quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Testemunho - José Portela - “Sabia que só tinha um caminho e era o que queria”


Nasceu com 5 meses e 500 gramas. Na altura não havia incubadoras e foi criado a peito e baptizado no mesmo dia. Quando completou os 9 meses já pesava 4 kilos.
Aos 15 anos teve uma pneumonia causada por uma gripe mal curada e esteve 14 dias em coma, tudo porque foi mal receitado, teve um problema de coração, o pulmão esquerdo deixou de funcionar e teve que ser ligado à máquina.
O perverso destino não o queria deixar em paz e também tiveram que lhe retirar anéis da traqueia.
 - “Afinal no meio de tudo isto fui transplantado ao pulmão direito” – Conta José Portela, hoje com 46 anos.
A mãe, uma senhora de 80 anos, teimosa no bom sentido, com uma fibra e energia magníficas, lutou pelo filho desde que este nasceu e pode-se dizer que é a grande “culpada” pelo força e pelo sorriso que vejo na cara de José Portela.
 – “Infelizmente alguém teve que morrer para eu viver” – Desabafa – “Pior era se não tivesse tido hipótese de entrar na lista de transplantes”.
É de Famalicão e em 2001 foi-lhe diagnosticada uma fibrose com origem desconhecida. José Portela na altura entrava em competições com pombos-correios e parece que foram estes que lhe provocaram a fibrose pulmonar. Nunca houve certezas.
As nebulizações não paravam, as infecções e os episódios de febre eram freqüentes mas o seu médico apenas lhe dizia “Não precisas de transplante, fazes oxigénio só de noite” – “Mas a verdade é que andava cansado” – Afirmou – “Este médico só me dizia para me reformar!”
- “ Ao mesmo tempo que ia investigando na internet e encontrei a página do Hospital Juan Canalejo, resolvi pedir uma segunda opinião” – Conta.
 E foi então que se encontrou pela 1ª vez com a equipa de pneumologia do hospital S. João do Porto, primeiro com o Dr. António Morais e depois pela pneumologista Dra. Carla Damas por quem continua a ser acompanhado.
Foi rejeitado por Santa Marta por excesso de peso e em Fevereiro de 2009 chegou a autorização para o seu processo ser enviado para a Corunha – “A partir deste momento tudo foi relativamente rápido e em 28 Abril 2009 cheguei à Corunha” – Contava animado pela benção que teve – “Entrei na lista de espera em 24 de Junho de 2009 e em 4 de Julho fiz o meu transplante” – Sorriu.
Uma grande vitória do José Portela e da equipa de Torácica do Juan Canalejo – “Era para ser quatro horas de cirurgia mas afinal acabaram por ser oito horas” – Contava – “Como em 1980 tive que retirar os quatro anéis da traqueia, tiveram que chamar os especialistas de otorrinologia do Hospital Materno para me conseguirem entubar”.
“ – O despertar foi um recordar dos meus 15 anos” – Comentou - “Mas cada caso é um caso e continuo a sentir que continua a valer a pena tudo o que passei!”
José Portela não tem filhos, é casado e sente-se muito afortunado pelo imenso apoio que tem da mulher, embora a maior parte do tempo está acompanhado pela mãe que tem mais disponibilidade por estar reformada.
Estamos em 2010 e José Portela voltou a trabalhar a tempo inteiro na Câmara de Famalicao em controlo ambiental – “Tenho sorte porque posso trabalhar de máscara, não tenho que estar exposto aos olhos do público – Faço análises”.
“ – A pior fase da minha vida foi mesmo antes do transplante – Olhamo-nos ao espelho e perdemos toda a auto-estima” – Continua a contar – “Nunca tive medo! Apenas estava ansioso se o pulmão seria ou não compatível – “Sabia que só tinha um caminho e era o que queria”.
Custa-me muito ver todos os casos que ficam em Portugal alimentados de ilusões – Comenta com tristeza na voz – “Aqui funciona! A ligação com os médicos é muito forte. Há um tratamento igual para todos. Os fisioterapeutas são incansáveis, sempre muito atentos para trabalharmos, em especial a Esther, que todos conhecemos. São todos uma grande equipa!”
A mensagem que nos quer deixar é esta - “Custa mas vale a pena passarmos por tudo e estarmos aqui e voltarmos a estar bem”.

1 comentário:

  1. Olá Sandra,mais um transplante com sucesso felizmente, de um português e divulgado por si o que muito nos anima e encoraja.Muito obrigada pelos testemunhos que nos vai passando.Para o José Portela,digo-lhe que "NAS GRANDES BATALHAS DA VIDA,O 1º.PASSO PR A VITÓRIA É O DESEJO DE VENCER!Felicidades.
    Beijinhos carinhosos,
    Alda

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar