segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ministra destaca importância da relação médico/doente durante escolha de medicamentos


A ministra da Saúde, Ana Jorge, salientou domingo a importância da relação médico/doente no processo de escolha da marca do medicamento a comprar, opção que a partir de Março poderá ser decidida pelo próprio paciente, noticia a agência Lusa.

“Aquilo que tentamos sempre introduzir, e que faz parte daquilo que defendemos, é que cada cidadão saiba escolher o que é bom para si e que saiba defender a sua saúde”, disse a ministra, em declarações aos jornalistas, à margem da sessão solene do Dia do Farmacêutico, que decorreu domingo em Lisboa.

Ana Jorge ressalvou que essa escolha deverá ser feita preferencialmente em conjunto com o médico que está a acompanhar o paciente.

“É no ato médico, na consulta médica, que esta decisão deve ser tomada. É aí que o médico, que é o responsável pelo diagnóstico, é também responsável pela prescrição e por aquilo que o doente vai usar”, sublinhou.

Nesse sentido, a governante destacou as campanhas de informação desenvolvidas, que tentam “chamar a atenção, envolver as pessoas em geral, para que possam perguntar, questionar o seu médico, sobre o está a prescrever e se não existe outra solução mais barata”.

A partir de Março, os doentes vão poder escolher qual a marca do medicamento que compram, desde que respeitem a substância activa prescrita pelo médico, anunciou na passada sexta feira o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.

Estas alterações serão inseridas no âmbito da generalização da receita electrónica dos medicamentos, que fará com que a partir de 01 de Março o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não comparticipe medicamentos prescritos em receita manual.

“O que significa que o médico tem acesso automaticamente, quando prescreve qualquer medicamento, a todos os medicamentos disponíveis, podendo, com o doente à sua frente, fazer essa escolha em conjunto e escolher o que é melhor para o doente”, disse Ana Jorge.

Questionada sobre a redução nas comparticipações de alguns medicamentos, a ministra frisou que a medida visou introduzir “alguma racionalidade no sistema”.

“O que existiu foi algum abuso daquilo que tinha sido dado num momento de crise para facilitar a acção a algumas pessoas e foi mal usado, ou melhor, foi desvirtuado na sua essência e, portanto, por essa razão, não só mas também, fomos obrigados a introduzir medidas que são correctivas”, esclareceu ainda Ana Jorge.

No mesmo evento, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) reiterou a obrigatoriedade da prescrição de medicamentos pelo princípio activo e que só assim o doente poderá escolher livremente.

“Defendemos a prescrição de medicamentos pela sua Denominação Comum Internacional, de modo a conferir ao doente o poder de optar por um medicamento equivalente de preço mais baixo”, afirmou Carlos Maurício Barbosa.

Para o representante da OF, “cabe ao doente, contando com o apoio técnico-científico do farmacêutico, tomar a decisão sobre a escolha do seu medicamento, à luz do princípio da bioequivalência”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar