segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pedidos de Ajuda - pessoas que necessitam de um transplante pulmonar

Este pedido de ajuda merece uma pequena introdução para vos sensibilizar como realmente é importante denunciar as situações:
Este senhor vive nos Açores, tem poucos recursos económicos e uma família numerosa. Quando recebi o seu mail, por coincidência, estava a preparar uma reportagem para a TVI e aproveitei e falei aos jornalistas deste caso. Felizmente houve interesse por parte dos jornalistas da TVI e foram incluídas imagens e o testemunho desta família.
Mesmo assim o processo continuou a arrastar-se e só em 2009 é que o senhor veio finalmente para o continente e encontra-se em Lisboa à espera de uma oportunidade em Santa Marta para ser transplantado aos pulmões.
Perguntam-me porquê em Santa Marta?! Porque apesar de haver na lei portuguesa o "direito do cidadão escolher o país onde quer ser tratado" estranhamente, neste caso, como em muitos outros, não existe uma aprovação para que possa ser transferido para a Corunha.
Resta então esperar por um milagre!
E porquê? Porque desde que se falou pela primeira vez de Transplantes Pulmonares em 2007 na Grande Reportagem da SIC (podem ver mais abaixo nos vídeos deste blog) e foram denunciadas as estatísticas vergonhosas de sucesso pós transplante neste país e os dinheiros investidos na transplantação pulmonar simplesmente desaparecidos houve uma "necessidade" do sistema se unir e provar que está tudo bem neste "cantinho à beira mar plantado".
"Sandra te mando este email para te dizer que tenho acompanhado as tuas entrevistas na sic estou muito feliz por teres feito o teu transplante e tudo ter corrido bem agora a pouco tempo e que eu tenho computador e andei pesquisando na Internet e foi então que te vi la nas tuas entrevistas e descobri o teu email pois eu também já sofro há cerca de 13 anos com um enfizema pulmonar que de ano para ano vou piorando um pouco. Perto de 6 anos que eu uso oxigenio e bipap para dormir. É um tipo de um ventilador e faço oxigenio cerca de 20 horas por dia e tem dias que é todo o dia e com muito sofrimento estamos tratando eu e a doutora a ver se eu também vou a Corunha na Espanha ver se faço o meu transplante. Já andamos nisso a mais de dois anos parece que agora e que eu vou a Lisboa a uma consulta e ai e que vão decidir se eu vou para a Espanha ou não gostava que me dissesses se a segurança social e que paga a estadia para o doente e o acompanhante ou só ao doente porque eu sou pobre se eles não pagarem não sei como vai ser. Eu estou de invalido já há 7 anos recebo pouco dinheiro a minha mulher também é doente passa mais tempo de baixa do que a trabalhar como é que eu posso pagar uma estadia para nós dois em Espanha agora vou parar já te massei muito desculpa a minha forma de escrever mas eu não tenho estudo só a 4 classe faço o o que posso. Sou açoreano da ilha terçeira tenho 47 anos já não sou muito jovem mas se fizesse o meu transplante ainda podia viver uns bons anos na companhia da minha mulher e meus 5 filhos 3 raparigas e 2 rapazes o mais velho tem 23 a mais nova tem 9 aninhos a minha princesa nunca tive o consolo de lhe pegar ao colo correr com ela numa praia tomar banho com ela ou tão pouco ir a uma festa com ela termino te desejando toda a saúde do mundo porque voçe merece depois de ter sofrido o que sofreu voçe merece muita saúde e felicidade na companhia de seu filho e toda a sua família adeus e me responde por favor"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar