Com um sorriso bonito, Sonia Oliveira de 30 anos, conta-me que tinha acabado de chegar à La Coruña. Necessita de um transplante bi-pulmonar por Fibrose Quística. O diagnóstico foi-lhe feito tardiamente há 1 ano, atravéz de um biopsia pulmonar.
Trabalhava como empregada de caixa no Lidl. A 1ª gravidez correu bastante vem mas a 2ª gravidez baixou-lhe todas as defesas que ainda lhe restavam e que a Fibrose Quística lhe foi roubando silenciosamente ao longo dos anos.
Em Novembro de 2008, após a 2ª gravidez, teve um pneumotorax e ficou de imediato a oxigénio.
Casada há 7 anos deixou em casa 2 filhos pequenos - um rapaz de 8 anos e uma menina de 18 meses. O marido visita-a de mês a mês pois, segundo a nova lei portuguesa, a assistência á familia por doença já näo é paga, näo lhe permitindo estar com Sónia, como tem direito.
Desabafou, no entanto, que se sente muito feliz por ter tido sempre um excelente acompanhamento em Portugal no Hospital S. Joäo do Porto, onde os seus médicos - Dr. António Morais e Dra. Carla Damas - em 6 meses, trataram de todo o processo e foi reencaminhada para a Coruña, após ter sido rejeitada pelo Hospital de Santa Marta em Lisboa.
O irmäo, Fernando Oliveira de 31 anos, teve de deixar de trabalhar para acompanhar a irmä neste processo de exames e entrada na lista de espera do Hospital J. Canalejo.
"Ainda näo estou em Lista de Espera" - conta-me Sónia - "Mas estou com muita fé que tudo vai correr bem"
Desde já desejo ao máximo que a Sónia recupere, que o transplante surja rápido.
ResponderEliminarSem duvida uma história invulgar, comovente e que deixa várias questões em aberto!
Invulgar a gravidez nos doentes de FQ, invulgar a idade em que é diagnosticada, invulgar a evolução da doença.
Esperemos que muitas forças se juntem a este jovem casal, que tanto precisa de apoio.
Beijos enormes,
estou deste lado a torcer por vós!
Mais uma vez, parabéns Sandra pelo teu trabalho!
Sílvia Rocha
http://salgadosanjos.blogspot.com
Ola Sónia, desejo-te do fundo do meu coração que recuperes o quanto antes. Chocou-me imenso a tua história mas tens de lutar com muita garra e saberes que tens dois filhotes á tua espera. Eu sei que nem tudo depende de ti, mas vai pensando positivo.
ResponderEliminarEu sei que é complicado, mas a esperança é a ultima a morrer.
Um beijo enorme e podes ter a certeza que rezarei todos os dias por ti e pelos os que estão na mesma situação do que tu.
PARA TI SANDRA,O MEU MUITO OBRIGADA PELA AJUDA QUE DÁS A MINHA FILHA E A TODOS QUE PRECISAM
SARA RIBEIRO
Ola Sonia! O meu pai fala muitas vezes em si. o nome dele é Alcibiades e andavam os dois a ser seguidos no mesmo hospital, embora eu nao saiba se no hospital de s. joao o conhecem por esse nome.Beijinho e desejo-lhe tanta sorte como a que espero que o meu pai tenha.
ResponderEliminarA nossa Sónia está neste momento a receber uma nova vida, já está no bloco.
ResponderEliminarDeus é mesmo grande, ela tem uma história muito parecida com a minha e sabia o quanto ela estava a sofrer...
Os meus anjinhos mais uma vez ouviram-me
Amiga estou sempre aqui:)
Beijinhos para todos 2010 em grande
A nossa Sónia já saiu do bloco, falei com o Drº Diego disse que correu tudo bem.
ResponderEliminarEstá na UCI, em breve está aqui, no quarto ao lado do meu.
Beijinhos e vou dando noticias quase em tempo real
Força amiga estamos contigo!
Finalmente boas noticias:). A nossa Sónia já está na 6ª planta, em isolamento B e está muito bem:)
ResponderEliminar"Entender a vontade de Deus para nós, nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e que tem um plano para a nossa vida, faz a caminhada valer a pena!!!"
Beijinho e continua com essa força amiga
Ficamos muito contentes por saber que tudo esta a correr bem! Muita força! Beijinhos da Simone e do Alcibiades. Quem sabe ainda nos encontramos aí.
ResponderEliminarComo está agora a Sónia? Espero que tudo bem.
ResponderEliminarO irmão do meu tio veio recambiado para Portugal, ainda aguardo mais detalhes...infelizmente disseram não ter condições para suportar o transplante, mas ainda pouco sei...!
Força a todos que aguardam o transplante e aos que já o fizeram desejo tudo de bom.
Beijinhos
Sílvia Rocha
Olá a todos,
ResponderEliminarFico muito feliz por usarem o meu blog como forma de comunicação entre todos.
As últimas noticias que tive da Sónia foram-me dadas pela Mónica enquanto esteve na fase pós transplante na Corunha.
A Mónica já teve alta e já regressou a Portugal e a Sónia soube que já saído dos cuidados intensivos e que já tinha ido para a Toráxica.
Ao lerem estes comentários, por favor, deixem noticias de todos e também sa Sónia. Fiquei a saber que afinal a Sónia tinah fibrose mas não a fibrose Quistica e estou desejosa de colocar todos esses pormenores no seu testemunho pois é muito importante para todos os que leem o blog e esperam por um Transplante Pulmonar.
Quanto ao teu tio, Querida Amiga Silvia, Tenho mesmo muita pena, nem quero imaginar o que deve ser estar na sua situação! Mas infelizmente é porque não há mesmo nada a fazer porque neste momento só estão a sair de Portugal os casos mesmo complicados e que cá não querem arricar a fazer o transplante pulmonar. Conheço poucos casos que voltaram para Portugal sem entrar na lista, apenas sei de 3 casos, todos eles muito tristes.
Por isso deixo aqui um apelo a todos os que tiveram a felicidade de entrar na lista e realizar o transplante pulmonar: Aproveitem a Vida mas façam tudo o que os médicos de toráxica vos dizem para fazer pois eles sabem o que é bom para esta vossa 2ª VIDA.
Um beijinho a todos,
Sandra Campos
http://transplantes-pulmonares.blogspot.com
sandraalvescampos@gmail.com