A registarem-se picos elevados de novos casos, a linha está preparada para dar resposta ao triplo de chamadas actuais, garante responsável.
A Linha Saúde 24 está preparada para poder responder a 30 mil chamadas diárias quando surgirem picos de novos casos de gripe A. A garantia é do coordenador do serviço, o enfermeiro Sérgio Gomes, que adianta que já está a ser dada formação a novos enfermeiros para estarem aptos a responder aos pedidos de ajuda.
Ao todo, foram contratados 450 enfermeiros para 150 postos de atendimento (numa relação de três turnos por cada posto de trabalho), distribuídos por Lisboa, Porto e Coimbra.
Actualmente existem 150 enfermeiros que garantem o atendimento de 50 postos de trabalho. Em média atendem 4500 chamadas por dia, mas há capacidade para dar resposta a 15 mil atendimentos diários, se for necessário. Segundo o responsável, do total de chamadas diárias, 1000 são encaminhadas directamente para o atendimento específico da gripe A (30 postos).
De todas as chamadas feitas para o serviço, 10% não chegam a ser atendidas. Um número que o enfermeiro desvaloriza. "Neste momento, a linha está com uma eficácia de 90%, o que já é muito satisfatório", adianta Sérgio Gomes.
Em Agosto, a empresa que gere a Linha Saúde 24 mereceu críticas da ministra da Saúde, Ana Jorge, que a acusou de incumprimento do contrato firmado. Também o director-geral da Saúde, Francisco George, reconheceu que a linha apresentava uma taxa de eficácia inferior ao desejável.
"Houve dias de Julho e Agosto em que a linha esteve com uma eficácia abaixo dos 50%", ou seja, com metade das chamadas por atender, reconhece Sérgio Gomes.
A falta de pessoal foi o principal argumento para as dificuldades, pelo que o recrutamento de enfermeiros começou a ser feito ainda no final do mês de Agosto.
A média de 4500 chamadas diárias mantém-se, desde a primeira semana de Setembro, diz o responsável, embora se tenha sentido um aumento significativo - sem especificar números -, nas horas e dias a seguir às notícias que davam conta das duas primeiras mortes por gripe A no País.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1381469
(Por Catarina Cristão)
Sem comentários:
Enviar um comentário