Já há quem se tenha disponibilizado para criar um centro para fazer transplantes de fígados em crianças, algo que não se faz em Portugal desde Julho. Desde aí, que os mais pequenos são encaminhados para Madrid. O Governo anunciou que o país voltará a ter uma solução para estes casos em breve.O presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, Fernando Macário, adiantou hoje, em declarações ao PÚBLICO, que Eduardo Barroso, director do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação do Hospital Curry Cabral, “já se manifestou pronto para avançar com a criação de um centro para transplante hepático pediátrico em Lisboa, em articulação com os hospitais de Santa Maria e Dona Estefânia”, um projecto que, na sua perspectiva, deve “ser devidamente apoiado e avançar rapidamente”.
“Há muitas crianças transplantadas em Portugal, que têm de ser devidamente acompanhadas”, frisou Fernando Macário, que disse não dispor de dados que lhe permitam comentar o caso da criança de dois anos que, segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, morreu em Espanha, enquanto aguardava um transplante de fígado no Hospital de La Paz, em Madrid.
O estabelecimento de um protocolo com o hospital madrileno – onde já foram transplantadas três crianças desde Outubro – foi a solução encontrada depois de o único cirurgião de transplantes hepáticos em Portugal, Emanuel Furtado, ter deixado de os fazer, alegando falta de condições técnicas para a concretização do programa de transplantação, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Durante quase um ano – e apesar de ser, já, quadro do Instituto Português de Oncologia – aquele cirurgião fez vários transplantes pediátricos nos HUC. Só depois de a colaboração ter terminado, como previsto, em Julho, é que os HUC e o Ministério da Saúde decidiram recorrer a Espanha. Em declarações à RTP, hoje, o secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, assegurou que “brevemente voltará a haver transplantes pediátricos hepáticos em Portugal” e assegurou que “o Estado português vai encontrar uma solução duradoura” para o problema.
Por sua vez, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou no Porto que é intenção do Governo criar um centro de transplante hepático pediátrico em Coimbra.
O PÚBLICO tentou contactar Eduardo Barroso, sem sucesso.
Notícia actualizada às 18h39Fonte: http://www.publico.pt/Sociedade/ja-ha-propostas-para-criar-centro-para-transplante-hepatico-pediatrico-em-portugal-1523065

Sem comentários:
Enviar um comentário