segunda-feira, 23 de abril de 2012

Espanha aprova reformas para poupar 7.000 milhões de euros na Saúde


23/04/2012 - 08:47

O Governo espanhol anunciou que aprovou na passada sexta-feira uma “reforma ampla e completa” que poupará até 7.000 milhões de euros nos gastos do sistema de saúde, procurando garantir a sua “sustentabilidade e viabilidade” futura, avança a agência Lusa.

Ana Mato, ministra da Saúde, explicou aos jornalistas depois da reunião de Conselho de Ministros que se trata de uma reforma difícil e que “exige sacrifícios equitativos” aos cidadãos, mas que é necessária para responder ao défice de 16 mil milhões de euros no sector.

“Garantimos a universalidade da saúde para todos os espanhóis mas vamos acabar com os abusos que fazem alguns estrangeiros”, disse.

Mato detalhou algum dos “abusos ilegais” que cidadãos estrangeiros fazem do sistema, como o acesso a um cartão de saúde simplesmente por se registarem no Padrão Municipal dos municípios espanhóis, processo que exigirá agora novos requisitos.

Segundo afirmou, alguns cidadãos não comunitários registam-se no padrão municipal e depois registam os seus familiares, mesmo que não vivam no país mas que depois viajam até Espanha apenas para os tratamentos médicos.

A ministra criticou ainda o que se define actualmente como “turismo sanitário”, que o Governo estima que custa aos cofres do Estado espanhol até mil milhões de euros.

Assim, a medida adapta uma norma europeia para resolver um erro pelo qual não se pode facturar a atenção médica dada anualmente a 700 mil cidadãos comunitários pelo sistema de saúde espanhol.

Entre as medidas aprovadas na passada sexta-feira inclui-se a introdução de taxas moderadoras para os medicamentos, determinadas em função dos rendimentos e que abrangerão todos os cidadãos, incluindo pensionistas (até aqui isentos).

Passarão a pagar uma média de 10 por cento dos medicamentos, com um máximo de entre oito e 18 euros, ficando isentos apenas os que estejam desempregados e sem receber subsídio.

“Queremos que contribuam mais os que mais têm para que os que não têm contribuam pouco ou nada”, disse, afirmando que quem tenha rendimentos de mais de 100 mil euros pagará 60 por cento dos custos dos medicamentos.

O Governo cria ainda as bases para uma carteira de serviços comuns que procura eliminar as diferenças que actualmente existem entre as várias comunidades autónomas (que têm competências na área da saúde).

Será alargada a Plataforma Centralizada de Compras para fármacos e tecnologia, fomentado o uso de genéricos e a adaptação das embalagens aos tratamentos.

“Em Espanha atiram-se anualmente para o lixo 3.800 toneladas de medicamentos e esse é um valor em crescimento. Isso torna necessário tomar medidas”, disse a ministra, explicando que se exigirá “às empresas farmacêuticas que adaptem as embalagens ás durações dos tratamentos”.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/23-04-12/espanha-aprova-reformas-para-poupar-7000-milhoes-de-euros-na-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar