sexta-feira, 31 de outubro de 2008

TVI - Jornal Nacional - Reportagem Transplantes Pulmonares (31.10.2008)

Centenas morrem à espera de um transplante de pulmão
Muitas vidas podiam ser salvas se o Hospital de Santa Marta, em Lisboa, tivesse capacidade para realizar mais operações.
Todos os anos morrem centenas de portugueses enquanto esperam por um transplante de pulmão.Muitas vidas podiam ser salvas se o único hospital do País que faz transplantes, o Hospital de Santa Marta, em Lisboa, tivesse capacidade para realizar mais operações.Em vez dos 30 transplantes que devia fazer anualmente, o hospital fez apenas quatro em 2008. Os pulmões recolhidos em Portugal são oferecidos a Espanha, que tem meios para os vir buscar e para fazer os transplantes.Os espanhóis estão assim a salvar vidas com pulmões portugueses. Doentes internados em Lisboa sonham com uma viagem até à Corunha, onde existe um hospital que só faz transplantes pulmonares.O último português que se salvou, ao conseguir ir a Espanha fazer um transplante, foi o irmão do Primeiro-ministro. Todos os pedidos para fazer transplantes na Corunha passam pela avaliação do Hospital de Santa Marta. Só depois da «luz verde» é que os doentes podem seguir para a Corunha.Cada transplante feito a um português em Espanha custa 90 mil euros ao Estado português. A operação é feita por uma equipa de 30 profissionais. Em Portugal, a equipa tem quatro profissionais que continuam à espera do apoio do Ministério da Saúde. Uma promessa feita há dois anos e que ainda não foi cumprida.Contactado pela TVI, o gabinete da ministra da Saúde escusou-se a comentar este problema da falta de médicos para transplantes de pulmões no Hospital de Santa Marta.TVI
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=1008299
(Obrigada à equipa da TVI pela hipotese de participar na reportagem e dar a conhecer a situação negra dos Transplantes Pulmonares em Portugal. Sandra Campos).
A todos aqueles que acompanharam a reportagem da TVI dentro do jornal Nacional, na 6ª feira, dia 31 de Outubro... Muito obrigada!A todos aqueles que ficaram desiludidos porque esperavam ouvir mais...tenho-vos a dizer – “sim, havia muito mais para dizer, mas ficou aqui mais um alerta”.É vergonhoso que os nossos médicos (tirando algumas excepções) tentem por todos os meios fazer-nos querer que é melhor não avançar para o Transplante Pulmonar, é vergonhoso que continuem a alimentar esperanças dizendo-nos que o “processo está a avançar” quando na realidade nem começou ou estar parado, encravado algures no meio de um processo mesquinho de interesses pessoais, económicos e políticos, mal esclarecidos.É vergonhoso que não deixem os portugueses escolherem o país onde querem ser tratados e nem lhes seja dada uma possibilidade de lutar pela vida.È vergonhoso que não fechem as “pseudo-unidades” de Transplantes Pulmonares.È vergonhoso que a nossa Ministra da Saúde não tenha declarações a prestar!No meio disto tudo, o único que não é vergonhoso é ainda haver alguma inteligência em entender que é necessário avisar Espanha (Corunha) quando há uma possibilidade de um dador. É vergonhoso nem termos capacidade para realizar a recolha dos órgãos e ter que ser as equipas médicas espanholas a virem a Portugal fazer a recolha e levar os órgãos a tempo de salvar vidas. E, ao contrário do que possam pensar, muitas das vezes, vidas de portugueses que se encontram na Corunha em lista de espera.Como já disse, mais do que uma vez, não estamos a ser beneméritos permitindo que pulmões vão para Espanha. È melhor irem para Espanha e salvarem vidas, graças às equipas médicas espanholas, do que ficarem cá, patrioticamente, sem qualquer utilidade.

2 comentários:

  1. Veronica Delgado(veronicadelgado@live.com.pt)3 de setembro de 2009 às 04:36

    Isto é tudo muito bonito e fala-se em Espanha como quem bebe um copo de água.....mas no fundo quem nao tem dinheiro nem possibilidades de ir para a Corunha,nao se trata,sim porque em Portugal morresse á espera de um transplante pulmonar.No fundo uma fibrose pulmonar causada enquanto trabalhava numa fábrica com algodao puro portanto trabalhava para o estado portugues e qual é o apoio e a ajuda do estado neste caso???nenhum...Resumindo e concluindo a saúde em Portugal está de tal maneira...que quem nao tem dinheiro nem posses nao se trata...Um pouco da história da minha mae entre muitas outras doenças (fibrose pulmonar),insuficiencia cardiaca,descompensaçao cardiaca,tiroidite crónica,osteoporose...........

    ResponderEliminar
  2. Com todo o respieto pela situaçao da sua mae, envio-lhe em privado um mail no qual lhe dou todos os contactos do Hospital de La Corunha para conseguir obter uma 2ª opiniao medica - uma opiniao válida.
    Gostaria apenas de acrescentar o seguinte: "Näo vai para Espanha só quem tem dinheiro porque os transplantes nao sao pagos a nivel particular. Quem tem o dever de pagar os Transplantes é o Estado portugues e quem tem o dever e obrigaçao de enviar os doentes com patologias pulmonares para La Corunha sao os varios pneumologistas dos hospitais de Portugal".
    1ºFale com a medica da sua mae e caso nao obtenha resposta, procure outro hospital em Portugal para a verem 2º Em simultaneo fale para Espanha e obtenha uma opiniao medica válida.
    Nao fique parada, é uma luta contra o tempo.
    Coragem,
    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar