segunda-feira, 31 de maio de 2010

Portugal - Apenas 11 centros de reabilitação respiratória para mais de 100 mil doentes com DPOC

Apenas 11 centros de reabilitação respiratória para mais de 100 mil doentes com DPOC


Há apenas onze centros de reabilitação respiratória para as mais de 100 mil pessoas que sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, alertou a Associação Respira, que apela ao alargamento destes serviços a mais unidades hospitalares, noticia a agência Lusa.

"É urgente criar condições de igualdade de acesso a esta terapêutica para todos os doentes. Não podemos aceitar que só os doentes dos grandes centros urbanos beneficiem deste acompanhamento”, salientou a associação nas vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala esta segunda-feira, 31 de Maio.

Estes serviços estão distribuídos por cinco hospitais da grande Lisboa, quatro do Porto, um em Braga e outro em Portimão, disse à Lusa a presidente da associação.

“Era fundamental que fossem alargados a outras unidades hospitalares para que as pessoas que vivem fora destas áreas pudessem ter acesso a um treino de esforço que melhora imenso o controlo da doença”, adiantou Luísa Soares Branco.

Como portadora de DPOC, Luísa Soares Branco conhece bem os benefícios da reabilitação respiratória: “Aprendemos a respirar sem esforço, o que normalmente não conseguimos”.

“Nós conseguimos controlar a respiração em repouso, mas em esforço perde-se o ritmo respiratório e não se consegue controlar”, explicou, adiantando que estes programas funcionam muito bem porque têm equipas multidisciplinares que incentivam os doentes a ser pró activos e participativos no tratamento.

A reabilitação respiratória “não cura, mas melhora a qualidade de vida das pessoas” com doenças respiratórias crónicas, nomeadamente a DPOC, que é causada, fundamentalmente, pelo tabagismo, mas também pela poluição ambiental, adiantou.

A pneumologista Paula Simão explicou que a reabilitação respiratória ensina técnicas de relaxamento, de controlo da ventilação e da falta de ar.

“Este método ajuda a prevenir as crises, a reduzir os sintomas e a incapacidade de uma forma geral. Tudo isto se traduz no aumento da qualidade de vida”, acrescentou.

Estima-se que em Portugal exista já meio milhão de portugueses com DPOC, mas a maioria desconhece a doença. Cerca de 80% dos casos são provocados pelo tabaco.

O director do Serviço de Pneumologia do Hospital de Santa Maria, Bugalho de Almeida, defendeu a necessidade de “chamar a atenção” para estas doenças, muitas vezes subdiagnosticadas.

“As formas mais leves destas doenças são desvalorizadas. As pessoas consideram que ter tosse e expectoração de manhã quando se levantam é absolutamente normal”, comentou.

“Numa fase posterior da evolução da doença, nomeadamente a DPOC, surge a pieira. Nessa altura, as pessoas também acham que é natural e desculpam-se muitas vezes com a idade ou com o cigarro”, acrescentou.

Bugalho de Almeida sublinhou que quando a doença está em fases muito iniciais pode ser corrigida e deixou uma mensagem: “Se tem asma pode ter uma vida perfeitamente normal. Tem é de estar devidamente controlado”.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/8449/15/Apenas-11-centros-de-reabilitacao-respiratoria-para-mais-de-100-mil-doentes-com-DPOC.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar