quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pico da gripe no Natal (COM VÍDEOS) (Fonte: CM 12.11.2009)



Portugal já entrou na fase de aceleração da infecção
Pico da gripe no Natal (COM VÍDEOS)
O pico da infecção pelo vírus da gripe A deverá acontecer em Dezembro. Uma consequência da entrada de Portugal na fase de aceleração da pandemia, conforme revelou Francisco George, director-geral da Saúde. A explicação foi dada na Unidade de Saúde de São João do Estoril, local onde o primeiro-ministro e a ministra da Saúde foram vacinados contra a gripe A.


'O pico acontece quando há noção de que vamos começar a descer. Não estamos em condições de dizer quando chegaremos ao cume, mas podemos dizer que estamos no início da actividade gripal que representa sinais de aceleração', explicou Francisco George, acrescentando que tudo aponta para meados de Dezembro: 'Não antecipamos os cenários para as próximas semanas pois são alterados em função da vacinação. Pode acontecer em Dezembro.'
Certa está a antecipação deste cenário, de forma a que os serviços de saúde se adaptem à maior procura. 'O cume será antecipado com segurança duas a três semanas antes, para os próprios serviços se reorganizarem. Desta forma evitaremos problemas de atendimento, sobretudo para os doentes que não têm gripe', referiu.

De forma a minimizar os efeitos dessa maior procura, a ministra Ana Jorge revelou o 'reforço e articulação dos serviços em função desse aumento'. Caso seja mesmo necessário, Ana Jorge confirmou estar prevista a chamada de médicos já reformados: 'Iremos fazê-lo só para esta excepção.'

Na Unidade de Saúde de São João do Estoril, Ana Jorge realçou também 'o aumento progressivo da adesão dos profissionais de saúde à vacinação'. A ministra aproveitou a ocasião da sua própria imunização para demonstrar que a vacina para a gripe A é segura. 'A vacinação é importante. Eu e o primeiro-ministro estamos aqui como exemplo aos portugueses, para que percebam que é seguro fazer a vacinação.'

José Sócrates, vacinado após Ana Jorge, recomendou aos portugueses que sigam o exemplo: 'Espero que façam o mesmo, para não sermos agentes de propagação de uma epidemia que pode ser controlada'.

TODAS AS CRIANÇAS SERÃO VACINADAS

A ministra Ana Jorge revelou ontem que o programa de vacinação será alargado a todas as crianças em idade escolar. Para isso, aguarda-se apenas a decisão da Agência Europeia do Medicamento sobre a necessidade de a imunização à gripe A ser feita em apenas uma dose. 'Se for só uma dose, vamos partir para a vacinação em massa das crianças em idade escolar, conforme a disponibilidade da vacina. Primeiro serão todas as crianças sem patologias até aos cinco anos e depois as crianças até aos 12', esclareceu. Até que a decisão da Agência Europeia do Medicamento seja conhecida – o que deverá acontecer na próxima semana –, as pessoas que já levaram a primeira dose vão aguardar o período mínimo de três semanas.

GRIPE A VISTA À LUPA

1694

crianças recorreram à Urgência Pediátrica do Hospital de Santo André, em Leiria, entre 31 de Outubro e 9 de Novembro. Isto significa mais 562 casos do que no mesmo período de 2008.

ESCOLAS INFECTADAS

A actividade gripal centra-se ainda em ambiente escolar. O relatório semanal do Ministério da Saúde dá conta da existência de 14 111 casos de gripe só na última semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar