domingo, 21 de dezembro de 2008

Pequenas histórias Reais - "O juramento de Hipocrates" - 21 Dez. 2008

Esta semana resolvi relembrar esta jura tão solene e tradicionalmente feita pelos médicos na ocasião da sua formatura... é que com tudo o que tenho ouvido e visto (fazendo as devidas ressalvas) tive mesmo que ir à enciclopédia para ter a certeza se era o Juramento de Hipócrates ou dos Hipócritas e agradecer à Sra. Dra. que não se mexeu nem ajudou e ainda acrescentou "...isto não é um caso de vida ou morte..."E falta dizer que o agradecimento não é em exclusivo para si, Sra. Dra. "que nunca cruza os braços pelos seus pacientes" é também para todos os outros que nunca atendem o telemóvel quando é preciso, para todos os outros que dizem "estás por tua conta", nos chamam "histéricos", "chatos", "melgas" e toda uma infinidade de adjectivos atirados para o ar nos momentos mais propícios.É para todos os que dizem "Não vou passar por cima do meu colega". Mas como vai passar por cima do seu colega se ele (o seu colega), simplesmente, não está, nem por baixo, nem em lugar nenhum quando é preciso?Pois caros doutores, uma vez perguntei e continuo a perguntar "...e se fosse a sua filha ou filho? O que faria?"Obrigava-a, em vésperas de Natal, sem saber se vai estar com a família, fazer 9 horas de viagem para a Corunha para lhe ser administrado um endovenoso? Para lhe ser repetidas todas as provas?Porque não sabem colocar um APIC, porque não usam infusores porque a máquina que compraram para a farmácia hospitalar está para um canto já fora de prazo?Sabem quantas vezes me picaram e todas as veias "rebentaram"? Quatro? Pouco?Para um tratamento endovenoso de 28 dias, administrado de 8/8h, se não conseguirem picar-me uma veia em condições, então o que se faz? O tratamento é para esquecer?Pois, é uma pescadinha de rabo na boca, porque voltamos à questão que não colocam APIC´s mas apenas "implanto-fixos" totalmente desaconselhados nos Transplantes Pulmonares.Graças aos infusores, provavelmente, vou conseguir ir a casa para estar com a minha família no Natal, mas como estes têm a validade de 10 dias...agora façam as contas e vejam quantas vezes vou ter que andar para cima e para baixo. Viagens infindas de 8 horas para cada lado.Aqui, na Corunha, fui recebida de braços abertos (como sempre) e como sempre perguntam com uma verdadeira e genuína preocupação "como é que ficou o teu filho?" que apesar de já ter 7 anos e compreender muita coisa, quando me viu a pegar nas malas, ficou a chorar!Dizem que o portugês e o espanhol são linguas muito semelhantes mas aqui nunca ouvi chamar um paciente de "histérico", "chato" ou "melga".Por tudo isto, senhores Doutores, e porque estamos no Natal....já agora valia a pena pensar nisto!"Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.Conservarei imaculada minha vida e minha arte.Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."O juramento de Hipócrates é uma declaração solene tradicionalmente feita por médicos por ocasião de sua formatura. Acredita-se que o texto é de autoria de Hipócrates ou de um de seus discípulos (Enciclopédia Médica)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar