quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Chuvas e temperaturas aumentam riscos de doenças

Aumentam as diferenças de calor entre o dia e a noite e as pessoas não se protegem. E há um agravamento das depressões

Estão aí as primeiras chuvas do Outono, as temperaturas baixaram e o céu ficou nublado. Prevê-se uma subida das máximas na próxima semana, mas as mínimas não vão parar de descer. E as pessoas, principalmente os jovens, continuam a vestir a roupa de Verão, seja de noite ou de dia. Surgem, também, as primeiras constipações, resfriados e alergias. E aumentam a ocorrência de depressão.
"Os primeiros dias de frio apanham as pessoas desprevenidas e estas esquecem-se de que têm de mudar o tipo de roupa que usam durante o Verão quando se aproxima o Outono. Só o começam a fazer a partir de Novembro quando já o deveriam fazer nesta altura durante a noite", explica Rui Nogueira, vice-presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG).
 Aquele clínico exerce a actividade em Coimbra, onde diz ter notado um maior número de doentes, mas que atribui sobretudo ao início do ano lectivo. No entanto, acredita que as chuvas de ontem e uma maior amplitude das temperaturas máxima e mínima possam vir a aumentar a afluência de utentes no consultório. "Surgem as constipações, as bronquites, o pingo no nariz, as tosses, alergias e rinites, o que é normal para esta época do ano", justifica.
As previsões do Instituto de Meteorologia para Portugal nos próximos dez dias apontam para a continuação da descida das temperaturas até segunda-feira (início do Outono), dia em que voltam a subir, podendo atingir os 30 graus de hoje a uma semana. Mas as mínimas descem até aos 14 graus e irão manter-se nos 16.
"Houve um aumento de queixas na última semana, nomeadamente de problemas de asma, de rinite, de tosse, falta de ar e de corrimento nasal. O que tem que ver com a instabilidade do clima e com as grandes variações de temperatura, o que é normal nesta altura do ano. As pessoas devem fazer a medicação de prevenção", alerta Mário Morais de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
A prevenção deve iniciar-se logo nos primeiros dias de frio. Quem tem o diagnóstico feito deve começar a fazer a medicação ou reforçar a que toma habitualmente. E quem não tem deve procurar o médico de família. "O problema é que as pessoas pensam que são constipações e não estão a ser tratadas", sublinha o alergologista.
 Até lá, o céu estará nublado ou parcialmente nublado, o que, também, é propício ao surgimento ou à agudização de depressões. O psiquiatra Pedro Varandas diz que não está provado que o clima tenha influência na saúde mental, agora o que é verdade é que há mais queixas de depressões no Outono e no Inverno.
"Há uma ritmicidade de algumas formas de depressão. As depressões endógenas [que não têm que ver com a vivência dos doentes] parecem obedecer a uma periodicidade anual. Há uma maior ocorrência da depressão, o agravamento da sintomatologia ou o surgimento de um episódio no Outono e no Inverno. O factor que parece ter mais importância é a diminuição da intensidade da luz", diz o psiquiatra da direcção da Clínica Psiquiátrica de S. José.
E, também a nível da saúde mental, é importante que exista um diagnóstico para se iniciar de imediato a prevenção. Para recomeçar a terapêutica ou para fazer reajustamentos.
Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1663664

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar