quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia da Divulgação dos Resultados da Transplantação em Portugal - 18.03.2009 (Fonte: Jornal 24 Horas)

Ontem fui contactada pelo jornal 24 horas e já sabia que esta notícia ia sair hoje uma vez que hoje é o dia de Divulgação dos Resultados da Transplantação em Portugal.

Ao longo da conversa foi-me dito que desta vez o objectivo era transmitir esperança às pessoas - "É preciso que as pessoas acreditem na Transplantação em Portugal e nos esforços da equipa de Santa Marta. Aliás foram os próprios médicos que ajudaram em 2007 a denunciar o estado vergonhoso dos Transplantes Pulmonares em Portugal que agora dizem que notam o esforço da equipa de Santa Marta."

A pedido deste jornal, dei o nome de uma grande amiga minha que foi transplantada e com sucesso em Santa Marta, já há 6 anos. De facto a Ana Mafalda foi para o transplante já em coma e foi um milagre a sua recuperação e a nova vida que tem hoje. Por isso entendo que a Ana Mafalda, tal como todos os que foram transplantados em Santa Marta, não gostem de ouvir dizer mal do hospital e da equipa que os salvou.

Outra pessoa que aparece, nesta reportagem, é o António Pinto de Sousa que teve também a milagrosa sorte de hoje estar bem, pois também foi para o Transplante em coma mas para o Hospital Juan Canalejo em La Corunha. “Se não fosse a equipa do Juan Canalejo hoje já cá não estava" - Já disse tantas vezes o António, digo eu, Sandra Campos, e dizem os mais de 40 transplantados portugueses salvos pela equipa do Juan Canalejo.

Também não gostamos de ouvir dizer mal desta fantástica equipa que para além de profissional é extremamente humana e carinhosa.

Quero com tudo isto dizer - "É humano a adoração que temos por quem nos salvou a vida que estava por um fio; seja na La Corunha, seja em Santa Marta, seja em França (relembrando o caso da Elisabete Bovião) ou onde for! Afinal de contas estamos todos no mesmo “barco”, todos queremos viver com saúde, todos estamos agradecidos por esta segunda vida que temos”

Devíamos antes dizer – “OBRIGADA Corunha, Obrigada Santa Marta, obrigada a todos, em qualquer parte do mundo, que lutam por salvar vidas. Obrigada aos Dadores e às suas famílias que com uma imensa generosidade nos salvaram com os seus órgãos. Obrigada por existir uma legislação que nos permite ir para outro país quando o nosso não tem condições” (Digo “nosso” em termos generalistas!).

"Deixar de parte as guerrinhas mesquinhas, os interesses particulares, o ego exaltado, os interesses económicos e políticos, mas será isso alguma vez possível?" - Serei demasiado Utópica?!

Desejo que esta reportagem traga esperança a todos aqueles que querem ser transplantados em Portugal e que apostam as suas vidas na equipa de Santa Marta.

Dou os parabéns a Santa Marta e a todos que com sucesso foram transplantados, a nível pulmonar, neste hospital.

No entanto, sempre fui apologista que a verdade dói mas a mentira ou omissão ainda mais ... Pelo que continuarei, sem querer agradar a gregos e a troianos, a divulgar todos os casos que necessitem de ser divulgados, todos os casos que chegam diariamente ao meu mail em perfeito desespero.

Em 2007, quando saiu a Grande Reportagem da SIC era necessário denunciar a situação, segundo os dados do jornal 24 horas, a situação foi melhorando ao longo destes anos ... Fico muito satisfeita por sentir que ajudei nessa melhoria, apesar de ter sido de uma forma que nem a todos agrada - A denuncia na Televisão - Um dos meios com imensa força para fazer chegar a verdade ao público. Aqui só tenho a agradecer a todos os jornalistas e televisões que se empenharam neste tema.

Quero ainda dar a minha força e apoio à Associação que o António Pinto Sousa diz que vai avançar em conjunto com Santa Marta...Força e Parabéns! Serei a primeira a associar-me.

Resta-me dizer a todos aqueles que continuam a procurar no meu blog uma ajuda que continuo aqui para o fazer...SEMPRE.

Todos os comentários são bem vindos e todos os pedidos de ajuda para sandraalvescampos@gmail.com

E principalmente MUITA FORÇA E CORAGEM A TODOS.
Sandra Campos


Fonte: Jornal 24 Horas de 18.03.2010

1 comentário:

  1. Olá Sandra.
    Aparentemente poderia parecer uma derrota pessoal...porque agora vão dizer mil maravilhas do Hospital de Santa Marta, que sempre se esforçou e consegue finalmente os seus objectivos...mas não...pelo contrário Sandra, esta vitória é tua e de todos que denunciaram o que estava mal em Portugal, todas as noticias empolgaram a situação e foi necessária a resolução da mesma para limpar a imagem negra de Portugal no que diz respeito a esse assunto. Ficamos todos muito felizes, penso eu, porque aqui o importante é que a qualidade de vida dos doentes esteja cada vez mais próxima do ideal. Acho louvável o trabalho de Santa Marta e de todos que estão empenhados em dignificar os transplantes pulmonares em Portugal. Guerrilhas à parte e fracassos assumidos é hora de olhar em frente nunca esquecendo os erros do passado para que não se corra o risco de voltarem a ser cometidos.
    Parabéns amiga, penso que de certa forma o teu esforço deu frutos, esperemos que sejam frutos maduros e não colhidos verdes...porque depois o sabor virá ao de cima!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar