quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Portugal - Associação quer fibrose quística no Programa de Diagnóstico Precoce. E porque nao o ratreio Pré-Natal em FQ?



A Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ) defendeu esta quarta-feira a inclusão de um rastreio neonatal da doença no Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, tal como já acontece com o teste do pezinho, avança a agência Lusa.

Em Portugal estão identificadas cerca de 300 pessoas com fibrose quística (FQ) mas a associação estima que a doença afecte perto de 1.500. Associada a uma grande morbilidade, alta taxa de mortalidade e uma baixa esperança média de vida, a FQ é uma doença rara e genética, de evolução progressiva e que afecta múltiplos órgãos e sistemas, como o pulmonar.

No entanto, “se a doença for detectada o mais cedo possível, as consequências são menos graves, o tratamento é mais simples e com muito menos mazelas permanentes”, sublinhou o presidente da associação, Christian Andersen, em declarações à agência Lusa.

Para a associação, a forma mais simples de detectar precocemente a doença seria incluindo-a no Programa Nacional de Diagnóstico Precoce que actualmente já “é feito para uma série de doenças”.

Quando não são diagnosticadas e tratadas desde cedo, as doenças decorrentes da FQ agravam-se, como é o caso dos problemas pulmonares ou de subnutrição: “Aparecem indivíduos que nos primeiros anos de vida têm uma fibrose quística pouco forte e por isso é não logo identificada. Mais tarde, quando é descoberta, já têm graves mazelas, principalmente nos pulmões”, sublinhou.

O presidente da instituição recordou que na Europa os países que não fazem este rastreio são a excepção.

De acordo com a associação, o diagnóstico é baseado em critérios clínicos e em exames complementares simples, razão pela qual defendem que “se devia aproveitar a boleia do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce e incluir o rasteiro da FQ”.

Esta quarta-feira, a ANFQ realizou um encontro para discutir as suas principais preocupações, como a importância de criar um Centro de Referência de FQ no Hospital de Santa Maria.

O presidente da associação revelou à Lusa que na próxima segunda-feira deverá reunir-se com responsáveis do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (no qual se inclui o Santa Maria) para discutir este projecto.

Christian Andersen lembrou que os doentes de FQ precisam de estar em quartos individuais assim como de salas de consulta e de fisioterapia adaptadas às suas necessidades, devido à fragilidade dos seus pulmões.

Para o presidente da associação, a instalação de um centro de referência “é mais uma questão oficial do que uma questão de custos”, uma vez que o Hospital de Santa Maria já tem as equipas técnicas e o espaço para instalar este serviço.

Outro dos temas esta quarta-feira discutidos foi a falta de dadores de órgãos. "Nos primeiros seis meses deste ano (até 30 de Junho), foram realizados 10 transplantes de pulmões no Hospital de Santa Marta. No segundo semestre, contabilizando até agora, foram feitos apenas dois", lamentou Christian Andersen, citando dados esta quarta-feira fornecidos por uma das directoras daquela unidade hospitalar.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/22-11-12/associacao-quer-fibrose-quistica-no-programa-de-diagnostico-precoce

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar