Dia Mundial do Doador de Sangue: Portugal com nível mais alto de colheita

Portugal tem actualmente o nível mais alto de colheita de sangue, existindo reserva suficiente para dez dias, disse esta segunda-feira à agência Lusa o presidente do Instituto Português do Sangue (IPS), Gabriel Olim.
A propósito do Dia Mundial do Doador de Sangue, que se assinala segunda-feira, Gabriel Olim destacou que Portugal tem, desde Fevereiro, “os níveis mais altos de colheita de sangue”, situação que “nunca se tinha verificado”.
Segundo o presidente do IPS, o país está a viver “uma fase de grande abundância de sangue”.
“Estamos muito bem, estamos a comportar-nos de maneira excelente. Neste momento, existe sangue suficiente para dez dias de reserva. Os dadores continuam muito generosos”, sublinhou.
Gabriel Olim justificou esta situação inédita com o aumento do número de dadores e com a gestão das dádivas.
“Há uma boa programação e colaboração com as associações doadoras", afirmou, dando também conta da “maior consciencialização da população para a doação” e da gestão que está a ser feita de “maneira a que não se desperdice sangue”.
O presidente do IPS disse igualmente que “é pouco provável” que falte sangue durante este verão.
No entanto, adiantou: “É evidente que hoje estamos bem, daqui a 15 dias podemos não estar porque o sangue não se pode conservar durante muito tempo. Ao fim de um mês e meio, se não houver dádivas, entramos em falta, mas de facto as coisas estão a correr muito bem”.
Segundo o IPS, o Dia Mundial do Doador de Sangue tem como finalidade chamar a atenção dos governantes e da população para as “gritantes discrepâncias que existem” em vários países e para a necessidade de existir sangue em quantidade e seguro.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/8611/15/Dia-Mundial-do-Doador-de-Sangue-Portugal-com-nivel-mais-alto-de-colheita.html

Sem comentários:
Enviar um comentário