quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vacina para a gripe sazonal esgotada (Fonte: CM 22.10.2009)


Gripe A: Vacinação começa na segunda-feira com 54 mil doses

Ana Jorge estima que até ao final do ano meio milhão estará vacinado
Vacina para a gripe sazonal esgotadaA partir de segunda-feira começam a ser vacinados os primeiros 54 mil portugueses contra o vírus da gripe A. A prioridade nos centros de saúde vai para dez mil grávidas no segundo ou terceiro trimestre de gestação com problemas de saúde, avançou ontem a ministra da Saúde, Ana Jorge.
O medo da pandemia, que já atingiu mais de 21 mil pacientes no País, levou a que as vacinas para a gripe sazonal esgotassem, divulgou Rosado Pinto, consultor da Direcção-Geral da Saúde.
O pediatra defende que as crianças asmáticas devem também ser medicadas com a vacina contra a gripe sazonal. A toma das duas vacinas obriga a um intervalo de um mês, só que, referiu o especialista, 'a vacina para a gripe sazonal está esgotada'. O problema para estas crianças é que poderão ficar engripadas, o que não lhes permite tomar a vacina contra a gripe A, embora estejam nos grupos prioritários.
Portugal vai vacinar até Abril de 2010 três milhões de pessoas, numa operação que custa 48 milhões de euros. As primeiras 54 mil doses chegaram ontem, e nos próximos três dias serão distribuídas por centenas de centros de saúde do Continente, Açores e Madeira.
A ministra da Saúde divulgou que novas remessas das vacinas, provenientes da Bélgica, chegarão de 15 em 15 dias. A embalagem contem dez doses, pelo que serão vacinadas dez pessoas ao mesmo tempo. Até final do ano deverão estar vacinadas meio milhão de pessoas.
As grávidas com problemas de saúde são prioritárias, pelo que Ana Jorge aconselha o contacto com os médicos assistentes. Em aldeias isoladas, as grávidas nestas condições serão transportadas de ambulância para locais onde estejam a ser vacinadas mais nove pessoas.
A vacina não é obrigatória, nem os profissionais de saúde estão obrigados a assinar um termo de responsabilidade ao recusar a toma. Os indicadores mais recentes, indicou o infecciologista do Hospital Egas Moniz, Kamal Mansinho, revelam um valor baixo de profissionais de saúde interessados em tomar a vacina: apenas 35 por cento toma a vacina contra a gripe sazonal.
A ministra Ana Jorge precisou ontem que das 54 mil doses a serem aplicadas nos próximos 15 dias, 14 mil se destinam aos profissionais da área da saúde.
Os enfermeiros que irão administrar as vacinas estão entre os prioritários. A ministra acrescentou que cada hospital terá entre vinte a trinta profissionais prontos para vacinar.
Também em sectores-chave para a economia e a vida no País, como gás, água ou electricidade, há trinta mil doses disponíveis.
MINISTRA AINDA NÃO SABE SE VAI SER VACINADA
Entre as 54 mil portugueses que irão receber a a primeira toma da vacina a partir de segunda-feira figuram os titulares de órgãos de soberania e membros do Governo. Contudo, a ministra da Saúde ainda não sabe se será vacinada.
'Enquanto pediatra não integroo grupo prioritário, nem possuo nenhuma doença de risco. Como ministra da Saúde logo se vê na segunda-feira', referiu a governante, deixando em aberto se será titular da Saúde no próximo Governo.
VACINA ENVOLVE ACÇÃO SECRETA NA VACINAÇÃO
A acção que visa vacinar os portugueses contra a gripe A obriga a que a operação logística seja confidencial, apurou o CM. Assim, não é divulgada a rota nem os camiões que transportam as vacinas desde a Bélgica até ao nosso país. Nesta acção também não são conhecidos os armazéns onde estarão guardados as milhares de vacinas. Depois da entrega, ontem, da primeira remessa, na área da Grande lisboa, hoje as vacinas começam a ser entregues nas diferentes administrações regionais para posterior distribuição pelos centros de saúde.
INFECTADAS QUATRO ENFERMEIRAS E UMA DOENTE
Quatro enfermeiras e uma doente do Hospital dos Covões, em Coimbra, estão infectadas com o vírus da gripe A, confirmou fonte hospitalar. O primeiro caso foi identificado no sábado, quando uma doente do Serviço de Cirurgia começou a apresentar sintomas. No mesmo dia uma enfermeira desse serviço ficou doente e passados dois dias confirmaram-se mais dois casos. Ontem, surgiu o último caso. Para evitar novos contágios, o Hospital decidiu não aceitar novas doentes para o serviço de Cirurgia.
ESCOLA NA COSTA SUSPENDE AULAS DE UMA TURMA
A Escola Básica 2/3 da Costa de Caparica, Almada, suspendeu as aulas de uma turma depois de terem sido confirmados seis casos de gripe A entre os alunos, revelou a ministra da Saúde. Dois casos foram confirmados no fim-de-semana, os restantes ontem, e há dois alunos com sintomas em observação. 'Como medida preventiva, os alunos dessa turma ficarão em casa até sexta-feira', disse a delegada de Saúde de Almada, Fátima Dias. Anabela Falcão, responsável pela Saúde Escolar no concelho, disse que a situação 'não é dramática'.
GRIPE A VISTA À LUPA
3044
Na semana de 12 a 18 de Outubro registaram-se em Portugal 3044 novos casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe A.
ESCOLHA POR RAPIDEZ
Vasco Maria, presidente do Infarmed, disse que a escolha pela vacina da GlaxoSmithKline resultou da capacidade de rápida entrega da vacina.
4
pessoas já morreram em Portugal com gripe A. Duas mortes ocorreram no Hospital de São João (Porto) e duas no Hospital Curry Cabral (Lisboa).
HÁ FALTA DE VACINAS
Nunca houve tantas crianças vacinadas no Mundo contra as várias doenças mas para a OMS há ainda 24 milhões nos países pobres sem vacinas essenciais.
21 522
é o número total de pessoas que contraíram o vírus H1N1 em Portugal e cujos casos foram confirmados pelas autoridades de saúde.
REINO UNIDO VACINA
O Reino Unido iniciou ontem a campanha de vacinação. Têm prioridade dois milhões de trabalhadores do sector da saúde.
25%
Mário Freitas, delegado de saúde da ilha de São Miguel, diz que 25% da população da ilha entre os dez e 29 anos está infectada.
RÚSSIA ESCONDE CASOS
Números oficiais falam de 807 casos de gripe A na Rússia, mas para um investigador são dez vezes mais.
João Saramago/P.G./Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar