quinta-feira, 3 de julho de 2014

PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL PODEM OBTER UM NOVO "SOPRO DE VIDA"


Estágio final da doença renal é um problema global de saúde pública com uma estimativa de 2,4 milhões de pacientes em diálise. O número de novos casos está a aumentar (7 a 8 % ao ano), devido ao envelhecimento da população e prevalência de diabetes aumentou.

O projecto Nephron + está a melhorar a vida dos pacientes através do desenvolvimento de um dispositivo de rim artificial "wearable", habilitado com as tecnologias de informação e comunicação para monitorização remota. A doença renal crónica vai afectar uma em cada dez pessoas, em algum momento das suas vidas. Para aqueles que têm o azar de sofrer insuficiência renal, as consequências para a saúde podem ser desastrosas.

Sem tratamento renal é mortal. No entanto, até mesmo os melhores tratamentos não são ideais. Os doentes têm de ser tratados com uma máquina de diálise em casa ou no hospital (clinica), por vezes, tão frequentemente quanto uma vez a cada quatro horas. Os pacientes passam grande parte de suas vidas conectados ao equipamento de diálise. Além disso, a esperança média de vida de uma pessoa na faixa dos 20 anos que sofre de insuficiência renal crónica, é apenas 20 anos, a menos que tenha a sorte de receber um órgão doado.

No entanto, tudo isto poderia alterar. Um consórcio de pesquisa financiado pela União Europeia tem vindo a desenvolver um rim artificial "wearable", que faria o possível para pacientes, em diálise, levarem uma vida mais plena e activa, acrescentando mais 10 a 16 anos à sua esperança de vida.

O futuro da diálise wearable

O néfron + WAKD (Wearable Dispositivo Rim Artificial) está, actualmente, a ser testado em animais e terá que passar por várias rodadas de testes rigorosos em seres humanos antes de estar pronto para ser usado por todos os pacientes com doença renal. No entanto, o projecto chegou a uma fase em que os parceiros comerciais estão prontos para levar a tecnologia para a próxima fase. Com as taxas de insuficiência renal em ascensão e a pressão sobre os hospitais para encontrar tratamentos mais rentáveis ​​e clinicamente eficazes, o mercado de dispositivos portáteis de diálise pode valer tanto quanto um 15 biliões de euros por ano, de acordo com o Dr. Leonidas Lymberopoulos , coordenador do projecto .

As vantagens de diálise usável

O sistema Nephron + funciona como uma máquina de diálise convencional, tendo o sangue do paciente e passa-o através de uma série de filtros, removendo os resíduos que seriam excretados na urina de um paciente saudável e certificando-se que a pressão sanguínea do paciente permanece num nível seguro. O paciente pode ver os dados monitorizados através do seu smartphone. Além disso, os dados podem ser enviados para o médico especialista do paciente, de modo a que sua condição possa ser monitorizada em todos os momentos. Mas o dispositivo "wearable" irá reduzir a oportunidade de que um paciente tem que ir para o hospital para tratamento de emergência, uma vez que a diálise constante é muito mais eficaz do que o tratamento intermitente.

Frank Simonis, gerente técnico de Nephron + explica: "Contínuo, 24/7 de diálise com um dispositivo "wearable" oferece uma extração suave e uniforme de toxinas ao longo do dia, semelhante a um rim natural. Isso melhora a muito condição de saúde e elimina a 'após diálise doença’, síndrome que muitos pacientes sofrem. " Dr. Lymberopoulos sugere que o custo de cuidar de um paciente com doença renal cairá devido à redução na necessidade de receitas médicas, pessoal de enfermagem e os custos de instalação. Redução de custos nos cuidados médicos são esperados para 15.000-20.000 euros/paciente/ano. Com 340.000 pacientes na Europa, isso implica uma poupança anual de 5 a 7 biliões de euros. Mais importante, explica Anastasia Garbi, ex- líder do projecto, "agora o paciente pode levar uma vida mais normal, trabalhando e a exercitar-se sem as longas visitas regulares aos centros de hemodiálise ".

Imagem: © Nanodialysis

FONTE: AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar