog de Sandra Campos, também se chama Transplantes Pulmonares (http://xanicatrabalhosmanuais.blogspot.com/ ), que tem outra história, a dela própria: “Esta é a minha SEGUNDA VIDA”, conta. “Sou TRANSPLANTADA PULMONAR devido a FIBROSE QUISTICA. Tenho um único objectivo: aproveitar a vida o melhor possível e ajudar todos os que necessitam de informação e apoio nesta área”. Lá está então informação, noticias, e links, lá estão os trabalhos manuais de Sandra Campos, t-shirts, colares, anéis, sabonetes, vasos com plantas, tudo pintado à mão, trabalhado, decorado. E assim se torna útil e proveitosa uma aparente má noticia. Por causa desse episódio falou-se de doenças pulmonares, e por causa disso fui parar a 3 blogues que, em circunstancias diferentes, ajudam pessoas que sofrem na espera, na doença, na recuperação. Basta que entrem num deles, por exemplo em http://transplantespulmonares.blogspot.com/, e acedem aos outros. São as minhas escolhas da semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar