quarta-feira, 19 de maio de 2010

Parlamento europeu aprova novas normas para doações e transplantes de órgãos

Parlamento europeu aprova novas normas para doações e transplantes de órgãos


O Parlamento Europeu aprova esta quarta-feira uma directiva sobre doações e transplantes de órgãos na UE que adopta os modelos seguidos em Portugal e Espanha e visa responder à escassez actual de órgãos, avança a agência lusa.

Com o apoio garantido dos principais grupos parlamentares europeus, as novas normas, que os eurodeputados acordaram com os Governos da União Europeia, deverão ser adoptadas por uma maioria muito clara.

A nova legislação introduzirá critérios mínimos de qualidade e segurança para os transplantes dentro da UE de forma a facilitar as doações e promover a troca de órgãos entre os estados membros.

A directiva prevê ainda a criação de uma autoridade específica competente em cada país que será responsável por assegurar a qualidade e a segurança dos transplantes.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse em Março passado, em Madrid, após participar na reunião “Desafios Europeus e Universal na doação de órgãos”, organizada no âmbito da presidência espanhola da UE e sob a égide da Organização Mundial de Saúde, que a directiva que deverá ser hoje aprovada poderá ainda responder à escassez actual de órgãos e até reduzir o tráfico.

Ana Jorge recordou que Portugal e Espanha aplicam já metodologias de colheita e transplantação que têm permitido aumentar significativamente a capacidade de resposta nesta matéria.

“Há grandes diferenças entre os países quer na doação e colheita quer na forma de o fazer. Portugal, Espanha e Bélgica têm processos em que todos são dadores a não ser que façam declaração prévia”, explicou.

“Isso dá-nos mais capacidade. O modelo organizacional, com coordenadores de colheitas de órgãos em hospitais com unidades de cuidados intensivos também permitiu a Portugal registar um aumento nos últimos anos em termos de dadores”, frisou, acrescentando que Portugal e Espanha são líderes mundiais em termos de colheita e transplantes.

A nível europeu, o objectivo é procurar modelos que, “num cenário ideal”, fossem parecidos aos que já vigoram em Portugal e Espanha e que permitam fomentar a doação, colheita e transplante, disse.

“Todos os participantes [na reunião de Março em Madrid] foram unânimes ao considerar que tem de haver uma estratégia comum, com partilha de conhecimento”, no espaço da UE, disse.

Ana Jorge recordou que continua a haver escassez de órgãos a nível europeu e que as medidas comuns, como tem provado o caso ibérico, podem melhorar o nível de transplantação.

Em Portugal o número de dadores de órgãos de cadáver atingiu um valor recorde em 2009, com 31 dadores por milhão de habitantes, tendo havido um aumento em todos os transplantes, à excepção do hepático, que registou um decréscimo de 6,9%, segundo dados da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação.

Em 2009, houve 329 dadores de cadáver, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, que se traduziu num aumento de 3,1% na zona Norte (25,6 dadores por milhão de habitantes), 19% no Centro (42,7 dadores/pmh) e 25% no Sul (28,4 dadores/pmh)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar