terça-feira, 29 de março de 2011

Testemunho - Sem Tabus ou Preconceitos

Foto: Iñaki Zabaleta Picó no Hotel de Pacientes (La Coruña) pós transplante bi-pulmonar.


É exactamente assim que devemos ler este testemunho deste homem de 48 anos, nascido a 31 de Julho, filho de uma galega e de um canário e descendente de Vascos.
Desta mistura explosiva nasceu o  Iñaki Zabaleta Picó.
Somos uma família de lutadores – “Tenho uma irmã transplantada renal e outra que superou o cancro da mama, um irmão com 39 anos que trabalha numa fábrica de madeira e foi-lhe diagnosticado uma “pneumonia organizada criptogénica”.
Eu apanhei o vírus do VHS em 1984” – seguia a contar sempre a sorrir – “Tinha um negócio numa discoteca e admito que fumava muito. Comecei a fumar aos 15 anos e cheguei a fumar 3 a 4 pacotes por dia! – “Por isso digo que a lei anti-tabaco é fantástica!”


Em 1997 uma pneumonia mal curada obrigou-o a deixar de trabalhar de noite e piorou a olhos vivos entre 1997 e 2002.

Andou de hospital em hospital e só em 2004 lhe diagnosticaram uma EPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica) causada por Bronquiectasias em ambos os pulmões. As infecções começaram a ser de repetição por ter apanhado uma bactéria resistente (pseudomona) que lhe foi destruindo os pulmões de forma irreversível até ficar 24h dependente de oxigénio.

Em 2008 tomou a decisão de avançar para o Transplante Pulmonar. Foi rejeitado em Madrid e o seu pneumologista falou com o Dr. Borro e foi trasladado para a Corunha onde finalmente a 1 de Novembro de 2010 – um dador anónimo e compatível salvou-lhe a vida – “Tenho 2 pulmões novos e sinto-me física e psicologicamente com vontade de sacar o lado positivo da vida”.

A fisioterapia foi muito dura mas melhorei muito antes do transplante – “Estava forte!” – Conta emocionado – Foi no dia que menos esperava que a Covadonga me telefonou para Oleiros (povo mesmo ao lado da La Coruña – Telefonou-me às 12horas e depois voltou a telefonar-me para confirmar-me que os pulmões do dador estavam bons. Ingressei às 13 horas e às 22h já tinha um pulmão e às 2 horas da madrugada já estava na UCIR.

Foi operado por 5 cirurgioes toraxicos. Esteve 7 dias na UCIR e ao vigésimo dia já estava a caminhar. No dia 22 de Dezembro já estava em casa com a sua irmã. Os primeiros dois dias na UCIR foram críticos mas ao final do segundo dia começou a recuperar.

Tem uma cuidadora, mais ou menos há um ano, que veio de Lanzarote, já antes do transplante para o ajudar na vida diária – A Mina – “grande amiga!” – exclama – “Era muito frustrante não ser independente e não conseguir fazer a minha higiene diária.

Teve um namorado há 5 anos atrás – “Agora o meu namorado são os meus pulmões” - afirma rindo-se - “Tenho que querer-me e cuidar-me muito” – continua com aquele sorriso contagiante – “Abrigar-me do frio e tomar sempre a medicação”.

O que quero da vida? – “Jogar ao “Yo-Yo” - Eu, Eu, Eu! - Ser egoísta, desfrutar da família, voltar a fazer desporto – ginásio, rugby, natação, cozinhar, conduzir, correr, praia...

"Tenho um treinador em casa que me faz pilates e dá-me muito apoio psicológico e ajuda-me a passear a cadela" – Descreve – "Devemos evitar os hospitais pois são locais com muitos vírus e bactérias nocivos para a saúde de um transplantado".

Entende-se que já sofreu gostos e desgostos de amor e que a vida deu-lhe uma segunda oportunidade e como tal há que há que ser positivo e disciplinado.

Deixou para trás uma vida bem agitada entre a Alemanha e a Inglaterra onde esteve, primeiro a estudar, e depois também por motivos de trabalho. 

Trabalhou em Restauração e Hotelaria – “Gosto muito do contacto com as pessoas e aprender línguas novas”.

Neste momento estão a ajustar-me a medicação e ainda estou à espera para voltar para casa – Já tenho saudades de Las Palmas de Gran Canária – Um bonito arquipélago no meio do Atlântico.

 Podem ver a anterior noticia do Iñaki neste link http://transplantes-pulmonares.blogspot.com/search/label/Transplante%20Pulmonar%20com%20HIV

NOTA IMPORTANTE: Acabei de falar com o Dr. Borro e pediu-me para colocar esta nota muito importante nesta reportagem: Este transplantado NAO TEM SIDA mas sim o virus VIH (ou HIV). Ou seja é portador do virus mas a doença nao se manifesta no seu organismo pelo que foi possivel entrar na lista do Juan Canalejo e fazer com sucesso o duplo Transplante Pulmonar que tanto necessitava.

Sandra Campos

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar