quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Portugal aperta ainda mais a lei do tabaco até ao final do ano

10/10/2013 - 14:37

Portugal vai restringir o fumo em espaços públicos antes de avançar com a adopção das novas regras europeias sobre mensagens de alerta de saúde pública ou controlo de substâncias no tabaco, que na terça-feira tiveram luz verde no Parlamento Europeu e agora terão de ser aprovadas no Conselho Europeu, avança o jornal i.

Fonte oficial do Ministério da Saúde disse ao i que a transição da futura da legislação, processo para o qual os estados-membros terão 18 meses, e a revisão da lei de 2007, que o governo já tinha anunciado, são processos autónomos.

Para já, e até ao final do ano, deverá avançar legislação nacional no sentido de restringir o fumo em locais públicos, como restaurantes e bares, até aqui com a possibilidade de terem zonas para fumadores desde que equipadas com aparelhos extractores de fumo. O secretário de Estado Fernando Leal da Costa avançou nos últimos meses algumas das intenções do governo nesta revisão: o objectivo é que a proibição total de fumo em espaços públicos seja gradual, estando previsto um período moratório para que os empresários possam compensar o investimento feito em 2007. A lei nacional deverá seguir os quadros mais restritivos a nível europeu, que só admitem o fumo em instituições psiquiátricas ou ambiente prisional. Por outro lado, prevê-se que esta iniciativa seja acompanhada da comparticipação de medicamentos que ajudem na cessação tabágica. Ideias como a defendida por Paulo Macedo em 2012, numa ida ao parlamento, de que seria proibido fumar em viaturas com crianças a bordo, terão sido postas de parte. Outra proposta avançada foi a redução da oferta de tabaco em máquinas de venda automática.

Segundo confirmou o i, o diploma do governo já foi concluído e será agora enviado aos ministérios, para ser apreciado em Conselho de Ministros até ao fim do ano.

Na terça-feira, o Parlamento Europeu aprovou um pacote de medidas mais amplo no sentido de dissuadir o consumo de tabaco, que está a ser criticado por ter ficado aquém da proposta inicial da Comissão Europeia, que considerou o passo "positivo". Carl Schlyter, do grupo parlamentar Verdes, falou de um dia "vergonhoso para o Parlamento Europeu, porque a maioria de centro-direita fez o que a indústria tabaqueira pedia e votou regras mais brandas". A proposta de directiva na terça-feira aprovada com emendas dos deputados mantém a possibilidade de venda dos cigarros slim e não segue com a ideia de equiparar os cigarros electrónicos a medicamentos, o que tornaria a sua venda mais controlada. Por outro lado, o espaço que a comissão entendia que deveria ser dado aos alertas de saúde nos maços aumenta de uma área de 40% para 65%, mas a meta eram 75%. Os deputados aprovaram a proibição de cigarros com sabor a mentol ou outros como canela, considerados mais atractivos para os jovens, mas não será imediata. Foi estabelecido um prazo de oito anos para saírem do mercado.

A expectativa é que esta nova directiva entre em vigor em 2014.

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar