quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Há serviços que já vacinaram grávidas doentes e ainda têm muitas doses (Fonte: Publico 04.11.2009)

Há serviços que já vacinaram grávidas doentes e ainda têm muitas doses
DGS deu instruções aos serviços com vacinas disponíveis para avançarem nos grupos seguintes, como as grávidas saudáveis, obesos e asmáticos Há locais onde a vacinação contra a gripe A do primeiro grupo prioritário, que inclui as grávidas com patologia, está concluída e ainda há dezenas de doses por usar. A Direcção-Geral da Saúde (DGS) deu ontem instruções para que nestes casos se avance para os grupos seguintes, como é o caso das grávidas saudáveis, obesos e doentes asmáticos. "Não podemos estar parados", diz a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.

O agrupamento de centros de saúde Douro I (distrito de Vila Real) recebeu 250 doses de vacinas para administrar a grávidas com doença e profissionais "essenciais". Não houve procura de utentes e foi o agrupamento a ir atrás das grávidas: pediram dados aos hospitais, ligaram-lhes para o telemóvel, nalguns casos até foram à procura delas a casa. Das dez identificadas, todas aceitaram ser imunizadas, informa Joaquim Baptista, presidente do conselho clínico. Restam 240 doses e aguardavam-se ontem instruções para avançar para os grupos seguintes.

Na Administração Regional de Saúde do Algarve receberam duas mil doses; até sexta-feira passada vacinaram 342 pessoas, entre profissionais de saúde, grávidas com patologia e pessoas com "funções essenciais", diz o seu director, Rui Lourenço.

No agrupamento de centros de saúde Grande Lisboa III/Lisboa Central pediram 300 doses. Até hoje terão sido vacinadas 20 grávidas doentes e também aqui se aguardavam instruções para continuar a vacinar. Almeida Gonçalves, director executivo, conta que têm dezenas de inscrições de pessoas dos grupos seguintes.

O guião da vacinação está definido mas tem que haver "flexibilidade", diz Graça Freitas. Por essa razão, a DGS enviou ontem um e-mail aos serviços a pedir que se continue "a avançar pelo grupo A" nos locais onde houver vacinas disponíveis. Até porque o camião com a nova remessa de vacinas já chegou a Portugal.

Não ao desperdício

Por "flexibilidade" entende-se também que, se um centro de saúde convocar dez grávidas e não aparecem duas, vacinam-se logo outras duas pessoas presentes, desde que façam parte dos 30 por cento da população abrangida. Isto porque cada embalagem contém dez doses que têm que ser administradas em pouco tempo. "Não se desperdiça uma única dose." Em locais onde há surtos de gripe em escolas "demos a hipótese de, pontualmente, serem vacinadas crianças com patologia". Desde quinta-feira registaram-se no concelho de Valença vários casos de sintomas gripais. O delegado de saúde local reiterou ontem que há mais de 300 casos de gripe A, embora só 32 tenham sido comprovados. Mas a hipótese de imunizar crianças saudáveis devido a focos em escolas não está a ser equacionada.

As crianças saudáveis com menos de 12 anos fazem parte do último grupo prioritário. Os EUA estão a vacinar crianças porque encomendaram doses para a toda a população; Portugal encomendou doses para 30 por cento da população e tem como objectivo "minimizar o risco de complicações em grupos vulneráveis", explica o pneumologista e consultor da DGS para a doença, Filipe Froes. Verifica-se que há muita incidência em crianças mas não são elas quem corre mais riscos de complicações. Em Portugal, das cinco mortes já registadas, uma foi de uma criança de dez anos, mas que depois da autópsia se constatou ter uma doença cardíaca.
Jornalista:Catarina Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar