sábado, 20 de abril de 2013

Transplantes renais cruzados de dadores vivos podem reduzir número de doentes

19/04/2013 - 08:58

O presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) disse esta quinta-feira, em Coimbra, que o transplante renal cruzado de dador vivo é uma solução para ajudar a baixar o número de doentes renais que aguardam por um rim, avança a agência Lusa.

Em Portugal, segundo o cirurgião Fernando Macário, são realizados entre 450 a 500 transplantes renais por ano, "que não é suficiente para aquilo que se necessita", apesar de percentualmente ser uma das taxas mais altas da Europa.

De acordo com o médico, existem no país 11.500 pessoas a fazer hemodiálise, das quais cerca de 2.000 aguardam por um transplante renal.

"Uma alternativa muito válida para reduzir a lista de doentes renais crónicos passa pelo transplante de dador vivo, o que levou a SPT a lançar a campanha em curso ‘Doar um rim faz bem ao coração'", frisou.

Fernando Macário falava em conferência de imprensa, convocada pelo presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para abordar o duplo "transplante cruzado de rins com dadores vivos" efectuado por aquela unidade, na quarta-feira, pela primeira vez em Portugal.

A "complexa operação" implicou "colheitas de rins, em simultâneo, em dadores vivos, de imediato implantados em receptores cruzados, também em simultâneo", tendo a operação demorado mais de seis horas e envolvido 12 cirurgiões, quatro anestesiologistas, 12 enfermeiros e quatro técnicos, com recurso a quatro salas de operações em simultâneo.

O cirurgião Alfredo Mota coordenou a equipa de 32 profissionais que, entre as 08:30 e as 15:00 de quarta-feira, procederam à colheita e implantação simultânea de rins, intervenção que exige "uma coordenação de equipa perfeita e meios humanos com muita experiência na transplantação renal".

Os dadores foram dois homens e os receptores duas mulheres, que se "encontram bem" nos CHUC, sendo que num caso eram marido e mulher e noutro irmão e irmã, com idades entre os 30 e os 40 anos.

Aos jornalistas, o chefe da equipa disse que os riscos de morte para um dador de rim é de 0,03%, "de tal modo baixo que as seguradoras americanas fazem seguros de vida aos dadores", semelhante ao de uma pessoa que "tem de conduzir o seu automóvel 20 quilómetros por dia para ir para o emprego".

Segundo Alfredo Mota, dos 400 a 500 transplantes que se realizam por ano em Portugal, "só uma taxa que não chega a 10 por cento é de dador vivo, portanto, existe um transplantador vivo muito baixo".

"Posso dizer que nos Estados Unidos a relação é de 50/50, entre cadáver e dador vivo, e em países europeus isso também já acontece", disse o cirurgião, convicto de que a sociedade portuguesa vai assimilar as campanhas de sensibilização.

As cinco unidades de saúde inseridas no programa "Doar um rim faz bem ao coração', em que se insere o CHUC, têm capacidade instalada para realizar, a qualquer momento, a troca de rins entre dois ou mais pares dador-receptor, de maneira a que cada um dos receptores receba um rim adequado e os dadores realizem o seu desejo de doação.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar