segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Portugal - Transplantes renais custam menos 77% por ano do que diálise



12/09/2011 - 12:46

Os transplantes poupam milhões ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e garantem uma maior sobrevivência e qualidade de vida aos doentes. De acordo com um estudo português que vai ser publicado em breve na Clinical Transplantation, os transplantes de rins garantem uma poupança superior a 20 mil euros por doente ao fim do primeiro ano. Ou seja, cada doente gasta menos 76,5% do que gastaria a fazer diálise, avança o Diário de Notícias.

São dados como estes que têm levado os especialistas a criticar o corte aos incentivos nos transplantes, mas sobretudo na colheita, que garante que há mais órgãos para transplantação. Os dados foram divulgados ao DN por Salete Martins, nefrologista do Hospital de Santo António e autora do estudo. "No primeiro ano, em que se faz a cirurgia, com os custos de exames e internamentos, o doente transplantado custa 60 mil euros, mas ao segundo ano o transplante sai mais barato que diálise".

Cada doente em hemodiálise tratamento renal que é a única alternativa ao transplante num caso de insuficiência grave – custa "cerca de 2300 euros por mês, contando com uma média de três sessões semanais de tratamento. Já um doente transplantado tem custos de 550 euros por mês", o que permite reduzir de 28 mil euros para cerca de 6600.

Os ganhos sucessivos atingem " 172 mil euros ao fim de dez anos", refere a médica. Um exemplo: os 573 doentes transplantados do ano passado vão garantir uma poupança de quase cem milhões de euros ao fim de dez anos.

Alfredo Mota, director do serviço de urologia e transplantação renal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, também fez contas semelhantes num estudo anterior.

"Depois do primeiro ano o transplante fica pago. Fiz um estudo com mil doentes e concluí que, em vez de custarem 30 milhões de euros, estes doentes tiveram um custo de apenas 11 milhões num ano. Este é o único transplante em que é possível fazer isto. Nas restantes áreas é uma questão de vida ou morte", diz ao DN.

Um doente transplantado tem custos com consultas, tratamentos imunossupressores para não rejeitar o órgão, entre outros gastos com peso mais baixo que a hemodiálise, que além do tratamento tem custos de transporte, internamentos, acessos vasculares. O médico diz ainda que estes doentes "têm mais qualidade de vida, maior sobrevivência e regressam ao emprego, não ficando horas presos a uma máquina". Há 1955 doentes à espera de rim e dez mil em tratamento listas. São 1955 os doentes que estão em lista de espera para transplante de rim, uma lista que nunca esteve tão curta. Nos últimos anos, têm sido transplantados mais doentes do que os que entram em lista, com o reforço da colheita.

Este ano, com os efeitos da crise e cortes nos incentivos, os responsáveis temem que haja redução. "Já houve um ligeiro decréscimo. Temo que as equipas que fazem colheita possam perder parte do estímulo que tinham para colher, principalmente em unidades sem transplantes", diz Fernando Macário.

Além do presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, também o director do serviço dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Alfredo Mota, defende que se mantenham os incentivos: "Faz sentido as equipas receberem a benesse. Pelo contrário, no caso dos transplantes, muitas vezes eram verbas usadas para tapar buracos noutras áreas".

Esta semana, o ministro da Saúde disse em entrevista que era preciso perceber se o País "pode sustentar o actual número de transplantes" e que não havia "necessidade de haver um incremento no número de transplantes", o que levantou uma onda de indignação por haver questões de vida ou morte e por se pouparem custos com estas cirurgias. No Parlamento, porém, garantiu que "não há qualquer intenção de diminuir o número de transplantes", apesar do corte a incentivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar