
Emanuel Furtado (ao centro) compromete-se a formar profissionais para realizar transplantes
A criança de 14 anos que anteontem foi submetida ao primeiro transplante de fígado desde o reinício do programa no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra encontra-se bem e está a evoluir favoravelmente.
"Está consciente, está extubada, portanto já está em ventilação espontânea, que são dois importantíssimos e excelentes indicadores de que está a evoluir bem", disse ontem o cirurgião Emanuel Furtado, líder da equipa que realizou a cirurgia. A operação durou 12 horas.
A menina, operada nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), já foi transferida para o Hospital Pediátrico, onde ficará nos cuidados intensivos e sob vigilância apertada durante três semanas. Segundo Emanuel Furtado, a intervenção foi "tecnicamente muito difícil" mas correu bem. "A primeira barreira e o passo mais importante foi ultrapassado com sucesso, mas nos dias seguintes surgem por vezes complicações que podem comprometer o sucesso final, mas por enquanto está tudo a correr bem", garantiu o cirurgião.
Emanuel Furtado, actualmente o único cirurgião em Portugal a fazer transplantes hepáticos pediátricos, reafirmou o seu compromisso em formar outros profissionais que, em caso de necessidade, possam substituí-lo. "Mas isso não se faz de um dia para o outro", referiu, ao prever um prazo de dois a três anos para a formação. "A casuística é pequena e isso representa sempre uma dificuldade. Imagine--se que em 12 transplantes por ano a técnica mais complexa é executada em dez casos. Se forem dois cirurgiões são cinco para cada um. Assim, não se atinge a autonomia". É também por essa razão que o médico está contra a abertura de um outro centro em Portugal, defendendo ao invés a colaboração do centro de Coimbra com outros países.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/menina-operada-esta-a-evoluir-bem
Sem comentários:
Enviar um comentário