quinta-feira, 20 de maio de 2010

Banco de Órgãos em Portugal (trabalho de um grupo de alunos da Universidade do Minho do Curso de Engenharia Biomédica )

Trabalho realizado por um grupo de alunos da Universidade do Minho do Curso de Engenharia Biomédica sobre Banco de Órgãos em Portugal. Pediram-me para lhes responder a umas perguntas para colocarem no trabalho e aqui está o resultado final ... Excelente Trabalho. Parabéns a todos,
Um abraço,
Sandra Campos

Podem também ver em http://www.slideshare.net/sandracampos


View more documents from Sandra Campos.

6 comentários:

  1. Boa tarde menina Sandra (perdoe-me o “menina”, mas renasceu apenas á cinco anos)
    Pelo que vi no seu blog tem conhecimento de muitas leis e acções de sociedade que surgem. Mas existem algumas situações neste trabalho que deixam a “desejar” toda essa sabedoria. Refiro-me ao facto de acordar de um transplante e já estar desentubada, que admito ser impossível, pois são obrigatórias 32 horas de entubação primária. Penso que poderá ter sido sedada e como tal, quando acordou já se encontrava desentubada. E outro facto é divulgar a idade e a possível origem/cidade do dador. Acho que é completamente desnecessário, essa divulgação. Uma vez que pode ser identificada pelos pais/familiares da mesma e nasce assim uma situação constrangedora.

    É de valorizar toda a sua “rebeldia” em denunciar, e falar de todas as situações menos favoráveis do nosso país. Mas deixo-lhe aqui uma sugestão, una-se com outros transplantados de FQ portugueses e que se encontram mesmo em lista de espera, e tentem arranjar formas e privilégios para os próximos doentes tenham a sorte de ficar no seu país. Não se unam para destruir ainda mais o pais que vivemos , e não o dignificando.

    A continuação das melhoras,
    Bejinhos
    Ana Santos

    ResponderEliminar
  2. Cara Senhora Ana Santos,

    Coloquei o seu comentário no meu blog apenas por um motivo: Voltar a esclarecer todas as pessoas que tal como a senhora, felizmente cada vez são menos, fazem comentários sem saber daquilo que estão a falar e sem entenderem que uma sociedade só pode melhorar quando os pontos fracos são revelados e denunciados e isso não tem nada a ver com "rebeldia".
    Volto a relembrar que só desde a Grande Reportagem, em Fevereiro de 2007, realizada pela SIC, é que começou a haver algumas (poucas) melhoras a nível do Transplante Pulmonar em Portugal.
    Fico feliz cada vez que há uma situação de sucesso em Portugal, nomeadamente em Santa Marta. Há mais ou menos 2 semanas foi transplantada em Santa Marta a filha de uma senhora minha conhecida, por Fibrose Quistica. Tudo está a correr muito bem e estão muito contentes com o acompanhamento feito pela equipa médica de Santa Marta. Pensa que fico calada ou critico estas situações? Claro que não... Dou os meus parabéns a Santa Marta por mais este milagre. Salvaram mais uma vida com sucesso.

    Quando fiz o meu Transplante Pulmonar, prometi que iria ajudar todas as pessoas que estão a sofrer e a necessitar de um Transplante Pulmonar e que infelizmente não têm o apoio e o incentivo médico para avançarem para o Transplante Pulmonar.
    "É mais fácil deixar morrer do que salvar" e esta filosofia, infelizmente, continua a reinar na cabeça de muitos dirigentes e responsáveis pela saúde.

    Portanto, e para ficar esclarecida, quando tenho que dar os parabéns, sou a primeira a fazê-lo mas quando é para denunciar também sou a primeira a fazê-lo sem medo de represálias e pode ter a certeza que já tive bastantes!

    Gostava também de saber, pois penso que já não é a primeira vez, que surge no meu blog com estes tipos de comentários, qual é afinal o seu tipo de formação a nível médico, legal e até mesmo moral para colocar em questão o que eu digo no blog?!!

    Para ficar também esclarecida nestes dois pontos, explico uma vez mais: Todos os factos que relato no blog não são inventados por mim mas sim foram-me transmitidos pela equipa médica toráxica do Hospital Juan Canalejo – Sai da operação desentubada (não sou caso único) e voltei a ser entubada pois estava muito ansiosa (e lembro-me perfeitamente de tudo) e horas mais tarde voltei a acordar (já sem estar sedada) e novamente desentubada.

    Outro factor a esclarecer - A lei permite saber a idade, sexo e proveniência do dador e NADA MAIS! Como pode ver apenas disse o que a lei permite – jovem de 30 anos, mulher e de Vigo. NADA MAIS pois também não sei nada mais! Não vejo onde a situação pode ser constrangedora!

    E por fim, a forma de me unir a todos os transplantados e ajudar os doentes de FQ que querem ficar em Portugal só pode ser por um caminho – Denunciar o que está mal para que tudo melhor. Ficar calado por ser mais “confortável” para alguns mas para mim não.

    Cada um tem o direito de escolher onde e por quem quer ser tratado mas é bom que estejam conscientes da sua escolha.

    E como pessoa tão critica que é, afinal qual é a sua contribuição para que tudo melhor em Portugal?

    O bom exemplo tem que vir de cima, de quem tem o poder para melhorar a situação a nível de saúde de Portugal. Esperamos para ver!
    Sandra Campos

    ResponderEliminar
  3. O meu filho tinha 2 anos e 10 meses quando fez um transplante hepático e só não saiu do bloco sem o tubo na garganta porque a anestesista insistiu devido à morfina para as dores abdominais, mas ele já estava a respirar sozinho.

    O tubo foi-lhe removido 22 horas depois da cirurgia e não foi mais cedo porque o médico atrasou-se...

    Realmente é engraçado como as pessoas gostam de comentar algo pelo qual nunca passaram ou se passaram e continuam com opiniões destas é porque são do tipo " sim, senhor Doctor, é o Doctor na Terra e Deus no céu" e é por causa deste tipo de mentalidade que existe no nosso país que os programas de transplantação são o que são.

    Gostei de ver a Célia Pereira no programa, foi muito sincera em tudo o que disse ao contrário de outros que pretenderam fazer do transplante uma "brincadeira de crianças".

    Continue o que tem feito até aqui Sandra, tem ajudado muitas pessoas, que certamente lhe estão agradecidas por partilhar a sua experiência de vida.

    beijinhos,

    Alice (mãe do Martim)

    ResponderEliminar
  4. Olá ALice,

    Muito obrigada por partilhar aqui a sua experiência e a do seu filho Martin.
    São pessoas como a Alice que eu respeito e tenho uma enorme admiração pois conseguem ver a realidade e através da sua experiência ajudarem tantas outras pessoas que necessitam.

    Não consigo entender pessoas como a D. Ana Santos. Quer calar-me como tantos outros? Pode ser que sim mas não vai conseguir. NUNCA!

    Também gostei de ver a Célia, aliás ascrevi-lhe um sms a dizer-lhe que tinha falado muito bem e que estava muito bonita :) Gostei da forma simpática e agradecida como falou e como transmitiu o que é passar por um Transplante Pulmonar ... Há medo mas muita esperança porque é uma vida nova. É isso que é preciso passar a quem tanto necessita.

    Para a D. Ana Santos deixo-lhe aqui um pequeno pensamento para que medite nele:
    "Uns sabem e não acreditam.
    Esses não chegam nunca a ver.
    Outros não sabem e acreditam.
    Esses não vêem mais que um cego"


    O meu objectivo é e sempre será ajudar quem precisa ainda que por vezes seja necessário denunciar mas a "denuncia" nada mais é do que uma "critica construtiva" e só assim se pode avançar e melhorar neste campo tão complicado da saúde em Portugal em especial dos Transplantes.

    Um beijinho para a Alice e para o Martin.
    Muito obrigada,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Sandra ,

    eu infelizmente não tive a mesma sorte que você e o Martim. sai do bloco entubada um dia e depois voltaram-me a entubar pelo motivo da ansiedade e tambem porque tinha uma expectoração muito espessa. e tive mais uma semana porque queriam ter a certeza que nada iria voltar para trás.
    mas ainda bem que consigo foi assim. cada caso é um caso, penso que nao haverá regra.

    ja agora aproveito para lhe dar os parabens (atrasados eu sei eheh) desses cinco belos anos de transplante, os cinco primeiros de muitos outros.

    beijinhos,

    Ana Filipa

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Ana Filipa,

    Desejo-te o mesmo: Muitos anos de Felicidade e Saúde.

    Um abraço,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar