Curry Cabral comemora milésimo transplante hepático
O centro de transplantação do Hospital Curry Cabral comemora esta sexta-feira o seu milésimo transplante hepático, com dois dias de jornadas em que participam especialistas e doentes, que irão partilhar o seu testemunho, noticia a agência Lusa.As jornadas decorrem até sábado na Fundação Calouste Gulbenkian e reúnem personalidades nacionais e estrangeiras ligadas à Saúde.Contactado pela Lusa para comentar a comemoração, Manuel Delgado manifestou "orgulho" nos mil transplantes hepáticos realizados pela unidade, que a colocam como referência na Europa.As explicações para o sucesso assentam em duas razões, segundo o responsável: "liderança e motivação" e as remunerações atribuídas aos profissionais.O responsável elogiou a "personalidade do doutor Eduardo Barroso (responsável pelo centro de transplantação), que consegue mobilizar as pessoas para o projecto, fazer transplantes e atender pacientes e a equipa, a qualquer hora do dia ou da noite".A segunda razão relaciona-se com o modelo de pagamento de incentivos, já que por cada transplante realizado, os profissionais são remunerados.O Curry Cabral chega a fazer quatro a cinco transplantes por semana. Com disponibilidade de mais órgãos, o hospital "podia fazer mais transplantes, embora tivesse a limitação" logística do internamento.Mas o responsável afasta a hipótese de alterar a actual infra-estrutura, nomeadamente "porque os modelos e as equipas que funcionam bem num sítio podem não o fazer noutro". Os órgãos utilizados no Curry Cabral são quase sempre colhidos nos hospitais de Coimbra, Porto e São José (Lisboa), explicou Manuel Delgado, lembrando que quem faz a colheita não pode ser transplantador, por motivos éticos.
Dedico este blog ao meu Transplante Pulmonar que me salvou a vida, no dia 9 de Maio de 2005 e ao meu Transplante Renal com dador vivo, no dia 25 de Março de 2015, ambos realizados no Hospital Juan Canalejo, na La Coruña, em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)
SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009
SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)
SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)
TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)
TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar
Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.
Olá Sandra,
ResponderEliminarO meu filho foi diagnosticado com défice de Alfa 1 Antitripsina, fenotipo ZZ, com 3 meses de idade. Não sei se tem conhecimento desta patologia, mas ela também causa DPOC Deixo-lhe o link para o blog se quiser espreitar.Um beijo para si, espero que continue a correr tudo bem consigo.Alice Margaça www.martimmargaca.blogspot.com
Olá Sandra..
ResponderEliminarJá acompanho o seu blogue há algum tempo. Tem realmente uma história de vida única e cativa a forma com que fala disso e a coragem que transmite.
Eu nunca fui transplantada nem tenho casos na família mas interesso-me pelo tema e sobretudo pelas mudanças que têm ocorrido em Portugal nomeadamente em relação à posição ocupada por Portugal nas estatisticas dos transplantes.
Enquanto aluna do 12º ano estou em Área de Projecto a desenvolver um projecto na área dos transplantes cujo objectivo é sensibilizar a comunidade para esta temática e desenvolver actividades que possam ajudar alguém que tenha sido transplantado ou espera por um transplante. Peço-lhe que espreite o blogue ;)
http://doarvida.12b.blogspot.com
Beijinhos, Verónica Cabreira