A pedido de muitos vou aclarar esta reportagem saida na Revista Visao em 29.07.09.
Como já sabem sou transplantada bi-pulmonar por FQ no hospital J. Canalejo em 2005.
Conheci o Antonio Pinto Sousa em 2008. No dia em que foi transportado para La Corunha em coma induzida desde o Hospital de Santa Maria em Lisboa, por acaso estava eu na La Corunha para mais uma revisao médica.
Os meus médicos do J. Canalejo pediram-me para falar com a familia do António pois estes estavam muito aflitos sem saber exactamente o que era o transplante pulmonar e como seria a recuperaçao.
Foi o que fiz - falei com o nosso 1º Ministro (José Socrates) e com toda a familia transmitindo toda a coragem e fé tao necessárias num momento em que temos um familiar querido entre a vida e a morte.
Felizmente o Antonio foi transplantado e já faz um ano de transplante. Foi transplantado a um pulmao devido a uma Fibrose Pulmonar.
Fomos estreitando amizade e fui transmitindo ao Antonio toda a minha indignaçao pela situaçao em Portugal a nivel dos transplantes Pulmonares. Transmiti-lhe toda a minha vontade de montar uma ASSOCIAÇAO para ajudar os doentes pulmonares e todos os transplantados portugueses, lutando pelos seus direitos. O António ficou muito motivado e temos falado sobre o assunto aos meios de comunicaçao social (curiosamente!) de forma paralela e separados um do outro.
Como já disse anteriormente espero que o António possa ser o Padrinho ideal para este meu projecto juntando a "vontade de fazer" ao "poder fazer".
Deixo-vos aqui mais uma reportagem que desta vez foi dada pelo António à revista Visao e aproveito para deixar aqui alguns comentarios:
- Porque vao buscar medicos a Madrid quando existe um convénio de anos com La Corunha?
- Porque dizem que vao cumprir com os objectivos de transplantes quando na verdade baixaram os objectivos de 30 para 10 transplantes anuais?
Estes sao apenas alguns dos comentarios. Espero brevemente conseguir realizar uma reportagem em conjunto com o António Pinto Sousa. Quem sabe se é desta que o destino nos volta a unir para discutir um projecto comum - A ASSOCIAÇAO!
Sandra Campos
Estou de acordo contigo Sandra . Uma associação deveria criada , de forma a todos nós transplantados conhecermos os nossos direitos , e tambem apra ainda quem espera alcançar esse dia saber o que é e o que realmente vai ser submetido. Dar a conher o centro portugues , mas tambem divulgar dois grandes centros espanhois , no caso de nao haver possibilidade aqui em Lisboa .
ResponderEliminarEsclarece-me só uma duvida , este senhor era Fibrose Quistica ou apenas uma "simples" fibrose pulmonar ? No texto referes as duas .
Beijinhos , Ana Filipa
www.filipatransplante.blogspot.com
Filipa,
ResponderEliminarEstá claro no texto: Fibrose Quistica (EU) e Fibrose Pulmonar (António).
Nao entendo o que queres dizer com dois grandes centros espanhois?!
Estamos a falar unicamente do centro de LA CORUNHA (Hospital J. Canalejo)do qual temos excelentes referencias e resultados pós transplante pulmonar.
Sandra
Sandraalvescampos@gmail.com
http://transplantes-pulmonares.blogspot.com