Uma noticia que encontrei hoje referente ao ano de 2008 - Vale a pena ler.
Sandra Campos
O Ministério da Saúde criou os cargos de Coordenador Hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantação e os Gabinetes Coordenadores de Colheita e Transplantação, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
Segundo o despacho do Ministério da Saúde, datado de 29 de Abril, os novos coordenadores, cuja nomeação é feita pelos conselhos de administração dos hospitais, terão que ser licenciados em medicina e com formação específica para a detecção e avaliação de potenciais dadores de órgãos e tecidos para transplantação “preferencialmente das áreas dos cuidados intensivos, urgência, emergência e anestesia”.
Pelo acréscimo de funções no hospital, o coordenador receberá um suplemento mensal entre os 500 e os mil euros, que será fixado pelo conselho de administração tendo em conta a extensão do programa de colheita.
Entre as competências do profissional destacam-se as visitas diárias a unidades do hospital para identificar e avaliar todos os potenciais dadores, a garantia de “qualidade, segurança e transparência de todos os procedimentos”, o fornecimento de informações e promoção de acções de sensibilização.
A portaria define o funcionamento dos Gabinetes Coordenadores de Colheita e Transplantação (GCCT), a nova designação dos Gabinetes de Coordenação de Colheita de Órgãos e Transplantação em funcionamento nos hospitais de São José (Lisboa),Santa Maria (Lisboa), Santo António (Porto), São João (Porto) e Hospitais da Universidade de Coimbra.
A alteração tem por objectivo “dotar esses gabinetes das condições necessárias à eficaz organização da actividade que desenvolvem e à melhoria da resposta às necessidades dos doentes a aguardar transplantação”.
O GCCT é dirigido por um director, nomeado pelo conselho de administração do respectivo hospital, sob proposta da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação e de entre os profissionais de reconhecida competência na área da saúde e da transplantação.
Fonte: http://www.publico.pt/Sociedade/transplantes-ministerio-da-saude-cria-cargo-de-coordenador-hospitalar-de-doacao-de-orgaos-e-tecidos_1328236
Dedico este blog ao meu Transplante Pulmonar que me salvou a vida, no dia 9 de Maio de 2005 e ao meu Transplante Renal com dador vivo, no dia 25 de Março de 2015, ambos realizados no Hospital Juan Canalejo, na La Coruña, em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)
SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009
SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)
SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)
TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)
TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar
Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.
Sem comentários:
Enviar um comentário