segunda-feira, 23 de abril de 2012

SNS posto em causa pela "agiotagem, o compadrio e a submissão" e não pelas "dificuldades orçamentais"


23/04/2012 - 09:02

O histórico militante socialista António Arnaut defendeu que a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não é posta em causa pelas “dificuldades orçamentais”, mas pela “agiotagem, o compadrio” e “a submissão” aos grandes grupos económicos, avança a agência Lusa.

“A agiotagem, o compadrio, a submissão aos grandes grupos económicos e a falta de sensibilidade social é que põem em causa a sustentabilidade do SNS e demais conquistas de Abril”, afirmou o fundador do SNS, que falava no sábado, em Penela, durante a homenagem que lhe foi promovida pelo jornal ‘Região do Castelo’, em colaboração com a Câmara de Penela.

Reconhecendo que o país “tem de pagar aos credores”, Arnaut salientou que, no entanto, não se pode "esquecer que os Estado tem outros credores mais legítimos – os seus cidadãos e contribuintes”.

Todos são, de facto, “credores do Estado pelos direitos arduamente conquistados: à saúde, à educação, ao trabalho, à reforma e às outras prestações sociais”, sublinhou.

Portugal vive, “por erros próprios e contaminação da crise internacional, provocada pelos especuladores, um período de grandes dificuldades”.

Mas, defendeu António Arnaut, “só haverá paz social se o sacrifício for equitativamente repartido por todos” e desde que “não haja subterfúgios nem ´offshores´ por onde escapem as grandes fortunas e os magnatas da alta finança”.

Numa mensagem dirigida ao homenageado, publicada no sábado pelo quinzenário ‘Região do Castelo’, o Presidente da República (PR) afirma que “não é possível quantificar a importância do Serviço Nacional de Saúde”.

Graças ao SNS, “milhares de vidas se ganharam, milhões de seres humanos beneficiaram de mais e melhores cuidados de saúde, em condições de justiça e igualdade”, escreve Cavaco Silva, na mensagem.

A justiça “representa, de facto, o pilar essencial do SNS”, sublinha o PR, considerando que, para isso, “pesou a formação jurídica de António Arnaut, mas sobretudo a sua vocação humanista, o seu exemplar empenhamento cívico”.

Poucas reformas existem em Portugal “tão ligadas ao nome de uma pessoa”, salienta ainda o PR, reconhecendo que “a ele se deve, sem dúvida, o impulso político decisivo” para que o país “passasse a dispor de um serviço de saúde universal”.

Na homenagem, no pavilhão desportivo de Penela, participaram, Almeida Santos, presidente honorário do PS, António Campos, co-fundador do PS, os presidentes das câmaras de Penela, Coimbra, Castanheira de Pera, Góis e Guarda, o presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Isaías Pádua, o secretário-geral da UGT, João Proença, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, e o secretário de Estado Paulo Júlio, também, como o homenageado, natural do concelho de Penela.

Barbosa de Melo, Alberto Martins, Strecht Ribeiro, Gomes Canotilho, João Cravinho, Kalidás Barreto, Rui Alarcão, Vital Moreira, Castanheira Neves, Sá Furtado, Garcia Pereira e Arnaldo Matos também estiveram presentes no almoço e sessão de homenagem que se prolongou até ao final da tarde.

Mário Soares, Fernando Lima, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, e António José Seguro (que se fez representar pelo secretário nacional para a organização do PS, Miguel Laranjeiro), entre outros, também enviaram mensagens.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/23-04-12/sns-posto-em-causa-pela-agiotagem-o-compadrio-e-submissao-e-n

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar