quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Três casos de gripe A na melhor escola do País (Fonte: CM 21.10.2009)

Três casos de gripe A na melhor escola do País
Estão confirmados três casos de gripe A no Colégio do Rosário, no Porto, estabelecimento de ensino frequentado pelo filho mais velho de Marisa Cruz e João Pinto, e que recentemente ficou em primeiro lugar no ranking das escolas nacionais. Dos infectados, nenhum foi detectado na escola. O colégio tomou conhecimento – de dois casos na semana passada e do último ainda ontem – através dos pais, que justificaram a ausência dos alunos às aulas.
No entanto, a direcção acredita que não há motivo para alarme e que esta é uma situação que está a acontecer um pouco por todo o País. 'Temos um plano de contingência como qualquer outra escola e temos que ver isto como uma gripe normal, mas que necessita de mais cuidados. Estes alunos mal souberam que tinham o vírus ficaram em casa', explicou ao CM o director do colégio, João Trigo, acrescentando ainda que o estabelecimento tem estado em contacto permanente com os pais no que diz respeito a esta situação. 'Na nossa página on-line temos disponível uma lista até dos casos sinalizados para que as pessoas do nosso universo académico, inclusive os pais, estejam a par', concluiu.
A verdade é que a maioria dos familiares, ainda que não tenha conhecimento dos casos confirmados, confia no plano do colégio e acredita que é necessário acabar com o alarmismo em torno desta pandemia. 'Se não se confiar nesta escola, não se pode confiar em nenhuma. Esta é uma situação inevitável e sei que todas as medidas estão a ser tomadas. Sou professora e entendo que devemos desvalorizar o assunto perante os alunos', assegura Rosa Amaral, avó de uma aluna do pré-escolar. 'Todos estamos sujeitos. Há que ter os cuidados essenciais mas eu sei que o colégio está em cima disso, não estou preocupada', afirma Filomena Monteiro, mãe de duas estudantes. O CM contactou Marisa Cruz, a fim de perceber se a apresentadora estaria preocupada com os três casos de gripe no colégio frequentado pelo filho. Contudo, a mulher de João Pinto mostrou-se indisponível para comentar.
O Ministério da Educação informou ontem que todos os alunos com sintomas de gripe A devem ficar afastados da escola durante sete dias. As faltas podem ser justificadas na caderneta e o período de afastamento deve ser respeitado 'mesmo que se registe melhoria dos sintomas'. Caso persistam, 'o período de afastamento deve ser alargado até alta clínica'.
O programa de vacinação com a Pandemrix inicia-se segunda-feira, mas o Ministério da Saúde só hoje revela pormenores sobre a campanha. Os primeiros a receber a vacina são os profissionais de saúde e as grávidas. Os membros do Governo são vacinados durante a primeira semana da campanha.
'ACHO QUE ISTO É UM ALARMISMO DESGRAÇADO': Maria Azeredo Mãe
Tive conhecimento de apenas um dos casos, porque nos avisaram por e-mail. Mas não estou preocupada, todos vamos apanhar. Acho isto um alarmismo desgraçado. Vejo as pessoas a ter cuidados excessivos quando devemos ter aqueles que são de higiene básica, os normais.
EFEITOS SECUNDÁRIOS
MUITO FREQUENTES:
-Dores de cabeça; Fadiga; Febre
-Dor, vermelhidão, inchaço ou nódulo duro no local da injecção
FREQUENTES:
-Sensação de calor, comichão ou nódoas negras no local de injecção; Gânglios no pescoço, axilas ou virilhas; Aumento do suor, arrepios, sintomas tipo gripe
POUCO FREQUENTES:
-Formigueiro ou dormência das mãos ou pés; -Sonolência; tonturas
-Diarreia, vómitos, dores de estômago, sensação de indisposição
Efeitos comuns às vacinas contra a gripe administradas todos os anos:
POUCO FREQUENTES
-Reacções cutâneas generalizadas, inclusivamente urticária
RAROS
-Diminuição perigosa da pressão sanguínea; ataques convulsivos
-Sensação intensa de facadas ou de dor pulsátil em nervos
-Hemorragia ou nódoas negras
MUITO RAROS
-Vasculite; Problemas neurológicos e tipo de paralisia conhecida como síndrome de Guillain-Barr
DECLARAÇÃO É OBRIGATÓRIA
O Ministério da Saúde agendou para hoje uma sessão de esclarecimento relativa a todo o processo de vacinação para a gripe A. A tutela não divulgou o dia da chegada das 49 mil doses, apenas assegura que as mesmas serão administradas a partir de segunda-feira em todo o País. A ministra, Ana Jorge, deverá revelar hoje onde vão ficar armazenadas as vacinas – recorde-se que a reserva estratégica de vacinas contra a gripe das aves ficou guardada no depósito-geral de armamento do Exército, em Alcochete – e quantas doses são distribuídas por cada administração regional de saúde.
De acordo com uma circular da Direcção-Geral da Saúde, os profissionais que desempenhem actividades essenciais, referenciados pelas empresas para serem vacinados contra a gripe A, têm de apresentar uma declaração das autoridades de saúde. A declaração poderá ser emitida em nome do profissional (‘Nominal’) ou pode ser ‘Unitária’ – com o nome do trabalhador em branco, que será entregue à entidade empregadora e deverá ser completada e validada com carimbo e assinatura de um responsável da empresa. 'Em ambos os casos os trabalhadores deverão contactar o serviço de vacinação do Centro de Saúde da área de residência, munidos da declaração, a fim de serem vacinados', refere a circular. Entre os serviços essenciais estão as forças de segurança, transportes públicos, energia (combustíveis, electricidade, gás) e telecomunicações. Cada empresa define quais os funcionários imprescindíveis e prioritários para a vacinação.
GRIPE A VISTA À LUPA
AÇORES
O Arquipélago dos Açores vai receber duas mil doses da vacina na 1.ª fase. Até Abril de 2010, serão 120 mil as doses disponíveis.
7 são os dias que os alunos com sintomas de gripe A devem ficar em casa, de acordo com o Ministério da Educação.
100%
O Canadá comprou 50,4 milhões de doses para vacinar 100% da população. Distribuição começou ontem com 2 milhões de doses.
FRANÇA VACINA
Campanha de vacinação arrancou ontem em França, começando pelo pessoal hospitalar prioritário.
ALGARVE
Para a região algarvia devem ser alocadas duas mil doses nesta primeira fase de vacinação, prevendo-se 300 mil até Abril.
3500 funcionários da EDP considerados essenciais para assegurar o funcionamento da rede em caso de pandemia.
'Primeiras vacinas são para profissionais de saúde e grávidas ': Rui Lourenço, ARS Algarve
VACINA NO BRAÇO
A Pandemrix deverá ser administrada na parte superior dos braços, de acordo com o folheto informativo que acompanha a vacina. O Estado encomendou três milhões de vacinas (seis milhões de doses), que deverão custar 45 milhões de euros. O primeiro lote contém 49 mil doses.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Quais os grupos prioritários?
Profissionais de saúde; grávidas com mais de 12 semanas de gestação; asmáticos; doentes com obesidade mórbida; pessoas com doença respiratória crónica; pessoas com doença neuromuscular com compromisso da função respiratória; imunodeprimidos; titulares de órgãos de soberania; profissionais que desempenham funções essenciais, coabitantes de bebés até seis meses portadores de doença grave.
Onde posso ser vacinado?
Nos hospitais e centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Eventualmente, as vacinas também poderão ser administradas em locais de trabalho.
O que é que tenho de fazer para ser vacinado?
Ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou consultar o médico de família.
Quanto custa a vacina?
Zero. A administração da Pandemrix é gratuita.
O que contém a embalagem de Pandemrix?
Uma embalagem é constituída por: uma embalagem com 50 frascos para injectáveis de suspensão (antigénio), para dez doses; duas embalagens com 25 frascos para injectáveis de emulsão (adjuvante), para dez doses.
Como é que é preparada?
O antigénio e o adjuvante são misturados. A vacina é reconstituída retirando o conteúdo do frasco que contém a emulsão com uma seringa, adicionando-o ao frasco com a suspensão. Agita-se e a vacina reconstituída é uma emulsão esbranquiçada.
Onde é que é administrada?
Injectada num músculo, normalmente na parte superior do braço
Que doses são administradas?
Adultos e adolescentes: uma dose (0,5 ml). Uma segunda dose após pelo menos três semanas. Crianças (6 meses-9 anos): duas doses de 0,25 ml, com intervalo de três semanas. Actualmente, a vacina Pandemrix não é recomendada a crianças com menos de seis meses.
NOTAS
ESTADO: PR É PRIORITÁRIO
De acordo com a lista de prioridades na vacinação elaborada pela Direcção-Geral da Saúde, os titulares de órgãos de soberania, como o Presidente da República, integram o primeiro grupo
PT E CARRIS: NA LISTA DA VACINA
A empresa de telecomunicações PT (Portugal Telecom) elaborou uma lista de 3000 pessoas indispensáveis para a vacinação. A Carris fez o mesmo para 480 funcionários
OVOS: ALÉRGICOS DE FORA
A empresa de telecomunicações PT (Portugal Telecom) elaborou uma lista de 3000 pessoas indispensáveis para a vacinação. A Carris fez o mesmo para 480 funcionários
Daniela Silva / Edgar Nascimento com A.S.A./J.C.R

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar