domingo, 3 de maio de 2015

Uma verdadeira aventura para fazer níveis de 2 imunossupressores em Lisboa.

Pavilhão pré-fabricado para analises no Hospital Curry Cabral em Lisboa 2015. 

1º Dia – 4ª feira, dia 6 de Maio.
Como sabem, nós transplantados necessitamos de fazer de forma regular níveis (doseamento) dos imunossupressores que tomamos desde o primeiro dia do transplante.

Depois de ler o empolgante titulo da noticia do jornal Voz de Galicia http://transplantes-pulmonares.blogspot.pt/2015/05/la-mejora-de-la-sanidad-portuguesa-hace.html
 – “A melhoria da sanidade portuguesa faz decair o convénio com Galicia (...) a nível dos transplantes pulmonares” tive a oportunidade de experimentar esta duvidosa melhoria num aspecto tão simples como tirar sangue para nivelamento dos imunossupressores no sangue.

Neste momento tomo Advagraf (tacrolimus) e o Certican (Everolimus). O Advagraf não me pode ser fornecido pela farmácia do hospital de Santa Maria, apesar da boa vontade e esforços da minha médica de peneumologia, porque houve um concurso e quem ganhou o fornecimento do tacrolimus para Santa Maria foi uma marca de genéricos.

Se tomasse o Prograf (tacrolimus) que tem genérico ainda teria que aceitar a passagem para o genérico mas quando me receitam o Advagraf, que não tem genérico, já fica um pouco difícil de aceitar que mesmo assim tenha que mudar para um genérico.

Todo este processo de passagem de um medicamento imunossupressor para outro implica fazer níveis (doseamentos) para saber qual a dosagem correcta a tomar diariamente. Por vezes o nível ideial de imunossupressão não é conseguido apenas com uma análise ao sangue. São precisas várias analises, subir e descer a dosagem do medicamento até se encontrar uma dose que sem mantem igual entre revisões médicas.

Bom mas não ficamos por aqui!

Acordo de manhã bem cedo e dirijo-me, em jejum, às analises do hospital de Santa Maria, tiro a senha prioritária esperando que fosse rápido pois tinha que tomar os medicamentos imediatamente a seguir às analises. E o filme começa!

Mandam-me ao balcão central para pagar (ou não) as taxas moderadoras. Coisa que era possível de saber de forma imediata se sou ou não isenta, bastando para tal confirmar com o meu cartão do cidadão.

Vou ao balcão central, tenho que tirar uma senha de espera para ser atendida no balcão central (mais um preâmbulo) e só depois vou ao balcão central, ode finalmente, concluem que sou isenta, assinam os meus papéis de analises e agrafam o ticket de espera.
“Agora já pode ir fazer as analises!” – lá vou eu, novamente dar toda a volta ao hospital para ir às analises.
Chego às analises, mesmo com senha prioritária, tenho que esperar. Finalmente sou chamada!!! Aleluia!

Agora vem o segundo preâmbulo – Só fazem analise do tacrolimus mas não fazem do everolimus. Genial!
No meio de tudo isto, já são 10h e ainda não tomei os medicamentos que deveria ter tomado e continuo em jejum!
Vamos ao terceiro preâmbulo? Lá consigo tomar os medicamentos e o pequeno almoço. Vou à consulta de nefrologia (pelo transplante renal) e fico a saber, apesar da boa vontade da minha médica de nefro e transplante renal, que a analise do Everolimus é feita no Curry Cabral e que só pode ser feita no dia seguinte.
Portanto, tenho uma analise feita da qual ainda não sei o resultado e amanhã tenho que ir fazer a outra analise a outro hospital. O termo de responsabilidade para Santa Maria pedir a analise do everolimus ao Curry Cabral nem sequer é vitalício. Estão a ver o filme? Cada vez que tenha que fazer um nivelamento, tudo isto se vai repetir!!

2ª dia – 5ª feira, dia 7 de Maio.
Acordo de manhã bem cedo e vou para o Curry Cabral. Nem posso acreditar quando vejo que o laboratório de analises é num pavilhão pré-fabricado inundado de pessoas. Senti que estava numa estranha realidade paralela. Este filme não pode estar a acontecer comigo! Mas estava! Cheguei às 8:10h, em jejum, mesmo com senha prioritária, só consegui fazer a analise praticamente às 10h da manhã! Digo que tenho urgência no resultado. Sabem quando é que vou ter o resultado? Na 2ª feira, dia 11 de Maio e tenho que a ir buscar porque segundo comentário da funcionária – “... por email é só no privado para darem nas vistas que apresentam trabalho!” Brincalhona!

Portanto, sou obrigada a passar para um genérico, não posso continuar com o Advagraf e não tenho resultados para transmitir à minha médica de transplante renal na Corunha que precisa saber com urgência que doseamento tem que me dar para fazer esta troca de medicação.

É caso para dizer que realmente estamos muito melhores a nível da sanidade publica portuguesa. E estamos a falar de algo tão simples como tirar sangue!


Alguém quer partilhar as suas experiências ou isto é só comigo?!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar