sexta-feira, 28 de agosto de 2009

As Pensöes de um Transplantado Pulmonar (28.08.2009)


Quando uma pessoa fica doente e ainda está a trabalhar tem direito a uma baixa por doença. O que muitos nao sabem é que também têm direito a uma parte do subsidio de férias e do subsidio de Natal. Estive com baixa por doença, por causa da FQ, o tempo máximo permitido e após esse tempo fui chamada a uma junta médica. Por coincidência estava na Corunha e tive que me deslocar a Lisboa, pouco tempo depois do Transplante, para novamente regressar à Corunha.

Näo satisfeitos com a primeia junta médica ainda tive que ir a mais duas juntas médicas e quando lhes perguntei o que iria ficar definido a nivel de pensao porque tenho um filho para sustentar, tive como resposta: "Nao se preocupe, faça uns trabalhinhos manuais".

Hironia do destino estou mesmo a fazer uns trabalhinhos manuais no meu blog http://xanicatrabalhosmanuais.blogspot.com/

A pensao finalmente foi-me atribuida - uma pensao miserável - que nao me permite tem independencia financeira nem casa própria. Tentei recuperar o que tinha direito do subsidio de férias e do subsidio de NAtal mas a segurança social apenas respondeu que já nao tenho direito a nada porque já estou fora do prazo - mais de 2.000€ para os bolsos da segurança social.

Como eu estäo muitos Transplantados Pulmonares com pensoes miseráveis.

Por isso hoje deixo-vos aqui este artigo do Correio da Manhä que, para além de revoltante, dá muito que pensar nas injustiças deste pais.

"379 políticos têm pensão vitalícia. O número de ex-titulares de cargos políticos com pensões mensais vitalícias ascende já a 379 pessoas. E tudo indica que este universo subirá em breve para 385 beneficiários, dado que a Assembleia da República está a organizar os processos de seis antigos eurodeputados. Para já, em 2009, foram dadas reformas para toda a vida a três ex-deputados: Melchior Moreira e Mário Albuquerque, do PSD, e Nelson Baltazar, do PS. As subvenções vitalícias deverão custar este ano, segundo o Orçamento do Estado, 8,35 milhões de euros. Melchior Moreira, ex-deputado do PSD por Viseu, pediu a subvenção vitalícia com 45 anos"

1 comentário:

  1. Quase sem comentários...que país!
    Pois realmente terias direito a receber as férias e Natal, a isso chamam-se "prestações compensatórias", que devem ser requeridas no ano seguinte de Janeiro a Junho, findo esse prazo perdem-se os direitos, e no meu caso, como não sou eu que sou a doente mas o meu filho, apesar de eu não poder trabalhar para estar com ele não tenho direito a essas "prestações", mas se estivesse a trabalhar recebia férias e Natal. Trabalhei 11 anos e agora parece que tudo que podem me retiram, e a outros que até nunca trabalharam saiem da faculdade, fazem um estágio a fingir que dão aulas e ficam 1 ano a receber fundo de desemprego!E olham para nós como se estivessemos a "roubar" alguma coisa ao estado!Bem, e então o caso que apresentas é de chorar!!!Olha ainda há pouco seria melhor seres uma drogada do que doente de FQ, terias mais subsidios e apoios!!!Lol!
    Como se, ser doente de FQ fosse uma opção de vida!
    Por estas e outras situações é que é muito importante as Associações e a informação ao máximo para evitar percas de direitos desnecessárias. Continua. Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar