sábado, 27 de fevereiro de 2010

Transportes urgentes para o S. João mais difíceis (Fonte: JN 27.02.2010)

Faculdade proíbe héli do INEM


Transportes urgentes para o S. João mais difíceis
A Faculdade de Desporto cansou-se de servir de heliporto do "S. João". As constantes aterragens, durante quatro anos, danificaram o edifício e os jardins da instituição. Desde o ano passado, que o héli do INEM deixou de aterrar junto do maior hospital da região.
O helicóptero do INEM começou a aterrar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (nas traseiras do S. João) quando avançaram as obras na Urgência do hospital. Os contentores que acolheram provisoriamente o serviço foram instalados sobre o heliporto, impedindo as aterragens. INEM e faculdade acreditavam que, após a empreitada, o heliporto seria reactivado, mas tal não aconteceu.
As frequentes aterragens no átrio da Faculdade deixaram o cimento do chão partido e comprometeram o crescimento de algumas árvores. A deslocação de ar provocada pelas pás do helicóptero faziam estremecer a estrutura em vidro que rodeia o recinto de tal forma que, na primeira vez, temeu-se que não aguentasse.
"Abanou tanto que achámos que ia rebentar tudo. Depois, decidimos abrir as portas laterais para deixar correr o ar e melhorou um pouco, mas entrava lixo por todo o lado", conta Rui Faria, vogal do Conselho Directivo, acrescentando que, nalguns dias, o héli chegava a aterrar mais de duas vezes.
Os episódios são inúmeros e alguns até cómicos: "Uma vez a aterragem coincidiu com um churrasco da associação de estudantes. Tiraram tudo à pressa, mas ficaram os molhos", conta o responsável. Rindo, lembrou como a ventania atirou os molhos contra os vidros da faculdade.
Passaram-se quatro anos e o hospital não deu sinais de que iria reabrir o heliporto. A direcção da faculdade chamou o INEM e pediu que só voltasse a aterrar ali em casos de extrema necessidade. "Somos solidários, mas tudo tem limites", justifica Rui Faria. Desde aí, o héli não voltou a pousar nas imediações do S. João.
Direcção do hospital em silêncio
A administração do hospital não quis pronunciar-se, remetendo explicações para o INEM. É certo que o projecto inicial de requalificação do S. João previa a construção de um heliporto, mas a direcção não quis dizer se esse equipamento será concretizado.
O INEM, por sua vez, afirma que não é responsável pela criação de estruturas para aterrar o helicóptero de emergência. A delegação Norte do INEM "reconhece e enaltece" a colaboração da faculdade nos últimos anos e admite que, sem o heliporto do S. João, os doentes demoram mais tempo a chegar ao destino.
Actualmente, o héli do INEM aterra no Pedro Hispano (Matosinhos) e no aeroporto (Maia) em caso de transportes nocturnos com muito más condições atmosféricas. Os doentes são, depois, transportados de ambulância. A partir de Abril, a plataforma de Massarelos, na marginal do Douro, estará pronta a receber o heli de emergência com doentes para o Hospital de Santo António.

fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1505951

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar