quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SIC Fatima Lopes - Carta de uma leitora - 17.09.2009

Recebi esta carta que me deixou muito sensibilizada. Muito obrigada pelo seu testemunho.
Sandra Campos

"Olá Sandra:
O meu nome é cláudia. Durante 7 anos e meio conheci bem de perto o drama de
ser doente com fibrose pulmonar.
O meu pai tinha uma fibrose pulmonar idiopática e após este período de tempo
acabou por falecer em 7 de Março de 2009.
Reconheço que ainda estou na fase de exteriorização de fantasmas.....mas
achei que devia dizer algo.
Assim que o meu pai ficou doente, ninguèm sabia (ou melhor queria) dar
informações á familia.....Fui eu que numa busca constante de ajuda pesquisei
na net informações, tratamentos, direitos e ajudas.
Apesar de ter acesso a muitas coisas, já que na familia tenho familiares
médicos a verdade é que me senti só.
Não é fácil ouvir numa 1ª consulta "- esta doença é incurável prossegriva e
a esperança média de vida são de 7 anos......mas anime-se a média não é
ninguém".
Naquele dia deram uma sentença de morte e quase que nos convidaram a baixar
os braços, resignar e esperar pelo desfecho anunciado.
Tenho orgunho em dizer que o meu pai foi um heroi que combateu e acreditou
até Dezembro que podia vencer a doença, fazendo uma vida (quase) normal,
aproveitando as coisas da vida.
Graças á sua força consegui entrar na Igreja no dia do meu casamento com o
meu pai, ele conheceu o seu 1º neto.......
O meu pai era o meu melhor amigo.....e nós os dois faziamos tudo junto,
iamos ás consultas, tratamentos, sempre com esperança ....e quando as coisas
pioravam ele tinha a amabilidade de me mentir sempre que eu dizia "Vai ficar
tudo bem e não deixo que te aconteça nada", respondendo docemente "Eu sei".
No dia de Natal eu soube que o fim estava perto. No espaço de um mês a
qualidade de vida do meu pai piorou muito....quase já não se levantava, o
oxigénio (no máximo) já não lhe dava o sopro da vida.
Nesse dia o meu pai chamou por mim e disse-me "Tens que me deixar ir......."
Choramos os dois e eu menti dizendo que agora já faltava pouco para ser
transplatado (na Corunha por indicação do Hospital de São João no Porto) e
que tudo ia ficar bem......Nas no meu intimo eu sei que me despedi do meu
pai nesse dia....Eu perdi a esperança e deixei-o ir........
O transplante nunca chegou.....
E durante anos eu procurei curas milagrosas, medicamentos experimentais, um
Deus qualquer que me desse um milagre...........
Agora resiganada aceito a partida permatura do meu pai........
Já agora o nome do meu heroi é Duarte Augusto Ferreira Nunes.
Em quase 8 anos de consultas, tratamentos, opiniões e opiniões de opiniões
nunca ninguém me falou da existência de associações de apoio em Portugal. Nem médicos, nem
centros hospitalares.......
A ajuda que obtive veio do Brasil e dos EUA, com guias de ajuda com cuidados
a observar e a explicação que ninguèm parecia interessada a dar á familia.
Hoje, estava a tomar café sem prestar atenção á TV....quando ouvi fibrose pulmonar....os meus sentidos despertaram.....só depois me lembrei que já não interessava....
Como quer que seja.....apesar de ser uma ilustre desconhecida é a 1ª pessoa com quem compartilho a partida do meu pai.
Todas as pessoas amigas acham que aceitei muito bem a morte, que como acompanhei o meu pai estava emocionalmente preparada......
A verdade é que nunca chorei.....A forma de homenagear quem não se deixa vencer pelo imprevisivel é lutar com ele.
Portanto apoio a ideia de criarem uma associação una, forte, que esteja no terreno, junto daqueles que precisam.....
Sendo Advogada de profissão disponibilizo-me para o que precisarem.
Resido em Lousada, que é um concelho do distrito do Porto.....E acredito na vida e nas potencialidades do ser humano......
Obrigada...por me ouvir, por honrar pessoas como o meu pai que sempre lutaram.....mas ás quais o transplante não chegou a tempo...Por culpa de médicos, patéticas burocracias e orgulhos nacionais.
Já agora....na associação que espero ver nascer brevemente, se me permitem uma sugestão - deviam levar a cabo uma iniciativa com doentes diagnosticados, transplantados e MÉDICOS, ENFERMEIROS E PESSOAL HOSPITALAR.....
A ideia era humanizar estes últimos.....a fibrose nãoé uma sentença de morte, nem os familiares do doentes são portadores de uma qualquer doença contagiosa que impeça o diálogo com as familias.....
Talvez observando casos de sucesso estes profissionais tivessem um abordagem diferente....e quem sabe a qualidade de vida dos doentes e familiares fosse melhor....."

2 comentários:

  1. Olá Sandra.
    Depois de ler a carta enviada pela Claudia tenho que admitir que de facto existe muito pouca informação acerca da doença de que padeceu o pai dela. Infelizmente tudo o que ela escreveu é verdade.
    O meu marido também sofre da mesma doença e logo á partida me informaram que nao podiam fazer nada por ele.
    Infelizmente nem todos os doentes têm 7 anos para viverem. O meu marido num espaço de 6 meses piorou de tal forma que ja se encontra em lista de espera para transplante.
    O meu marido é uma pessoa extremamente jovem. Infelizmente estou a chegar á triste conclusao de que a lista até pode existir, parece é que nunca chega à nossa vez...
    Aquilo que gostava de transmitir é que o apoio da familia para esses doentes é fundamental. A doença é muito "violenta" e não dá treguas nunca. Se o doente nao tem apoio da familia é muito complicado encarar o dia a dia.
    A forma que eu encontrei para que os medicos não esqueçam que o meu marido esta doente é lembrar-lhes diariamente que ele esta vivo e que é preciso que viva para poder ver o filho crescer. Digamos que sou uma grande "chata", mas ha que lutar todos os dias.
    Um grande beijo para a Claudia e para a Sandra.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra,

    Hoje vim parar aqui por mero acaso e permitam-me que me junte a vós, pois estamos no "mesmo mundo"! O meu filhote é transplantado hepático, mas ainda feto houve a suspeita de ter fibrose quística....
    Convido-os a visitar o http://lutarateviver.blogspot.com/

    Um beijo especial de todos nós,
    Vitor Raimundo Martins e respectivo clã

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar