quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pedidos de Ajuda

Mais um pedido de ajuda no qual é referenciado o que tenho vindo a divulgar e a denunciar: Os nossos médicos, salvo raras excepçoes, quando falamos de transplantes pulmonares, andam a "engonhar": - "Já é muito idoso" ou "tem outras complicaçoes", ou ainda "dentro de pouco tempo nao vai necessitar de oxigénio" (como se isso fosse possivel).
O oxigénio no periodo pre-transplante, bem administrado, ajuda a diminuir o esforço fisico e dos pulmoes e a prelongar a esperança de vida quando se está na lista de espera para TRansplante Pulmonar.
Quando chegamos à parte supostamente humana, as frases sao sempre as mesmas - "Nao se preocupe porque quando já cá nao estiver... há outras pessoas para cuidarem dos seus familiares mais queridos".
Resolvi nao colocar o nome da medica em questao para nao criar problemas a quem me escreveu este mail. No entanto posso dizer que todos os mails que vou recebendo fazem referencia a medicos do Hospital de Coimbra, S. Joao do Porto, Faro, Santa Maria, S. José, Polido Valente, Sto. António, Santa Marta, etc, etc.
Casos em tudo identicos a este que publico ... Dá que pensar!

"Bom dia D.Sandra tive a ver a sua página na internet e o que me levou a pesquisar os transplantes pulmonares foi a minha "mae" que tem uma fibrose pulmonar diagnosticada em 2004,e sempre foi seguida no hospital universitário de Coimbra, há cerca de 1 ano começou a ser seguida pela Dra. "X" médica de pré-transplantes pulmonares,no dia 31 de Agosto foi á consulta quando a médica lhe disse que a patologia dela nao dava para fazer transplante depois de um ano a criar ilusoes que podia inclusivé deixar o óxigénio liquido, portanto quando a médica lhe disse que nao dava para transplantar porque tem o coraçao de um "passarinho"devido ao facto de andar há 5 anos a tomar cortizona,e também pelo facto de ter tiroidite crónica,o que eu gostaria de saber é se em Espanha haveria hipótese para ela e quais serao mais ou menos os custos dessa operaçao,já que quando a minha "mae" disse á médica que tinha muita pena de nao ver crescer o netinho adorado dela a médica se limitou a responder que o menino tem mae para o criar,a minha "mae "tem 53 anos,gostaria se fosse possível obter uma resposta sua,pois nao sabemos para onde nos havemos de virar.
Desde já muitas felicidades e que agora sim tenha muita saúde para poder disfrutar da sua vida com certeza deve ser bem melhor agora.Muito obrigado pela sua atençao e muitas felicidades."

8 comentários:

  1. Claro que esta história é revoltante para quem está a passar por ela. A senhora está a interpretar como uma negação de vida da sua mae , ninguem aceita isso como é obvio. Mas tambem acho que está a ser dada uma dimensao errada de toda a 'historia'. Se calhar a senhora permanece melhor , por mais tempo sem o transplante do que com a intervenção cirurgica . Tu sandra que ja passaste por isso , sabes bem que a recuperação é muito complicada . Eu que com 17 anos sem problemas cardiacos , com o transplante tive alguns problemas , quanto mais uma pessoa com um enfraquecimento cardiaco e ja com alguma idade .

    Agora porque é que insistem em criticar a equipa do Sta Marta ? Nao entendo , sinceramente !
    Em Corunha tambem recusaram um caso de transplante coração e pulmao , porque disseram que 'é uma jovem com muitos problemas' e a rapariga tem 22 anos ! Se com 53 anos é revoltante , e com 22 é normal ?

    Cada centro faz os transplantes que melhor tem experiencia . Nao vao arriscar a vida de uma pessoa , perder uns pulmoes , ou qualquer outro orgao para alguem que sabem que pode ter menos hipoteses !

    Temos que pensar em todas as perspectivas ! E quem quer ajudar , deve animar e nao continuar a criticar e a minoriar o nosso país !

    Espero e estimo as melhoras da Senhora . Muita força e coragem .

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Filipa,

    Nao sei mais o que fazer para entenderes que nao estou a atacar a equipa de Santa Marta.
    Cada vez que é colocado um pedido de ajuda ou outro comentário surges tu com - "Porque criticam a equipa de Santa Marta" - será possivel que nao tenhas horizontes mais abertos?
    E o que podes tu dizer sobre uma pessoa ficar melhor sem um transplante? O que sabes tu sobre este tema? Por acaso gostavas que te tivessem dito "Ficas melhor com a tua FQ e sem um transplante?" - Penso que NAO!!

    Apenas posso "desculpar" os teus comentários pela tua idade - jovem inconsciente!

    Quanto a tudo o resto que vou colocando no blog, podes ter a certeza que a minha intençao é a melhor possivel e felizmente reconhecida pelos vairos leitores do blog e por todas as pessoas que me procuram a pedir ajuda.

    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com
    sandraalvescampos@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Se me dessem mais tempo sem o transplante do que com ele , se calhar prefiria !
    Sandra eu tambem sou a primeira a dizer que Sta Marta necessitaria de mais equipa medica , mas nao se pode dizer que nao fazem nada , ou que nao dao o seu melhor !

    Para quem nao passa por esta situação , e nao sabe como tudo se processa , perante o teu quadro negro em relação a Portugal , acha Espanha um mar de rosas . Quando na realidade ambos tem o seu merito .

    Filipa

    ResponderEliminar
  4. ola
    Visito com muito gosto este blog,pois admiro imenso a mulher que e a autora dele,mas algumas coisas deixam-me triste,esta foi uma delas...
    Filipa em nenhum momento vi neste blog,criticarem a equipa do Santa Marta,antes pelo contrario,ha que dar valor a uma equipa que com fracos recursos humanos que teem,ainda conseguem fazer alguma coisa,problema e que nao e o sufeciente,ou achas que efectuar 5 ou 6 transplantes por ano
    chega? e quanto a criticar este pais,podes crer que so temos razoes para o fazer,e em varios sentidos,quer na saude,educaçao,injustiças sociais etc...
    questiona a equipa do Santa Marta se efectuam transplantes pulmonares com dador vivo,se calhar vao olhar para ti surpreendidos,desconhecendo que isso e possivel...questiona o Ministerio Da Saude porque e que em Portugal o teste do pezinho,nao faz o despiste para a fq,e outras coisas mais te podia dizer,mas iria ficar aqui a noite toda e ocupar o blog com um enorme texto...Sandra jamais percas essa coragem de dar a conhecer os"podres" dum pais que se diz
    parte da Uniao Europeia...bjs

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Helena pela tua força.
    Mais uma vez reforço, perante a insistencia da Filipa, que o objectivo nao é falar mal de Santa Marta mas de um SISTEMA DE SAUDE que nao funciona.
    Também teria muito mais que dizer e vou faze-lo mas no blog para todos lerem e ficarem devidamente informados.
    Ainda em relaçao às palavras da Filipa tenho apenas mais uma coisa a dizer: foi com essa esperança (" -Se me dessem mais tempo sem o transplante do que com ele , se calhar prefiria nao ser transplantada") que uma grande amiga minha morreu entubada em Santa Maria apenas com 25 anos com FQ.
    Eu vivi com ela o dia a dia e todo o terror quando estive internada com ela naqueles quartos de pneumologia e por isso digo-te - "Deves acreditar na ciencia apos transplante. Há pessoas que conheço com 15 anos de transplante pulmonar e estao perfeitamente de saude e felizes por terem feito o transplante que lhes salvou a vida" - Pensa nisto!

    Sandra Campos
    sandraalvescampos@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Obriga Silvia pelo teu comentário tao humano e realista.
    "Peço desculpa mas tenho que te enviar os comentários por mail porque dá sempre erro quando tento colocar comentários no blogue.
    Aqui fica o texto que já tinha escrito no teu blogue

    Pois não me vou pronunciar sobre questões delicadas e pessoais mas não posso de deixar uma pergunta no ar:
    Será que se teria investido mais nos transplantes em Portugal sem a reportagem " a última fronteira da sic" as publicações da revista Visão sobre o tema entre outras e os telejornais a falar do lado negro dos transplantes????
    Infelizmente para mudar as coisas para melhor muitos morrem, muitos têm que falar e servir de testemunho, muitos têm o difícil papel de ser "as ovelhas negras" do processo!
    Raramente se mudam coisas com o silêncio...!
    Acho que a minha pergunta já têm uma resposta...ou muitas...!
    Nunca concordei com a guerra, nem com as grandes guerras, mas a verdade é que alguém teve que morrer para hoje estarmos vivos e estupidez é não louvar aqueles que lutam pelos nossos interesses. Por isso louvo quem luta por um futuro melhor, mesmo que para isso tenha que tocar em feridas abertas, tenha de levantar polémicas, tenha que levantar o véu a coisas que preferíamos negar que se passam ou existem. A realidade às vezes doi, mas não podemos padecer de cegueira intencional.
    Silvia"

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,os blogues consistem em ajudar as pessoas que sofrem de fibrose e não em criticar o nosso sistema de saúde (que as vezes bem merecem porque temos médicos que são para esquecer),tenho fibrose pulmonar e também criei um blogue não deixem de dar uma vista de olhos...www.transplantepulmonar-isa.blogspot.com,obrigada boa noite.

    um beijo para ti Sandra

    ResponderEliminar
  8. Cara Isabel,
    Precisamente pelos "blogs servirem para ajudar as pessoas" é que vou colocar aqui o seu comentário para que possam visitar o seu novo blog.
    Já li todo o seu blog e de facto a sua história é -me muito familiar! Do programa Fatima Lopes onde estiveram as suas filhas?
    Vejo na sua história uma forte critica à sua médica e (sem criticas da minha parte) acho que faz muito bem. A critica que faz à sua médica é também uma critica ao sistema de saúde, tal como eu faço e continuarei a fazer sempre que verificar que essas criticas podem ser proveitosas e ajudar quem necessite.
    Desejo-lhe muita coragem e por favor procure uma 2ª e 3ª opinião, tal como lhe escrevi no meu mail.
    Atentamente,
    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar