domingo, 27 de março de 2011

É vergonhoso que ainda continuem a colocar este tipo de notícias e comparaçoes pois a VIDA DAS PESSOAS NAO TEM PREÇO! OU TEM? Sandra Campos

Transplantes pulmonares custam o dobro quando feitos em Espanha a doentes portugueses

27 de Março de 2011, 10:18

Cada transplante pulmonar realizado em Espanha a doentes portugueses custa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) 120 mil euros, o dobro do que custa quando é feito em Portugal. Fonte do Departamento de Qualidade na Saúde da Direção-geral da Saúde (DGS) revelou à agência Lusa que entre 2006 e 2010 foram transplantados em Espanha 21 doentes, dos quais cinco faleceram após a intervenção.
Trata-se de doentes portugueses que precisam de um transplante de pulmão, mas que não conseguem obter resposta no SNS.
Em Portugal, apenas o Hospital de Santa Marta, em Lisboa, realiza transplantes pulmonares: 10 em 2010.
Mas a falta de meios, nomeadamente de pessoal altamente especializado, como o que é necessário para este serviço, inviabiliza algumas intervenções e os doentes, também por isso, são encaminhados para Espanha, com quem Portugal tem um acordo nesta área.
A transferência de doentes custa, no entanto, muito mais ao SNS.
Segundo José Fragata, diretor do serviço de cirurgia cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, um transplante pulmonar custa cerca de 50 mil euros. Esse valor aumenta para mais do dobro quando é realizado em Espanha: 120 mil euros.
Em 2009, o Estado português gastou 850 mil euros nestas transferências, segundo dados oficiais.
@Lusa


Fonte: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1140137.html

Observaçao:
Dá vontade de dizero " O barato sai caro!"
Está na lei que quando um país nao dá resposta, o doente tem direito a escolher outro país e hospital. O problema é que muitos doentes nao o sabem e continuam a haver mortes em Portugal à espera de um transplante (em especial o transplante pulmonar) que nunca chega! A vida nao tem preço!
Sou transplantada bi-pulmonar por Fibrose Quistica (doença herditária e degenerativa) e foi Espanha (Hospital JUan Canalejo, La Corunha) que me salvou a vida.



Um abraço a todos,
Sandra Campos
http://transplantes-pulmonares.blogspot.com/

10 comentários:

  1. Olha-me esta "filhaputice" que saiu na net? Como se o dinheiro dispendido na saúde das pessoas não fosse o mais bem gasto de todos?

    ResponderEliminar
  2. doentes doença FQ sofre muito anos morrer niguem quer saber sofrimento doentes falo gastos resto gastos futebol e etc mais bem gastos nisso

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não foram ver os gastos dos doentes transplantados em Portugal, com internamentos e cirurgias pós-transplante devido à qualidade do serviço prestado em Portugal não se aproximar sequer da média em Espanha?! Gostava de ver esses dados publicados. Gostava também de saber quantos dos 10 transplantados em Portugal em 2010 ainda estão vivos? Notícias destas não deviam ser publicadas, os jornalistas deviam ter vergonha na cara por se venderem desta forma a um governo que só olha para o seu próprio bolso!

    Deixem-me adivinhar a próxima notícia: " Os culpados da crise em Portugal afinal são os DOENTES! São os TRANSPLANTADOS a quem apeteceu substituir um orgão apenas por LUXÚRIA!

    RIDÍCULO! Jornalistas: deviam esconder bem a cabeça na areia. Se querem publicar verdades, investiguem, não assumam o que vos dão como garantido...

    ResponderEliminar
  4. Animo na luita Sandra.

    Xa deixei na noticia o seguinte comentario:
    Son español e fico en lista para trasplante pulmonar en españa, o meu lado tenho un compañeiro portugues que está a ser tratado mesmo como si fose daquí e síntome orguioso delo. ¿Porqué non publican que hai persoal médico eiqui na Coruña aprendendo as técnicas? Eiquí levamos mais de 10 anos de trasplantes e levamos mais de 300, por so 10 en Portugal, quen terá mellor criterio para fixar o precio? O custe dos medios e o mesmo para un español eiquí que para un portugues. Quizá o que é caro e tirar 50.000 euros para non obter bos resultados. É triste que alguen sexa capaz de publicar unha noticia asi.

    ResponderEliminar
  5. Talvez seja o custo de 120.000 euros de um transplante pulmonar, que faça falta nos bolsos dos corruptos que governam o nosso país e aos quais os jornalistas ainda dão cobertura para notícias destas, por isso andam a enganar e a empatar o meu filho que é um jovem com 38 anos com silicose/fibrose pulmonar desde 2002 e à espera de um transplante, apesar de Corunha já ter parte do processo dele.BRAVO Sandra pela coragem de mostrar como está o nosso SNS.
    Um beijo carinhoso
    Alda

    ResponderEliminar
  6. É vergonhoso falar em dinheiro quando se trata de salvar VIDAS. Eu também sou uma das que teve a sorte de poder ser transplanta (bi-pulmonar) na Corunha. Os médicos são excelentes profissionais dipostos a trabalhar dia e noite e as estatisticas comprovam o sucesso... Como é possivel Portugal dar resposta a tantos doentes? Imaginem que na Corunha se chegam a fazer 10 por mês e o Dr Fragata fica todo orgulhoso com 10 por ano... E quantos morreram à espera do Transplante?? Isso já não interessa... Quantos ficaram pelo caminho porque o "motor" não estava bom? É ridiculo este pais em que vivemos... Ah outra questão: PORQUE FOI O IRMÃO DO JOSÉ SOCRATES TRANSPLANTADO NA CORUNHA???? Por favor não falem em dinheiro quando se trata de salvar VIDAS... Não há dinheiro que pague a qualidade de vida que ganhamos após o transplante... Deixem trabalhar quem sabe e quem tem experiência e acima de tudo deixem viver quem precisa... Já chega de burocracias...
    Célia Pereira

    ResponderEliminar
  7. e revoltante ver uma noticia destas,salvar uma vida humana não tem preço,Portugal ainda tem que investir muito para alcançar números satisfatórios na área dos transplantes pulmonares. Em Portugal só ouvimos falar somos os primeiros nos transplantes hepáticos,somo os segundo em não sei mais que,mas onde esta a discussão sobre aqueles em que estamos mal? ou será que neste pais os transplantes pulmonares não merecem ser debatidos,existem jovens que todos os dias lutam para sobreviver ,para alcançar o tão ansiado transplante pulmonar que lhes salve a vida....aproveitem sim para falar dos ordenados milionários que certos senhores recebem e que levam este pais a ruína.... Um bem haja a Espanha por o sucesso que temam,e com o qual Portugal pode aprender muito,se tiver humildade para tal. Governo tem que investir mais para dar ao hospital português melhores condições,quer a nível humano(mais médicos especializados em transplantes pulmonares) assim como em infraestruturas.muito teria p dizer
    Helena Ribeiro

    ResponderEliminar
  8. Hola Ivan,

    Afortunadamente el espirito sobre este tema en España, en especial la Coruña, es más elevado y son capaces de darnos ánimos a nosotros portugueses que hemos pasado por la dura experiencia de dejar nuestra familia, nuestra casa, para trasladarnos a Coruña en busca de una solución que Portugal no nos ofrece.

    He publicado tu artigo que está muy perspicaz y a la vez muy solidario con todos nosotros.
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com/2011/03/e-vergonhoso-que-ainda-continuem_27.html

    Gracias por todo tu apoyo.
    Un abrazo,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar
  9. Na Doação de Órgãos, ato de extrema caridade, não entram as palavras inveja, preço e preconceito.

    Abraços a Sandra e Ivan, aos demais irmãos portugueses e espanhóis,
    Fernando Cezar P. Santos

    ResponderEliminar
  10. Com muita pena minha, sei o que isso é, ter ma pessoa que ir para o estrangeiro para de tratar? Ja agora só falam de quanto custa um doente pata se tratar?
    Porque não falam nos custos dos nossos médicos que vão para la aprender? E já agora, aprender o que??? Se cá não fazem nem 5% das cirurgias que fazem la? So se forem para la aprender a gastar dinheiro? Depois claro que as custas são muitas, apesar de pagarem os tratamentos dos doentes, também pagam aos médicos para la estarem,"aprender".... Só se for a gastar o nosso dinheirinhoooooooo Beijinhos Sandra
    Humberto Ribeiro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar