Direcção-Geral de Saúde alerta técnicos para efeitos da vacina contra gripe A. A DGS esclarece que isto acontece com as vacinas da gripe sazonal
A Direcção-Geral da Saúde está a alertar os médicos e enfermeiros para o facto de a vacina contra a gripe A provocar resultados positivos falsos de VIH e de hepatite C. Mas os responsáveis da DGS dizem que essa possibilidade "é rara" e "que também acontece com as vacinas contra as gripes sazonais". A vacina da gripe A vai começar a ser administrada no dia 26 de Outubro entre os grupos prioritários.
"Pode acontecer que surjam resultados falsos-positivos, mas é pouco provável. Tem a ver com um estímulo imunológico que é desencadeado pela vacina e que pode provocar uma reacção positiva, mas é uma situação rara", esclarece Graça Freitas, subdirectora geral de Saúde. No caso concreto, pode acontecer que quem esteja vacinado contra a gripe A e faça um "teste genérico" do HIV e da hepatite C, venha a ter um resultado positivo. Segundo aquela especialista em saúde pública, a pessoa tem só tem que repetir o teste posteriormente.
"É uma circular interna para médicos e enfermeiros com um resumo sobre a vacina contra a gripe A. A questão dos resultados falsos-positivos é apenas um parágrafo, precisamente para os alertar para essa possibilidade e para que ajam de acordo com os procedimentos habituais. São os médicos que têm de interpretar os resultados dos testes", adianta Graça Freitas. Ou seja, em caso de dúvida repete-se a avaliação médica.
A Direcção-Geral de Saúde recorreu à informação produzida pela Agência Europeia do Medicamento (EMEA) que faz um resumo das características e composição da vacina, seus efeitos e formas de administração. Explicações e recomendações que também fez quando começou a ser administrada a vacina contra a gripe sazonal, em Setembro.
O documento irá chegar aos destinatários durante o dia de hoje. O objectivo é preparar os técnicos de saúde para a campanha de vacinação contra a gripe A, dentro de duas semanas, e que se inicia pelos grupos prioritários.
Graça Freitas sublinha que a possibilidade de falsos-positivos tanto existe para a vacina contra a gripe pandémica como para as vacinas de gripe sazonais. "A vacina que foi fabricada para a gripe pandémica é praticamente igual À da gripe sazonal, a única diferença é a estirpe do vírus, que neste caso é o H1N1 2009", explica Graça Freitas.
As vacinas da gripe incluem estirpes do vírus que se procura combater. Este é introduzido no corpo para provocar uma reacção do sistema imunológico semelhante à que aconteceria se a pessoa tivesse contraído o vírus. Este estímulo antigênico provoca uma reacção de anticorpos e que torna a pessoa imune à doença.
As primeiras vacinas contra a gripe A serão administradas aos profissionais de saúde, grávidas e obesos mórbidos.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1390252
por CÉU NEVES
Dedico este blog ao meu Transplante Pulmonar que me salvou a vida, no dia 9 de Maio de 2005 e ao meu Transplante Renal com dador vivo, no dia 25 de Março de 2015, ambos realizados no Hospital Juan Canalejo, na La Coruña, em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)
SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009
SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)
SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)
TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)
TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar
Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.
Sem comentários:
Enviar um comentário