terça-feira, 15 de janeiro de 2013

URGENTE - O Gonçalo precisa de Medula (cont)

Partilhem o mais possivel, por favor. EU não posso dar mas TU podes? Então dá, não custa nada, não doi, não ficas doente e SALVAS VIDAS! 
Sandra Campos

Um último esclarecimento

Há agora quem diga que a notícia sobre o recuo do dador é falsa. Não é. Eu mesma entrei em contacto com a mãe que, sem confirmar confirmou, dizendo que não iria continuar a falar deste assunto, que o filho já estava revoltado que chegasse, e que para todos os efeitos o que importava era continuar à procura de um dador para o Gonçalo. Também uma prima do Gonçalo postou no seu blogue que o dador tinha desistido e acabou por mo confirmar, aqui no blogue.
A verdade é que já tinha vindo numa revista (podem ver AQUI) que o Gonçalo já tinha um dador compatível e agora a família continua à procura, revelando por isso que houve efectivamente uma desistência.
O que importa reter disto tudo? Que é preciso continuar à procura de dador. O que desistiu ou outro. O que importa é salvar este miúdo. E os outros, miúdos e graúdos, que esperam dias, meses, anos (se tiverem tanto tempo) por alguém que lhes permita continuar a viver.

E também fiquei a pensar nisto: será que é bom, afinal, fazer tantas campanhas para encontrar dadores, sem lhes explicar detalhadamente o que terão de fazer caso sejam compatíveis com alguém? É que este caso não é único. Quando fui chamada ao Centro de Histocompatibilidade, porque havia alguém com que eu era compatível, perguntaram-me se ainda estaria interessada. Ao que eu respondi, quase em choque: «Ora essa! Então se me inscrevi, como poderia não estar interessada?» As pessoas do Centro de Histocompatibilidade lá me explicaram que havia muitas pessoas que, na hora da verdade, mudavam de ideias.
Posto isto... pergunto-me: não seria melhor ter menos dadores, mas que soubessem realmente o que estão a fazer no momento em que se inscrevem, do que ter imensos dadores (Portugal ocupa o segundo lugar no registo europeu de dadores de medula óssea) mas que depois são, afinal, falsos dadores, pessoas que se inscreveram num ímpeto mas depois, quando chega a hora da verdade, não querem submeter-se aos procedimentos necessários?
Não estou a afirmar que seja melhor. Estou mesmo a perguntar. É um assunto para reflexão. Porque não sei como me sentiria se um filho meu tivesse um cancro, precisasse de um dador, de repente ele surgisse, e depois se desvanecesse. Não sei como será lidar com a esperança e depois levar com o balde de água mais gélida que a da Gronelândia.

FONTE

1 comentário:

  1. A ideia de ter menos dadores assusta-me. Eu inscrevi-me. Já dou sangue desde os 18 anos. Mas ninguém me explicou os procedimentos caso fosse compatível. Acho que nos querem esconder para não assustar. Dizem que é só um "procedimento muito simples". Se é para assustar penso que seria melhor explicar tudo à partida, assustar se fosse o caso mas depois ter dadores REALMENTE informados e não apenas que assinaram um papel de consentimento para entrar na base de dados.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar