segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Hospitais travam infecção à entrada com testes a doentes (Fonte: DN - 16.11.2009)

Deixo os meus comentários também colocados no DN
Sandra Campos
16 Nov 2009, às 11:55 - Portugal - Lisboa
Excelente medida se for acompanhada por cuidados dentro dos hospitais. Confirmado que bactérias passam dos médicos para os doentes pelo simples toque. Vão começar a usar máscaras, luvas, lavagem frequente das mãos? Está comprovada a contaminação por bactérias nos tubos de águas que os doentes bebem dentro nos hospitais. Vão dar água em garrafa/ filtros nas torneiras? E as revisões periodicas aos ares condicionados vão ser feitas ou apenas vai-se continuar a dizer "não está no contracto"?
sandraalvescampos@gmail.com


Na quarta-feira assinala-se o Dia Mundial do Antibiótico. O DN falou com a responsável pela área da infecção da Direcção-Geral da Saúde, Cristina Costa, que anunciou um rastreio à porta das unidades de saúde já em 2010. Uma forma de controlar a entrada de bactérias que afectam os doentes internados nos hospitais. A taxa de infecção subiu em 2009 de 8,4% para 9,8%
A Direcção-Geral da Saúde vai rastrear à entrada dos hospitais doentes com risco de estarem contaminados com bactérias perigosas, uma medida destinada a reduzir a infecção hospitalar. De acordo com Cristina Costa, coordenadora do Programa Nacional de Controlo da Infecção, o objectivo é avançar com este programa já em 2010.
A especialista em saúde pública refere que o objectivo é reduzir a transmissão "dos microrganismos mais importantes, ou seja, os resistentes, multirresistentes e os que, não sendo, causam problemas dentro da unidade de saúde, porque facilmente provocam um surto", refere. As infecções adquiridas fora das unidades de saúde, ou na comunidade, afectam mais de 22% dos doentes hospitalizados. Calcula-se que 20% a 25% das infecções com agentes resistentes possam resultar do contacto com bactérias adquiridas na comunidade.
O programa ainda será definido em conjunto com as unidades de saúde, mas a especialista frisa que apenas serão abrangidos doentes de risco neste rastreio, devendo optar-se por métodos nasais, através de zaragatoas : "Doentes de lares, unidades de cuidados continuados ou que tivessem estado hospitalizados recentemente e os mais velhos. Estes, por exemplo, têm mais probabilidades de estarem contaminados - porque foram sujeitos a mais tratamentos prévios - e têm mais doenças, como diabetes ou problemas crónicas", explica.
Apesar de ainda ser cedo, o programa deve apenas basear-se em testes e isolamento. "No hospital, se o doente tiver colonizado, pode transmitir e infectar os outros", refere Cristina Costa. Contudo, não tendo ele ainda desenvolvido a infecção, ou seja, sendo apenas portador, "não terá necessariamente de ser tratado, porque não é habi- tual. Por isso, o procedimento irá passar por "isolar doentes, de forma a evitar que transmitam a infecção. Os profissionais de saúde têm de informar que ele tem esse problema". Nos casos dos doentes com menores riscos e das visitas.
O programa já tem sido implementado em países como a Holanda ou Dinamarca, mas com outras nuances. Designa-se search and destroy - procurar e destruir - embora esteja mais virado para o combate a uma bactéria específica, o Staphylococcus aureus meticilina resistente (MRSA). Lá fora, porém, em países com maiores recursos, o rastreio é feito a todos os doentes que entram mas também a técnicos de saúde. Além disso, estes doentes, que podem apenas estar colonizados com a bactéria e não ter infecção, além de isolados são tratados até a bactéria desaparecer.
O bacteriologista Miguel Viveiros foca os resultados de países que reduziram ou quase puseram fim às resistências. "Se detectarmos a presença das bactérias e tratarmos com antibióticos impedimos a proliferação no hospital, o que é grave quando afecta os doentes cirúrgicos ou dos cuidados intensivos. Mas temo que a longo prazo surjam outros custos, como a subida das resistências".
Carlos Vasconcelos, coordenador da Comissão de Controlo da Infecção do Hospital de Santo António, no Porto, espera que "a ausência de tratamento em doentes colonizados não seja uma regra, "até porque há doentes com condições que podem piorar se não forem tratados". A unidade já faz " rastreio ao MRSA em serviços como a cirurgia vascular. Até haver resultados, o doente fica numa zona cinzenta. Se for positivo é isolado e tratado até estar livre da bactéria".

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1421760

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar