sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Testemunhos "À espera de um Transplante Pulmonar"

Foto: Sonia Oliveira acompanhada pelo irmäo.

Com um sorriso bonito, Sonia Oliveira de 30 anos, conta-me que tinha acabado de chegar à La Coruña. Necessita de um transplante bi-pulmonar por Fibrose Quística. O diagnóstico foi-lhe feito tardiamente há 1 ano, atravéz de um biopsia pulmonar.
Trabalhava como empregada de caixa no Lidl. A 1ª gravidez correu bastante vem mas a 2ª gravidez baixou-lhe todas as defesas que ainda lhe restavam e que a Fibrose Quística lhe foi roubando silenciosamente ao longo dos anos.
Em Novembro de 2008, após a 2ª gravidez, teve um pneumotorax e ficou de imediato a oxigénio.
Casada há 7 anos deixou em casa 2 filhos pequenos - um rapaz de 8 anos e uma menina de 18 meses. O marido visita-a de mês a mês pois, segundo a nova lei portuguesa, a assistência á familia por doença já näo é paga, näo lhe permitindo estar com Sónia, como tem direito.
Desabafou, no entanto, que se sente muito feliz por ter tido sempre um excelente acompanhamento em Portugal no Hospital S. Joäo do Porto, onde os seus médicos - Dr. António Morais e Dra. Carla Damas - em 6 meses, trataram de todo o processo e foi reencaminhada para a Coruña, após ter sido rejeitada pelo Hospital de Santa Marta em Lisboa.
O irmäo, Fernando Oliveira de 31 anos, teve de deixar de trabalhar para acompanhar a irmä neste processo de exames e entrada na lista de espera do Hospital J. Canalejo.
"Ainda näo estou em Lista de Espera" - conta-me Sónia - "Mas estou com muita fé que tudo vai correr bem"

9 comentários:

  1. Desde já desejo ao máximo que a Sónia recupere, que o transplante surja rápido.
    Sem duvida uma história invulgar, comovente e que deixa várias questões em aberto!
    Invulgar a gravidez nos doentes de FQ, invulgar a idade em que é diagnosticada, invulgar a evolução da doença.
    Esperemos que muitas forças se juntem a este jovem casal, que tanto precisa de apoio.
    Beijos enormes,
    estou deste lado a torcer por vós!
    Mais uma vez, parabéns Sandra pelo teu trabalho!

    Sílvia Rocha
    http://salgadosanjos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ola Sónia, desejo-te do fundo do meu coração que recuperes o quanto antes. Chocou-me imenso a tua história mas tens de lutar com muita garra e saberes que tens dois filhotes á tua espera. Eu sei que nem tudo depende de ti, mas vai pensando positivo.
    Eu sei que é complicado, mas a esperança é a ultima a morrer.

    Um beijo enorme e podes ter a certeza que rezarei todos os dias por ti e pelos os que estão na mesma situação do que tu.


    PARA TI SANDRA,O MEU MUITO OBRIGADA PELA AJUDA QUE DÁS A MINHA FILHA E A TODOS QUE PRECISAM

    SARA RIBEIRO

    ResponderEliminar
  3. Ola Sonia! O meu pai fala muitas vezes em si. o nome dele é Alcibiades e andavam os dois a ser seguidos no mesmo hospital, embora eu nao saiba se no hospital de s. joao o conhecem por esse nome.Beijinho e desejo-lhe tanta sorte como a que espero que o meu pai tenha.

    ResponderEliminar
  4. A nossa Sónia está neste momento a receber uma nova vida, já está no bloco.
    Deus é mesmo grande, ela tem uma história muito parecida com a minha e sabia o quanto ela estava a sofrer...
    Os meus anjinhos mais uma vez ouviram-me
    Amiga estou sempre aqui:)
    Beijinhos para todos 2010 em grande

    ResponderEliminar
  5. A nossa Sónia já saiu do bloco, falei com o Drº Diego disse que correu tudo bem.
    Está na UCI, em breve está aqui, no quarto ao lado do meu.

    Beijinhos e vou dando noticias quase em tempo real

    Força amiga estamos contigo!

    ResponderEliminar
  6. Finalmente boas noticias:). A nossa Sónia já está na 6ª planta, em isolamento B e está muito bem:)
    "Entender a vontade de Deus para nós, nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e que tem um plano para a nossa vida, faz a caminhada valer a pena!!!"
    Beijinho e continua com essa força amiga

    ResponderEliminar
  7. Ficamos muito contentes por saber que tudo esta a correr bem! Muita força! Beijinhos da Simone e do Alcibiades. Quem sabe ainda nos encontramos aí.

    ResponderEliminar
  8. Como está agora a Sónia? Espero que tudo bem.
    O irmão do meu tio veio recambiado para Portugal, ainda aguardo mais detalhes...infelizmente disseram não ter condições para suportar o transplante, mas ainda pouco sei...!
    Força a todos que aguardam o transplante e aos que já o fizeram desejo tudo de bom.
    Beijinhos
    Sílvia Rocha

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos,

    Fico muito feliz por usarem o meu blog como forma de comunicação entre todos.

    As últimas noticias que tive da Sónia foram-me dadas pela Mónica enquanto esteve na fase pós transplante na Corunha.
    A Mónica já teve alta e já regressou a Portugal e a Sónia soube que já saído dos cuidados intensivos e que já tinha ido para a Toráxica.

    Ao lerem estes comentários, por favor, deixem noticias de todos e também sa Sónia. Fiquei a saber que afinal a Sónia tinah fibrose mas não a fibrose Quistica e estou desejosa de colocar todos esses pormenores no seu testemunho pois é muito importante para todos os que leem o blog e esperam por um Transplante Pulmonar.

    Quanto ao teu tio, Querida Amiga Silvia, Tenho mesmo muita pena, nem quero imaginar o que deve ser estar na sua situação! Mas infelizmente é porque não há mesmo nada a fazer porque neste momento só estão a sair de Portugal os casos mesmo complicados e que cá não querem arricar a fazer o transplante pulmonar. Conheço poucos casos que voltaram para Portugal sem entrar na lista, apenas sei de 3 casos, todos eles muito tristes.
    Por isso deixo aqui um apelo a todos os que tiveram a felicidade de entrar na lista e realizar o transplante pulmonar: Aproveitem a Vida mas façam tudo o que os médicos de toráxica vos dizem para fazer pois eles sabem o que é bom para esta vossa 2ª VIDA.

    Um beijinho a todos,
    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com
    sandraalvescampos@gmail.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar