domingo, 26 de junho de 2011

Noticia chocante Correio da Manhä - ""Hospitais da Universidade de Coimbra lideram os transplantes"

Quem tiver curiosidade em ler o tal artigo do CM, pode fazê-lo em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/centro-e-a-regiao-do-mundo-com-mais-dadores

Salta à vista um erro... refere-se que o Alex foi transplantado em 2004, certo?! Logo não pode ter a idade que lhe atribuiram, o "actualmente com seis anos" está obviamente errado e além disso, não se percebe pela leitura do artigo, o verdadeiro ponto dramático em que  nos encontramos!

Neste momento existem três listas de espera, uma, a real e conhecida e que penso ter 9 crianças, outra a das crianças em espera de ... entrar na lista de espera e que tem outras 9 crianças. O absurdo é que agora existe outra lista, a das crianças com problemas hepáticos graves e que não podem ser referenciadas por o programa estar suspenso...

Começamos a ficar inquietos, será que alguém terá de morrer para o país acordar?!
Fonte: http://lutarateviver.blogspot.com/2011/06/lista-de-espera-para-entrar-na-lista-de.html

Uma noticia do Correio da Manhä que chega a ser chocante só de ler o cabeçalho!
"Hospitais da Universidade de Coimbra lideram os transplantes? É assim tao fácil falar-se em transplantes de forma genérica. Sempre as mesmas comparaçoes com Espanha nas quais somos sempre os melhores!
Nesta reportagem bastante chocante pelos aspectos que referencia o pai do Vitor Alexandre (Livro Lutar até Viver) há ainda a agravante de nao se falar dos transplantes pulmonares e das pessoas que a Unidade de Coimbra regeitou e às quais nao lhes deu hipotese de escolha a nivel de centro hospitalar para ser transplantada (podem ver aqui no blog a reportagem-video da Elisabete Boviao). 
Depois de ter feito 6 anos do meu transplante pulmonar (realizado na Corunha) ainda continuo a ser proibida de contar as minha história por entidades ligadas aos transplantes em Portugal. Parece que afinal toda a competência e bons resultados de Espanha continuam a dar "dor de cotovelo" a estes responsáveis que se esforçam por todos os meios por colocar nas palavras e boca dos jornalistas que somos os melhores e continuar a tapar o sol com a peneira!
Sandra Campos


Correio da Manha (26.06.2011)

Órgãos: Hospitais da Universidade de Coimbra lideram nos transplantes

Centro é a região do Mundo com mais dadores

Portugal foi um dos países do Mundo onde se realizaram mais colheitas de órgãos em 2010, voltando a ultrapassar a barreira dos 30 dadores por um milhão de habitantes. De acordo com o relatório anual da Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantação, foram colhidos 926 órgãos nos hospitais portugueses.

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) são uma das unidades mais activas na área da transplantação. "Em 2010 fomos um dos hospitais que mais transplantes fez no País. Temos 162 transplantes de rim, 28 de coração, 155 de córnea, 151 de osso, 53 de fígado e 27 de medula. Fomos quem mais transplantou a nível nacional em rim, coração e osso. Por exemplo, a nível da transplantação cardíaca, só a equipa do professor Manuel Antunes transplantou mais do que as outras três unidades nacionais juntas", explicou Fernando Regateiro, presidente dos HUC.
Os dadores portugueses são cada vez mais velhos: em 2010, 34 por cento tinham mais de 60 anos. Ainda assim, no Centro do País os números agradam ao responsável. "É a região do Mundo onde há mais dadores. Ultrapassou a média de Espanha, com 37,8 dadores por um milhão de habitantes em 2010". "Os HUC são a unidade que mais órgãos transplanta em Portugal. São uma escola. Têm uma cultura de transplantação. Um hospital que possa fazer transplantação pode fazer tudo", salienta Fernando Regateiro.
"Em qualquer dos casos de transplantação, estamos a falar de intervenções muito complexas, que exigem elevada diferenciação, muita dedicação e qualidade técnica. Há uma série de apoios e colaborações de outros serviços e especialidades. Quando falamos de transplantação estamos a falar de técnicas de altíssima diferenciação que exigem um hospital altamente qualificado", explica o director dos HUC, adiantando que "todo o processo é de tal modo exigente que envolve grande parte do hospital, com um grau de exigência e prontidão que não é compatível com improvisos".
A lista de espera para estas intervenções tem vindo a diminuir, mas não de forma uniforme. "Depende das colheitas. Os nossos serviços têm triagem de prioridades. Pode haver doentes com anos e anos de espera. Há grupos de histocompatibilidade rara e por vezes é difícil encontrar dadores", acrescenta.
DISCURSO DIRECTO
"FURTADO ESTÁ A COLABORAR", Fernando Regateiro, presidente dos HUC
Correio da Manhã – Emanuel Furtado (único médico com conhecimento para realizar transplantes de fígado em crianças) saiu dos HUC. Continua a colaborar com os serviços?
Fernando Regateiro – Continua, nomeadamente em situações de urgência.
– O serviço ficou afectado com a saída?
– Continuamos a dar resposta às situações que surgem. Estamos a construir condições para que o programa de transplantação hepática continue em Coimbra, a trabalhar como sempre trabalhou. O Dr. Emanuel Furtado continua a fazer as situações urgentes e estamos em diálogo para encontrarmos o melhor enquadramento para ele continuar. Estamos também a construir uma resposta a partir de outros profissionais.
– A ‘escola’ poderá estar perdida?
– De maneira alguma. Temos uma cultura de transplantação que não queremos perder.
O MEU CASO: VÍTOR ALEXANDRE
"VÍTOR É UMA CRIANÇA NORMAL"
Vítor Alexandre submeteu-se a um transplante do fígado quando tinha apenas sete meses. Uma intervenção realizada em Coimbra, pela equipa do médico Emanuel Furtado, em 2004. "Foi um processo muito complexo. Inicialmente, o meu filho foi assistido no Porto e ninguém sabia o que o Alexandre tinha. Foi detectado o problema e estávamos para ir para Bruxelas ou Paris, quando um médico francês nos disse que o Dr. Emanuel Furtado era um dos melhores especialistas do Mundo. Em Coimbra, era a mãe quem ia doar fígado, mas à última hora apareceu um dador compatível que deu a vida ao meu filho e a outra pessoa adulta", explica Vítor Raimundo Martins, pai da criança.
Actualmente com seis anos, Vítor leva uma vida normal. "Está estabilizado e saudável. É uma criança normal. A brincar com outras crianças ninguém nota qualquer diferença", explica o pai. "A fase mais complicada são os primeiros dias após o transplante".
A história de Vítor Alexandre acabou por resultar num livro – ‘Lutar Até Viver’ –, escrito pelo pai. Vítor Raimundo Martins integrou também a direcção da Hepaturix, que representa os interesses de crianças e jovens com doenças hepáticas crónicas. "Em Portugal há nove crianças em lista de espera e outras nove para serem indicadas. Como são intervencionados apenas os casos urgentes, mal o programa de transplantação hepática entre em funcionamento, serão 18", explica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar