O Ministério da Saúde impôs novos critérios para os testes laboratoriais ao H1N1. Com o aumento dos casos de gripe A, os testes clínicos à doença serão restringidos aos doentes internados, às grávidas, às crianças com menos de 12 meses, aos casos suspeitos de resistência aos anti-virais e aos profissionais de saúde, avança a TSF.A responsável da Unidade de Referência e Vigilância Epidemiológica do departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde explicou à TSF que a decisão foi publicada esta quarta-feira. Cristina Furtado sublinhou que a medida visa acelerar a resposta aos casos de doentes com maior risco de complicações."O diagnóstico laboratorial a partir de agora fica confinado aos doentes internados, às grávidas, às crianças com menos de 12 meses, aos casos suspeitos de resistência aos anti-virais, aos profissionais de saúde doentes que contactem, no âmbito da saúde ocupacional, directamente com doentes, e obviamente para a investigação de surtos", esclareceu Cristina Furtado, em declarações à TSF.Segundo a responsável, num momento em que "é assumido que a gripe está espalhada na comunidade", optou-se por outro tipo de estratégica de saúde pública. A prioridade passa agora por tratar os doentes, e principalmente por vigiar os casos de pessoas que possam ter mais complicações, considera."Antigamente convinha-nos conter a epidemia, por isso convinha-nos fazer a todos os doentes, para saber como é que estava a cadeia de transmissão. Nesta fase de mitigação, já não se justifica fazer a todos os doentes porque temos que investir no tratamento", acentuou Cristina Furtado.
Dedico este blog ao meu Transplante Pulmonar que me salvou a vida, no dia 9 de Maio de 2005 e ao meu Transplante Renal com dador vivo, no dia 25 de Março de 2015, ambos realizados no Hospital Juan Canalejo, na La Coruña, em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)
SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009
SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)
SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)
TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)
TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar
Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.
Sem comentários:
Enviar um comentário