quarta-feira, 24 de março de 2010

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é hoje assinalado

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é hoje assinalado

Portugal acima da média europeia em número de casos

A taxa de incidência de tuberculose em Portugal ainda continua acima da média da União Europeia. Segundo dados da Direcção-Geral da Saúde, em 2008 foram diagnosticados 2.916 casos, incluindo casos novos (2.686) e retratamentos, dos quais 2.519 eram portugueses e 397 imigrantes.
Em 2007, tinham sido diagnosticados 3.158 casos desta doença. Os homens continuam a ter uma frequência duas vezes superior à das mulheres.
A diminuição do número de casos insere-se numa tendência que, na última década, se salda em menos 7,2% ao ano. No entanto, a taxa de incidência em Portugal ainda é ligeiramente superior à média da União Europeia, que se situa nos 17 casos por 100 mil habitantes.
A discrepância deve-se ao facto de Portugal ainda estar a sofrer a influência de uma situação "bastante desfavorável" que teve até finais da década de 1960 e que se reflectiu - dado o nível endémico de então - nas gerações posteriores, porque esta doença pode ter "décadas de latência ".
No entanto, a luta contra a tuberculose tem dado resultados positivos em Portugal. Os estudos epidemiológicos revelam que o risco de ser infectado por tuberculose reduziu para metade nos últimos 13 anos. A idade média dos doentes situa-se entre os 35/44 anos.
A distribuição geográfica é bastante assimétrica: seis distritos do Continente (Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Setúbal e Algarve) são áreas de incidência intermédia (acima de 20 casos por 100 mil habitantes), enquanto os restantes 12 distritos e as duas regiões autónomas são de baixa incidência.
As populações de maior risco de desenvolver a doença ou de ser infectadas são as que contactaram com a tuberculose, pessoas infectadas com o VIH (que representam 14% dos doentes com tuberculose), estrangeiros oriundos de países de alta prevalência desta doença, os toxicodependentes e os reclusos.
Em todos estes grupos também se registou uma diminuição do número de casos: cerca de um terço em cinco anos. Os jovens até aos 15 anos representam 2,1% dos casos registados em 2008, contra 73 em 2004. As crianças são, por um lado, "muito vulneráveis", e, por outro, não têm comportamentos de risco, ou seja, são testemunho do que se passa na população geral.
A taxa de mortalidade por tuberculose, que está muitas vezes associada a outras patologias, situa-se nos 1,4 por cem mil habitantes, tendo descido para metade na última década.
Portugal continua a superar as metas de resultado propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controlo da doença: a detecção de, pelo menos, 70% dos casos contagiosos e a cura de 85% desses casos.
Em Portugal, a detecção dos casos ronda os 90% e o sucesso terapêutico ao fim de um ano os 87%.
Contudo, os indicadores não permitem abrandar as medidas de combate à doença, dado que o nível endémico é ainda considerável, particularmente nos grandes meios urbanos.
Tuberculose multirresistente à terapêutica agora em níveis recorde
Em algumas áreas do planeta, uma em cada quarto pessoas com Tuberculose ficam doentes com uma forma da doença que já não pode ser tratada com medicação tradicional, de acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por exemplo, 28% das pessoas recentemente diagnosticadas com tuberculose na região Noroeste da Rússia tiveram uma resistência múltipla às terapêuticas da doença (MDR-TB) em 2008. Foi o nível mais alto alguma vez reportado pela OMS. Anteriormente, o nível mais alto de resistência foi de 22% na cidade de Baku, situada no Azerbaijão, em 2007.
No recente relatório da OMS, Multidrug and Extensively Drug-Resistant Tuberculosis: 2010 Global Report on Surveillance and Response, estima-se que cerca de 440 000 pessoas tiveram a forma mais resistente da doença (MDR-TB) um pouco por todo o mundo em 2008 e que cerca de um terço faleceu.
Estima-se que perto de 50% dos casos desta forma multirresistente da doença ocorram na China e na Índia. Em África as estimativas apontam para 69 000novos casos, a grande maioria dos quais não diagnosticados.
Os programas destinados a combater a tuberculose enfrentam enormes desafios para reduzir o número de casos. Mas existem sinais encorajadores que, mesmo na presença de uma epidemia severa, governos e outros parceiros possam dar a volta à MDR-TB, particularmente através da implementação das recomendações da OMS.
Algumas zonas da Rússia como Orel e Tomsk registaram uma descida acentuada da MDR-TB, a Estonia e mesmo os E.U.A., a China, Hong Kong obtiveram um sucesso significativo no controlo da MDR-TB.
Mas o progresso permanece lento na maioria dos outros países. Por todo o mundo, entre os pacientes que receberam tratamento, 60% foram dados como curados.
Contudo, apenas 7% de todos os pacientes com esta forma multirresistente da doença é que foram diagnosticados. Isto aponta para a necessidade de melhoramento das instalações laboratoriais, acesso a um diagnóstico rápido e a tratamentos com fármacos mais efectivos do que os dos dois últimos anos.
A OMS desenhou um projecto a cinco anos que fortalece os laboratórios com testes rápidos em perto de 30 países. Isto irá assegurar que mais pessoas possam beneficiar de tratamentos atempados. Estando ainda a trabalhar de perto com os fundos globais de combate à SIDA, Tuberculose e Malária no aumento do acesso ao tratamento.

Mensagens chave do Dia Mundial da Tuberculose 2010:
- Descobrir novos e melhores instrumentos para combater a tuberculose
- Proporcionar os tratamentos da tuberculose a um maior número de pessoas
- Promover tecnologias inovadoras no diagnóstico
- Estabelecer novas e sólidas parcerias de forma a serem atingidos os objectivos do Global Plan to Stop Tuberculosis (2006-2015)
- Identificar formas inovadoras de financiar o combate contra a Tuberculose

Fonte: http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1054279

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar