terça-feira, 4 de maio de 2010

Testemunho À espera de um Transplante Pulmonar - Isabel Silva Ferreira



[1ª foto - 27/6/2009; 2ª foto - 30/8/2009]


Mais um testemunho de quem espera por um Transplante Pulmonar. Uma pessoa excepcional pela sua força de viver, pela esperança que mantém viva, apesar de a vida lhe ser tanto de injusta com de cruel. Deixo-vos o seu Testemunho. É uma história forte que dá muito que pensar – Onde estão os valores familiares? Afinal qual é o papel das Associações na ajuda de pessoas como a Isabel?
Obrigada pelo teu testemunho.
Sandra Campos

Maria Isabel Reis Sousa e Silva Ferreira de 59 anos é acompanhada no Serviço de Pneumonologia do Hospital S. João Porto, desde 1995 depois de ter sido acometida de pneumotórax e ter ficado internada, quase 3 meses sem conseguir resolver o problema por si o que é normal em situações de pneumotórax normal o que levou os médicos que a assistiam a procurar a razão e foi aí que lhe foi diagnosticado Enfisema pulmonar Bolhoso, foi submetida a pleuroscopia bilateral com talcagem, que infelizmente não resultou e voltou a ser repetida uns 15 dias depois, já com diagnóstico muito reservado. Desde então intolerância progressiva a esforços.
Assim continuou a trabalhar com imensa dificuldade e em 28/02/2003 fez uma Mastectomia com esvaziamento axilar, à direita. Fez o tratamento com Tamoxifeno durante 5 anos.

Em 13 de Fevereiro de 2009 teve uma crise respiratória entrando praticamente em coma respiratório, foi assistida no HPP e regressou a casa já com a recomendação de fazer 12 horas diárias de oxigénio e de ir ao Hospital S. João falar com o seu Pneumologista Dr. João de Almeida, que depois de me ter mandado fazer vários exames, confirmou o que já se adivinhava que seria o desenrolar da doença - Fibrose Quística.

Isabel continua a relatar os acontecimentos:

 - “Perante o quadro apresentado e na iminência de ficar para sempre prisioneira do oxigénio, situação que me recusava e recuso a aceitar, foi-me indicada uma Psicóloga para falarmos sobre o assunto, pois a primeira reacção foi que antes queria morrer.”
Entretanto foi pedida a opinião pelo meu médico à Sra Dra. Carla Damas da hipótese de poder vir a ser transplantada. A mesma concordou em aceitar o meu caso e tem sido incansável na tentativa de conseguir com sucesso que o mesmo se realize. Um bem haja.
O meu processo foi então enviado ao Hospital Stª Marta a 2/7/09, para apreciação e posterior aceitação ou não de transplante.
Em 27/8/09 tomei conhecimento que não tinha sido aceite, por ser considerada de risco.
Depois da recusa já podia o meu processo ser apresentado ao hospital espanhol, situado na Coruña.
-Começando a ver uma pequena luz ao fundo do túnel fui à consulta cinesiterapia, chefiada pela Sra. Dra. Isabel Gomes. Assim comecei a fazer ginástica respiratória 3 x semana.
“ – Enquanto espero com muita ansiedade a chamada para fazer os exames que ditarão a minha sorte, vou vivendo, e resolvendo os meus problemas logísticos, com os vizinhos e meus amigos de longos anos que não me largam um dia que seja (via telefone). Acreditam que tenho uma controladora da manhã e outra da noite!!!, pois sim tenho e devo-lhes muito por isso.  "
- Ando muito tensa pois até agora ainda não obtive resposta, tenho dias terríveis, solidão, saudade, a falta de um abraço, de umas palavras de carinho, porque esta vivência sozinha custa muito, só quem passa por situações como a minha dá o verdadeiro valor.

É muito triste sentir que a Isabel não tem uma família à sua altura e respondendo Às suas necessidades de carinho e atenção pois é uma SUPER MULHER, corajosa, persistente que não se deixa abalar pela pouca sorte que a vida lhe tem dado.
Quando lhe perguntei se queria deixar alguma mensagem especial, disse-me:

" - Tenho muita força de vontade, sou lutadora e se ainda não for a minha hora de partir, agarrarei esta oportunidade com unhas e dentes, assim Corunha me aceite para transplante.
 “ – Sandra bem haja pelo seu apoio, não se esquecendo dos que ou não podem ou não lhes é dada oportunidade, aliás queria salientar que o meu subsistema de saúde ADSE tem causado muitos problemas burocráticos (papeis e mais papeis) é horrível, além de ter que pagar todas as despesas à cabeça, deslocações/bombeiros, oxigénio, e demoramos meses a receber uma pequena percentagem sobre o valor real que é ridícula (Tabela de 2004).
-  Um grande abraço com muito carinho.

2 comentários:

  1. Li e atesto tudo quanto li. A Isabel é realmente uma força da natureza, ela luta há muito tempo e é na verdade uma mulher de grande valor. Que Deus a acompanhe sempre e continue a dar a força de viver que ela tanto precisa, e acredito que a Isabelinha vai ultrapassar mais uma vez esta má fase da vida dela. Estou sempre contigo Isabelinha. Um beijinho da Lenita

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu conheci a Isabel aqui na Corunha e realmente, ela tinha imensas dificuldades respiratórias e a sua respiração era sempre de uma pessoa muito cansada. Ela realmente, precisava mesmo do Transplante Pulmonar, o mais breve possível e foi isso que aconteceu.
    Eis que no dia 03 de Setembro deste ano de 2010, eu estava com ela na sala de estar e jantar, quando a chamam para ser submetida ao tão aguardado Transplante.
    Fiquei feliz por ter testemunhado tal dia.
    Teve algumas complicações depois do Transplante, mas lá recuperou e com a graça de Deus, irá para casa um dia destes.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar