quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sobras da vacina dadas aos pobres (Fonte: CM 12.12.2009)

Gripe A: Médicos pedem acesso à vacina para a maioria da população
Sobras da vacina dadas aos pobresApenas metade (51 por cento) dos grupos de risco para a gripe A aceitou ser vacinada. O Ministério da Saúde tem um número excedentário de vacinas, e pondera o que fazer com essas sobras. Uma das hipóteses em estudo é a doação a países pobres. Os médicos aplaudem a solidariedade portuguesa, mas defendem a vacinação de todos os grupos de risco e o acesso dos portugueses à vacina.
Portugal vai adquirir de forma faseada e de acordo com a disponibilidade da produção, três milhões de vacinas, que podem ser administradas a seis milhões de pessoas. O custo ascende a 45 milhões de euros.
A possibilidade de Portugal doar vacinas a países desfavorecidos foi admitida pela ministra da Saúde, Ana Jorge, na audição na Comissão Parlamentar da Saúde.
Fonte do Ministério diz ao CM que a doação pode vir a ser feita após a vacinação de todas as crianças e jovens, dos grupos de risco e de incluir mais doenças crónicas.
O especialista em Medicina Interna Luís Campos defende ao CM a doação a países sem capacidade económica. "Se já forem vacinadas todas as populações de risco, acho que devem ser disponibilizadas vacinas à população em geral e doadas a países sem capacidade económica, e com quem Portugal tem ligações históricas, para vacinar os grupos de risco."
O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, diz que "se Portugal não tiver necessidade das vacinas deve doá-las por obrigação de solidariedade mundial".
DOENÇA DAS CABRAS ASSUSTA
A Comissão Europeia afirmou ontem que os casos de contágio da febre Q – também conhecida como doença das cabras – de animais para humanos registados na Holanda e na Bélgica são atípicos. Trata-se de uma situação sem precedentes, não estando previstas regras comunitárias. A febre Q, provocada por uma bactéria, é comum no gado de todos os países da União Europeia, mas apenas na Holanda e áreas limítrofes existem circunstâncias que permitem a propagação a humanos. Na Holanda e na Bélgica, este tipo de febre já contagiou30 pessoas. A porta-voz comunitária da Saúde, Nina Papadoulaki, disse que não há regras da União Europeia nem da Organização Internacional para a Saúde Animal sobre a vigilância ou erradicação da febre Q. A Holanda vai abater vinte mil ovelhas e cabras grávidas.
GRIPE A VISTA À LUPA
42,3 é a média de idades das 37 pessoas que já morreram em Portugal, desde o dia 23 de Setembro, vítimas da infecção da gripe A.O último óbito é de um homemde 47 anos, do Norte.
MINORIA SEM DOENÇA
Sete das 37 pessoas que morreram em Portugal devido a complicações provocadas pela infecção da gripe A não tinham antecedentes de doença nem factores de risco associados.A obesidade, diabetes e a asma são alguns factores de risco e indicação para a vacinação.
"A pandemiada gripe A é menos letal do que inicialmente se pensava": Liam Donaldson Governo britânico para a Saúde

1 comentário:

  1. Isto era de prever...Acho muito bem que despachem as vacinas que nós não quisemos para população que precisa e não tem acesso...Agora virem a esta hora do campeonato dizer que a gripe era menos letal do que se esperava...enfim...lembra-me o pânico que foi com o surto da meningite e que levou tanta gente a vacinar-se. Temos uma comunicação social bombástica e ávida de notícias, sem dúvida. Ou sou muito lerda, ou não percebo mesmo nada de nada e para quê generalizar tanto pânico. Ou percebo demais????

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar