segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Testemunho de um Transplantado Pulmonar - Filomena Carvalho


Filomena Carvalho com 48 anos tinha uma fibrose pulmonar e foi enviada pelo hospital de S. Marcos de Braga, pelo Dr. João Cunha, para o Hospital J. Canalejo na La Corunha.

Esteve cerca de um ano a viver na Corunha: Chegada a 28 Outubro 2007; Entrada em Lista de Espera em 18 Dezembro de 2007; Transplante a 14 de Setembro de 2008 e a Alta Hospitalar foi em 19 Dezembro 2008.

Já voltou a Portugal e, neste momento, as revisões estão ser feitas de 2 em 2 meses, deslocando-se entre os 2 países numa ambulância da Cruz Vermelha.

Tem uma filha de 17 anos que, tal como todos os filhos vitimas destas situações, sofreu muito - "Ficou em casa de uma tia, teve um problema de tiróide e não passou o ano. Só agora está cada vez mais tranquila ao ver as milhas melhoras graças ao Transplante Pulmonar" - conta Filomena.

Casada há 18 anos, é o seu marido - Alfredo Parente - de 43 anos que a acompanha nestas viagens para as revisões médicas.

Recorda como ficou a oxigénio no ano de 2005, sem baixa por doença e em cadeira de rodas - "São momentos muito duros" - "desabafa - "Cheguei a pagar 300€/mês para ter direito ao oxigénio liquido (1*ver nota em rodapé) - "A minha outra irmã teve que se desempregar para estar comigo enquanto aguardava pelo dia do Transplante" - "Ficámos em casa da D. Pilar - uma pessoa incrivelmente boa! É ela que recebe quase todos os portugueses quando já não podem esperar pelo Transplante no Hotel de Pacientes (2*ver nota em rodapé).

Muitos portugueses optam pela conhecida "casa da D. Pilar" - comenta Filomena - "Onde se sentem muito apoiados e quase em família" - "Neste momento estão 5 portugueses em casa da D. Pilar e respectivos acompanhantes".

Aproveito para vos dizer que também conheço a D. Pilar e que farei também uma mini-reportagem sobre esta fantástica mulher - uma pessoa com uma experiência de vida também única e com a qual todos temos muito a aprender.

NOTAS DE RODAPÉ:

Aproveito este testemunho para deixar aqui 2 alertas:


1* - O oxigénio liquido (para mochila portátil) fornecido pela Gasin e Vital Aire, só é grátis para determinados regimes de saúde; outros infelizmente têm que ser pagos.

Estive outro dia no "Dia do não fumador" e foi entregue nas mãos do Director Geral da DGS uma petição por escrito para o Governo repensar esta situação.

2* - O Hotel de Pacientes - O tempo médio permitido de permanência no hotel são 2 meses - normalmente o tempo necessário para todo o tipo de testes até se receber uma carta a dizer que formalmente está em lista de espera para o Hospital J. Canalejo e que não pode sair da Corunha até ao dia da alta médica - Após estes 2 meses é necessário procurar uma pensão, um quarto, etc que esteja perto do hospital e onde vão fornecer o oxigénio. Esta é uma situação prevista quando um paciente vai para a Corunha e o próprio hospital de origem já está devidamente informado sobre o que tem que fazer e as despesas que tem que pagar ao paciente e acompanhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar