terça-feira, 2 de março de 2010

Médicos não perguntam aos doentes se têm dinheiro para medicamentos (Fonte: RCM Pharma)

Médicos não perguntam aos doentes se têm dinheiro para medicamentos
No caso de um Transplantado Pulmonar o caso ainda é mais sério pois por exemplo os imunossupressores não podem ser de marca genérica pois podem alterar os niveis desejados para não haver rejeição do órgão transplantado.
Os imunossupressores, após o transplante pulmonar são fornecidos pelas farmácia do hospital que acompanha o transplantado. No caso de um transplantado português que foi transplantado em Espanha (Juan Canalejo), enquanto permanecem no hotel de pacientes, os imunossupressores são-lhes fornecidos pela farmácia do Hospital Juan Canalejo e quando têm alta para Portugal têm que passar a ser fornecidos pelo seu hospital em Portugal. Aproveito para falar em especial para os Transplantados Pulmonares por Fibrose Quistica que como eu têm que tomar uma "carrada" de medicamentos por dia: Podem não ter direito a certos medicamentos através da farmácia do hospital como transplantados mas como transplantados pulmonares por fibrose quistica já têm direito. Por isso deixo aqui um alerta: Estejam sempre informados dos vossos direitos.
Em relação a este tema - Imunossupressores - se necessitarem de alguma informação é só escreverem para sandraalvescampos@gmail.com
Obrigada,
Sandra Campos



A grande maioria dos médicos (92,5%) não pergunta aos doentes se têm dificuldades em comprar os medicamentos que lhes prescrevem, referem dados de um estudo sobre o consumo de genéricos realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa. Foram 8,4% os que responderam não poder comprar medicamentos prescritos por não ter dinheiro suficiente. Os doentes que se sentem mais limitados na aquisição de fármacos são os mais idosos, os menos instruídos, os sem ocupação e os doentes crónicos, avança o jornal Público.
É no Alentejo e no Algarve que há mais pessoas a admitir dificuldades e é no Norte e no Alentejo que há mais clínicos a querer saber de eventuais problemas financeiros dos doentes na compra dos fármacos, referem dados do estudo que inquiriu, em 2008, 752 residentes em Portugal Continental. Os autores do estudo ressalvam que apenas foram inquiridas pessoas com telefone fixo, ficando, portanto, de fora os que não estão nessa situação.
A esmagadora maioria das pessoas diz saber o que é um genérico (95%) e 78% referiu já ter sido medicada com este tipo de fármaco, que se define por ter a mesma substância activa, dosagem e indicação que o remédio de marca seu equivalente — algo que aconteceu, sobretudo, por iniciativa do médico (77,7%).
Segundo o estudo, os genéricos são mais baratos 35% (em alguns casos, 20%) do que os medicamentos de marca.
Os que se manteriam fiéis ao fármaco de marca independentemente da poupança que fariam em tomar um genérico equivalente ficam-se pelos 12%. O grosso dos inquiridos (67,8%) mudaria para um genérico se a poupança fosse inferior a dez euros e os que mudariam apenas se poupassem mais de dez euros na factura descem para 20%.
Substituir medicamento de marca por um genérico
Apesar de estes indicadores revelarem confiança nos genéricos e no seu potencial de poupança, muitos dos inquiridos mostram-se pouco activos quando se trata de saber, por iniciativa própria, se há um genérico de substituição. Não chegam a 30% os que ousam perguntá-lo ao médico. Os que fazem a pergunta na farmácia são um pouco mais (32,3%) mas a decisão pertence, em última análise, ao médico, que, no preenchimento da receita, pode proibir a substituição na farmácia.
No que toca à sugestão de substituição, os farmacêuticos fazem-no muito mais do que os médicos — 20,4% contra 15,1% do total.
Fontes de informação sobre genéricos
A principal fonte de informação sobre genéricos são as farmácias, sobretudo para as mulheres e os menos instruídos. A Internet é mais usada pelos mais novos, profissionais activos e com mais instrução. Com o médico, informam-se mais os doentes crónicos.
Os autores do estudo concluem que a expansão, em Portugal, do mercado dos genéricos — que representava, em 2009, uma quota de mercado de embalagens de 15,5% — deve passar mais pelo lado da procura, “incitando médicos a prescrever, farmacêuticos a dispensar e utentes a usar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar