quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Fazer o luto de uma vida que morreu.

Foto da internet

[Dedicado a todos os Transplantados]

Dizem que quando queremos que algo de muito bom aconteça, nas nossas vidas, devemos concentrar as nossas energias, apressar o nosso passo e correr, sem parar, sem nunca olhar para trás. E quando nos aparece o inevitável abismo, pela nossa frente, só temos que fechar os olhos e lançar-nos como pássaros porque numa outra vida, bem longínqua, aprendemos todas as artes, dos outros animais, que ao nascer nos esquecemos.

 Todos os afortunados deram o salto. Ninguém sabia o que iria acontecer no escuro e fundo abismo. Apenas tínhamos a consciência de que, como num naufrágio, depois de muito nadar, chegariamos a terra firme. Vamos chamar-lhe “Ilha”.

Nessa Ilha havia várias montanhas. Lá, bem no topo, percebíamos que havia árvores de fruto e cascatas com águas límpidas e cristalinas. Sorrimos! A solução estava em começar a subir essas montanhas. Com um imenso espírito de interajuda, conseguimos, com muito esforço, chegar à melhor parte da montanha. O topo. A vista, lá de cima, era, estranha e maravilhosa. Estranha porque, do lado que havíamos acabado de subir, só se vislumbrava neblina e nuvens negras. Maravilhosa porque , do outro lado, viam-se praias, pessoas a passear, famílias e amigos. Havia uma energia que nos despertava a atenção.

Rapidamente percebemos que, apesar de estarmos em grupo, que haveríamos de ter vontade de descer e conhecer essas pessoas, essas famílias, essas praias e todos os lugares, que dali do alto, nos pareciam tentadores.

Ao fim de uma semana de isolamento no topo da montanha, combinámos começar a descer. Alguns ao descerem perceberam que aquelas famílias que avistavam, do cimo da montanha, eram as suas próprias famílias que os esperavam com imensas saudades. Sentiram-se felizes e aos poucos retomaram as suas vidas, as suas rotinas, os seus trabalhos.

Outros, perceberam que as suas famílias tinham ficado do lado nublado da montanha. Perceberam que teriam que fazer um novo recomeço. Possivelmente procurar uma nova casa, um novo trabalho, uma nova família, ou apenas recomeçarem tudo, sozinhos.

Outros ainda voltaram a subir a montanha porque, apesar de saberem que o caminho tinha de ser em frente, sentiam muita vontade de olhar para trás. Experimentavam saudades de alguns aspectos que tinham deixado naquele lado da montanha. Esses não tiveram tanta sorte pois nunca chegaram a perceber que ao voltarem ao passado, ficariam presos a recordações e a memórias solitárias. Não tinham percebido que o mais importante, quando planaram como pássaros sobre o abismo, era terem sido capazes de largar o que, de forma inevitável, não iriam ter nas suas novas vidas. Não foram capazes de fazer o luto de uma vida que morreu, o luto deles mesmos, que morreram.


Os felizes foram aqueles que, no novo lado da montanha, perceberam que ao fazerem o luto deles mesmos, conseguiriam elevar as suas almas a uma nova, inexplicável e mágica dimensão.

Sandra Campos

1 comentário:

  1. Viver é estar preparado para tudo e não estar preparado para nada! Mas afinal quem somos nós, para querermos parar o tempo no seu decurso!? Precisamos de definir onde queremos chegar, se queremos chegar à "ilha", subir o topo das montanhas que nela se encontram e a nossa obrigação é definirmos que queremos mesmo chegar...queremos ir até ao fim. Deixaremos cair a última gota de suor, mas não paramos. Deixamos a última lágrima molhar o nosso rosto, mas não desistimos. O que fica para trás, enterraremos, porque não vale a pena prendermo-nos a recordações e memórias solitárias.
    A minha saudação respeitosa a todos os transplantados e seus familiares, pela coragem que têm em caminhar sem acusarem cansaço.
    Para ti Sandra, vai todo o meu carinho e um BRAVO, porque me mostraste que "UMA VIDA É POUCO PARA TI". É pouco para ti, para o Marco Caseiro, para muitas Sandras e muitos Marcos. Obrigada.
    Um beijo
    Alda Caseiro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar