quinta-feira, 11 de março de 2010

Já não basta a Fibrose Quistica, também têm que vir os diabetes?

Em alguns casos, os pacientes de FIbrose Quistica também sofrem de diabetes.
Aqui fica uma boa noticia:

Exame não-invasivo pode prevenir amputações de pés em diabéticos

Um novo método não-invasivo desenvolvido por investigadores do Bosch Institute, na Austrália, consegue analisar o fluído das úlceras provocadas nos pés de diabéticos, prevenindo amputações. O trabalho revela que altos níveis de uma enzima particular podem indicar se a cicatrização é lenta demais, avança o site Ciência Diária.
Se uma pessoa diabética desenvolve uma úlcera no pé, intervenções devem ser feitas rapidamente para prevenir eventuais complicações que podem levar à amputação dos dedos ou mesmo dos pés. O tratamento das úlceras inclui podologia e aplicação de antibiótico, mas em alguns casos não é o suficiente.
A incidência da diabetes tende a aumentar muito nas próximas décadas. Muitas pessoas não sabem que têm a doença, levando a quadros clínicos mais graves. Cerca de 15% desenvolvem úlceras nos pés.
“Ficamos intrigados em saber por que as úlceras do pé de um diabético não curam em alguns doentes”, disse Susan McLennan, responsável pela pesquisa. “Já sabíamos que uma infecção pode atrasar a cura, mas não conseguíamos explicar a cura lenta quando não há infecções”.
Então, os investigadores passaram a dar atenção a 50 dientes com úlceras no pés, recolhendo amostras do líquido da ferida. Nas pessoas que tinham altos níveis da enzima MMP-8, a cura atrasou em mais de 12 semanas.
Até então, nenhum teste simples podia prever o tempo de cicatrização de uma ferida em um diabético. Mas, quanto maior é o tempo de cicatrização, maior o risco de amputação. Os resultados da nova investigação mostram que um exame simples pode ajudar médicos e doentes a evitar consequências drásticas.
Entre as recomendações sobre os cuidados com os pés de diabéticos estão o uso de calçado apropriado, evitar andar descalço (mesmo dentro de casa), inspecção diária do espaço entre os dedos e a planta dos pés, observação de lesão, descoloração ou edema nos mesmos.
Diabetes, insulina e cicatrização
Há diferentes tipos de diabetes, mas todos são caracterizados pela carência de insulina no corpo. A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras da insulina. Já o diabetes tipo 2 possui um forte factor hereditário, estando também relacionada à obesidade e ao sedentarismo. Neste caso, há produção de insulina pelo corpo, mas as células musculares e adiposas são incapazes de absorvê-la, impedindo o organismo de metabolizar glicose suficiente do sangue.
Outros tipos de diabetes são: diabetes gestacional, diabetes associada à poliendocrinopatias autoimunes, diabetes associada à desnutrição de fibrocalculoso, diabetes relacionada à anormalidade de insulina, diabetes secundária a doença pancreática, resistência congénita ou adquirida à insulina e diabetes tipo LADA.
Os pés devem ter uma atenção redobrada em diabéticos, já que estão vulneráveis a feridas, pois o fluxo sanguíneo é mais baixo do que em pessoas saudáveis e a cicatrização mais demorada – com riscos mais elevados de infecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar