Quando uma pessoa fica doente e ainda está a trabalhar tem direito a uma baixa por doença. O que muitos nao sabem é que também têm direito a uma parte do subsidio de férias e do subsidio de Natal. Estive com baixa por doença, por causa da FQ, o tempo máximo permitido e após esse tempo fui chamada a uma junta médica. Por coincidência estava na Corunha e tive que me deslocar a Lisboa, pouco tempo depois do Transplante, para novamente regressar à Corunha.
Näo satisfeitos com a primeia junta médica ainda tive que ir a mais duas juntas médicas e quando lhes perguntei o que iria ficar definido a nivel de pensao porque tenho um filho para sustentar, tive como resposta: "Nao se preocupe, faça uns trabalhinhos manuais".
Hironia do destino estou mesmo a fazer uns trabalhinhos manuais no meu blog http://xanicatrabalhosmanuais.blogspot.com/
A pensao finalmente foi-me atribuida - uma pensao miserável - que nao me permite tem independencia financeira nem casa própria. Tentei recuperar o que tinha direito do subsidio de férias e do subsidio de NAtal mas a segurança social apenas respondeu que já nao tenho direito a nada porque já estou fora do prazo - mais de 2.000€ para os bolsos da segurança social.
Como eu estäo muitos Transplantados Pulmonares com pensoes miseráveis.
Por isso hoje deixo-vos aqui este artigo do Correio da Manhä que, para além de revoltante, dá muito que pensar nas injustiças deste pais.
"379 políticos têm pensão vitalícia. O número de ex-titulares de cargos políticos com pensões mensais vitalícias ascende já a 379 pessoas. E tudo indica que este universo subirá em breve para 385 beneficiários, dado que a Assembleia da República está a organizar os processos de seis antigos eurodeputados. Para já, em 2009, foram dadas reformas para toda a vida a três ex-deputados: Melchior Moreira e Mário Albuquerque, do PSD, e Nelson Baltazar, do PS. As subvenções vitalícias deverão custar este ano, segundo o Orçamento do Estado, 8,35 milhões de euros. Melchior Moreira, ex-deputado do PSD por Viseu, pediu a subvenção vitalícia com 45 anos"
Quase sem comentários...que país!
ResponderEliminarPois realmente terias direito a receber as férias e Natal, a isso chamam-se "prestações compensatórias", que devem ser requeridas no ano seguinte de Janeiro a Junho, findo esse prazo perdem-se os direitos, e no meu caso, como não sou eu que sou a doente mas o meu filho, apesar de eu não poder trabalhar para estar com ele não tenho direito a essas "prestações", mas se estivesse a trabalhar recebia férias e Natal. Trabalhei 11 anos e agora parece que tudo que podem me retiram, e a outros que até nunca trabalharam saiem da faculdade, fazem um estágio a fingir que dão aulas e ficam 1 ano a receber fundo de desemprego!E olham para nós como se estivessemos a "roubar" alguma coisa ao estado!Bem, e então o caso que apresentas é de chorar!!!Olha ainda há pouco seria melhor seres uma drogada do que doente de FQ, terias mais subsidios e apoios!!!Lol!
Como se, ser doente de FQ fosse uma opção de vida!
Por estas e outras situações é que é muito importante as Associações e a informação ao máximo para evitar percas de direitos desnecessárias. Continua. Beijinhos